Quais as sanções da FIFA sobre a confederação russa de futebol? - Casa do Apostador
Casa do Apostador Carregando...
Quais as sanções da FIFA sobre a confederação russa de futebol?
qua 16 mar/22

Quais as sanções da FIFA sobre a confederação russa de futebol?


Quem vem acompanhando os noticiários, deve ter acompanhado a escalada russa na invasão à Ucrânia, onde contou, inclusive, com um certo auxílio de Belarus, país fronteiriço ao norte do território ucraniano.

Depois de algum tempo com movimentações suspeitas perto da fronteira entre os dois países, na madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, as tropas de Putin iniciaram a invasão.

Após o início do conflito ente russos e ucranianos, desencadeou-se uma séria de sanções contra a Rússia e contra pessoas e empresas russas em diversos países e âmbitos, e no mundo do esporte não foi diferente.

Como o conflito na Ucrânia impacta nos esportes?

A lista de sanções econômicas à Rússia é grande, russos com seu dinheiro e bens bloqueados em alguns países, limitação de exportações, importações e diversos outros artifícios foram usados, principalmente pelo Ocidente. Tudo isso visando pressionar Putin a desistir do conflito, mesmo que isso cause impacto ao próprios países e empresas que estão impondo estas restrições.

Além destas questões, no esporte também teve diversos impactos de adiamentos, cancelamentos e exclusões, impactando tanto modalidades quanto atletas russos.

A Fórmula-1 é um exemplo, onde o Grande Prêmio da Rússia de 2022 foi cancelado e não ocorrerá nesta temporada, além do piloto russo da Hass, Nikita Mazepin, que não poderá competir neste ano na F1.

Já o Comitê Olímpico Internacional, recomendou que fosse feita a exclusão de atletas, tanto russos quando de Belarus, isso para todos os torneios e competições internacionais com organização realizada por entidades esportivas vinculadas ao COI.

Qual impacto das sanções à Rússia no futebol?

A lista de impactos causados ao futebol é extensa, indo desde a questões econômicas, como perda de patrocínios, limitação de disputa de times e seleções em competições internacionais, contratos com jogadores estrangeiros que foram suspensos, entre vários outros.

Estes impactos poderão comprometer resultados esportivos tanto os atuais como os resultados dos próximos anos, não só de equipes e atletas russos, mas de todos que de alguma forma estão relacionados.

Alguns destes impactos já estão sendo sentidos em diversas equipes, principalmente naqueles que já tiveram questões financeiras, como o Chelsea, que não poderá transferir ou renovar contratos de jogadores, nem vender ingressos.

Quais sanções da FIFA sobre a Rússia?

A Federação Internacional de Futebol, FIFA, optou por excluir a seleção russa da repescagem para a Copa do Mundo de 2022, logo após pressão de das federações da Polônia e da Suécia. Inicialmente a proposta era apenas que os jogos eliminatórios da chave B da repescagem europeia não fossem realizados em solo russo. Após uma certa pressão, a eliminação foi definitiva e a seleção polonesa garantiu a classificação para a próxima fase, decidindo a vaga contra o vencedor de Suécia contra a República Tcheca. Já o jogo da Ucrânia contra a Escócia, por enquanto segue adiado.

No âmbito geral, nenhuma competição internacional poderá ocorrer em território russo, sendo no máximo em campo neutro e sem torcida, trazendo prejuízo para as equipes.

Quais sanções da UEFA sobre a Rússia?

Além da Rússia estar fora da Copa do Mundo do Catar, a UEFA decidiu que a final da Liga dos Campeões que estava prevista para ser realizada em São Petersburgo, no noroeste russo, será realizada no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio de 2022.

A equipe do Spartak Moscou foi eliminado da Liga Europa, onde enfrentaria a equipe alemã RasenBallsport Leipzig pelas oitavas de final. A equipe russa deve recorrer desta decisão, visto que a partida ocorreria apenas em abril.

A participação da seleção feminina na Eurocopa também não ocorrerá, visto que as seleções russas por enquanto estão banidas das competições.

Quais resultados no esporte do conflito entre a Ucrânia e Rússia devemos esperar?

Todos esperam que o conflito termine logo, de preferência com uma solução diplomática e que tenha o mínimo de impactos possível.

Não é possível termos uma previsão de quanto tempo durará, nem os impactos que isso irá gerar e muito mesmo a forma que isso será solucionado, mas é claro que quando mais tempo durar, pior pode ser o cenário que teremos.

Alguns clubes e atletas que já foram impactados e algumas situações não ser resolverão com o simples fim do conflito, no máximo serão amenizadas.

Alguns jogadores tiveram que abandonar seus clubes, como os que atuavam na Ucrânia e alguns que disputavam em equipes russas foram emprestados para outras equipes ou tiveram ajustes em seus contratos. É fato dizer que mudou muito o que estava nos planos de muitos atletas, alguns com sonho de carreira na Europa, como disputar uma Champions League.

Por enquanto, o jeito é esperar logo o fim deste conflito e que os impactos gerados sejam reduzidos e amenizados quanto antes.

Conteúdo gratuito sobre apostas esportivas

NBA All Star Game

As maiores promessas do UFC

Escrito por Paulina Costa

Deixe seu comentário

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!