Casa do Apostador Carregando...
Atual campeão da NFL
ter 08 fev/22

Atual campeão da NFL


Opinião: Brasileiros na NBA – Qual foi o melhor brasileiro que já atuou na maior liga de basquete do mundo?

Ao longo de toda a história da NBA, tivemos aproximadamente 20 atletas que representaram o Brasil na maior liga de basquete do mundo. Alguns com protagonismo e conquistas e outros apenas como coadjuvantes. É bastante aceito entre os fãs de basquete que os melhores brasileiros que passaram pela NBA foram: Tiago Splitter, Leandrinho, Nenê Hilário e Anderson Varejão. Porém, qual desses é o melhor jogador? Vamos analisar as carreiras dos jogadores e deixarei aqui a minha opinião de qual acredito ser o melhor brasileiro que já passou pela NBA. 

Permanência na Liga

É bastante evidente que um jogador que fica muitos anos atuando profissionalmente na liga precisa ter qualidade e as características necessárias para ser um jogador importante de uma franquia. Nesse quesito, o vencedor é Nenê Hilário. Nenê atuou na liga por 17 anos consecutivos e participou de mais de 950 partidas nesse período, atuando por três equipes diferentes. Leandrinho jogou aproximadamente 100 partidas a menos, com 850 jogos de NBA, mas teve um período em que deixou a liga por falta de espaço e foi atrás de mais minutos fora da NBA. Seguido deles temos Varejão, que atuou na liga por volta de 13 anos consecutivos e Splitter é o jogador que menos atuou na liga, jogando por volta de 7 anos. 

Conquistas individuais

Nesse quesito, quem leva vantagem é Leandrinho. Leandrinho tem dois títulos muito importantes em sua trajetória, quando foi eleito o sexto homem da temporada 2006/07 atuando pelo Phoenix Suns e campeão da NBA na temporada 2014/15 atuando pelo Golden State Warriors. 

Assim como Leandrinho, Splitter também foi campeão da liga. Splitter fazia parte da rotação do San Antonio Spurs que foi campeão da Liga na temporada 2013/14, aquele Spurs que contava com Tim Duncan e Kawhi Leonard. 

Nenê Hilário só teve uma conquista na NBA, que foi sua seleção para o time de novatos da NBA na temporada 2002/03, mas depois disso o brasileiro não recebeu nenhuma premiação individual.

Varejão, por mais que tenha um anel de campeão da NBA fornecido pelo Golden State Warriors, não é oficialmente campeão pois não participou de nenhuma partida dos playoffs do ano em que a equipe se sagrou a vencedora. 

Números na Liga

Em números absolutos a competição fica bastante acirrada entre Leandrinho e Nenê, mas a comparação entre os dois não é exatamente justa pois as posições que os jogadores atuavam são bastante diferentes. De qualquer forma, os números entre os dois são muito equilibrados e é justo dizer que nenhum dos dois tem estatísticas excepcionais e que trariam vantagem para uma comparação como essa que estou fazendo. Empate técnico entre Nenê e Leandrinho nesse quesito. 

Conclusão

Analisando esses fatores e estatísticas, é bastante evidente que a disputa de quem é o melhor jogador brasileiro na história da NBA fica entre Nenê Hilário e Leandrinho. Os dois foram os jogadores que atuaram mais tempo na liga e tiveram a maior quantidade de jogos.

Então, qual é a minha resposta para essa pergunta? Quem eu considero o melhor atleta brasileiro da história da NBA? A minha resposta é: Nenê Hilário. 

Apesar de toda a linda história de Leandrinho na liga e suas conquistas individuais, Nenê foi de longe o atleta brasileiro mais constante que já disputou a NBA. Foram 17 anos atuando na maioria deles como um jogador importante para as franquias as quais defendeu e sempre com contratos com bom salário e duração. Leandrinho teve um período em que realmente se destacou muito na liga, mas após deixar a liga pela primeira vez em 2013, após o seu retorno Leandrinho sofreu para se encaixar em algum time e teve que ir atrás de contratos mínimos e pouco tempo de jogo para seguir na liga, algo que Nenê nunca teve de passar. As conquistas individuais de Leandrinho são sim maiores, mas Nenê apresentou uma constância absurda e merece todos os créditos por isso. 

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!