Gui Santos: A história do mais novo Brasileiro da NBA
No dia 23/06/2022, no Barclays Center, tivemos a confirmação de que teríamos mais um representante brasileiro na NBA. Gui Santos, que atuava na NBB defendendo o time do Minas Tênis Clube, foi selecionado na 55° posição pelo Golden State Warriors, atual campeão da liga. Guilherme Carvalho dos Santos, de 20 anos (22/06/2002), ou apenas Gui Santos, já era um dos destaques aqui na NBB, e suas características de jogo eram muito bem vistas pelos olheiros e scouts da NBA. O problema é que a concorrência do Draft é muito alta, e a prova disso é que nem mesmo o Brasileiro esperava ser selecionado, com uma história engraçada sobre a sua escolha. Passando da 45° escolha, Gui já não tinha muita esperança de ser escolhido. Desligou a TV e já estava se preparando para dormir quando recebeu uma ligação de seu empresário muito feliz e empolgado: “Liga a TV agora! Conseguimos!”. A reação de Guilherme foi de não acreditar: “Não brinca comigo não cara”. Mas quando ligou a TV, viu seu nome na 55° escolha, que pertencia ao Golden State Warriors. Guilherme também descreveu a sua escolha como um sonho de toda a família realizado, visto que Gui é filho de dois ex-jogadores de basquete. E para tornar o momento ainda mais especial, a escolha foi realizada apenas um dia após o seu aniversário.
Guilherme se tornou o 16° Brasileiro a ser selecionado pelas franquias da NBA, e poderá dividir as quadras com os outros dois brasileiros em atividade, que são Raul Neto, do Washington Wizards, e Didi Louzada, agora no Portland Trail Blazers.
Preparação para o Draft
Por mais que Gui Santos seja um jogador bastante habilidoso e um dos destaques do Novo Basquete Brasil, o processo para entrar na NBA é muito disputado e complicado. Gui teve um trabalho de preparação bastante extenso e bem feito, incluindo treinos com Dez franquias da NBA, sendo uma delas o Golden State Warriors, que acabou selecionando o atleta. As outras franquias em que o Brasileiro treinou foram: Orlando Magic, Boston Celtics, Charlotte Hornets, Portland Trail Blazers, Los Angeles Clippers, Phoenix Suns, Sacramento Kings, Cleveland Cavaliers e Houston Rockets. Guilherme declarou em entrevistas que foi o período em que treinou mais forte em sua carreira, e também contou com o apoio de Leandrinho, um dos jogadores brasileiros que mais obteve sucesso na NBA e que trabalha justamente no Golden State Warriors.
Carreira no Brasil
Gui Santos chegou ao Minas Tênis Clube em 2018, quando tinha apenas 15 anos. Antes do Minas, passou por campeonatos de desenvolvimento e algumas outras competições. O Início da sua passagem pelo Minas não foi de tanto brilho, mas a partir da temporada 20/21, Gui começou a se destacar muito. Suas atuações garantiram ao jovem jogador os prêmios de “Destaque jovem do NBB” e o prêmio de “Jogador de maior Evolução do NBB”. Suas boas atuações também garantiram ao jogador algumas convocações para a seleção brasileira de basquete.
Na última temporada que disputou pelo Minas, Gui foi fundamental para a conquista da Copa Super 8, que representou o primeiro título nacional do Minas. No NBB, teve médias de mais ou menos 10 pontos por jogo, 5 rebotes e 2 assistências.
Summer League
Após as escolhas do Draft da NBA já é disputada a primeira competição com os novos jogadores da liga, a Summer League. Gui Santos já está atuando na liga de desenvolvimento, e seus primeiros jogos foram muito bons e promissores. Em sua primeira partida, disputada contra o Sacramento Kings, Gui foi o cestinha e melhor jogador da equipe, mesmo terminando o jogo com derrota. Gui Santos terminou a partida com 23 Pontos em apenas 25 minutos. Além de 6 rebotes, 1 assistência e 3 roubadas de bola. Sua atuação excelente no primeiro jogo chamou a atenção dos torcedores do Golden State e também gerou uma certa expectativa do que o jogador poderá apresentar na NBA. Na segunda partida da Summer League, Gui não teve tanto destaque e terminou a partida com 7 pontos, mas voltou a atuar muito bem na terceira partida contra o Miami Heat, quando conseguiu 12 pontos e 5 assistências, que mostraram muito bem as habilidades de passe do jogador, que é algo muito valorizado na franquia da califórnia, que tem um jogo muito pautado em jogadas criadas com trabalho e assistências.
Gui deve seguir disputando a Summer League, que agora irá para Las Vegas. A próxima partida é contra o New York Knicks.
Expectativa para a temporada
Infelizmente o caminho até se tornar titular de uma franquia como o Golden State Warriors não é simples. Gui Santos terá de trabalhar muito até conquistar uma vaga na rotação da franquia, mas teve um bom início na liga de desenvolvimento. Ainda não conseguimos dizer com propriedade se o jogador será utilizado logo na primeira temporada ou se será enviado por empréstimo para uma equipe de desenvolvimento, mas esperamos que Gui consiga ter a melhor sequência possível na carreira, chamando cada vez mais atenção para os atletas brasileiros que sonham em entrar na NBA assim como o jovem conseguiu.
CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO NOSSO BLOG
- Como os times brasileiros se preparam para fazer ofertas
- Revista Exame critica atraso na regulamentação das apostas esportivas no Brasil
Escrito por Miguel Tureck