Os maiores pontuadores das história dos playoffs
A pós-temporada da NBA é o momento mais esperado de toda a competição. É o momento onde os grandes jogadores entregam tudo que podem em quadra e protagonizam os momentos mais marcantes da história do esporte. Na lista de hoje, confira quais são os 10 jogadores com mais pontos na história dos playoffs da NBA.
10° – Tony Parker – 4.045 pontos
Tony Parker, lenda do San Antonio Spurs, é o segundo armador com mais pontos nos playoffs. Em 18 temporadas na NBA, ele só ficou de fora dos playoffs uma vez, quando ainda estava no Charlotte Hornets. Parker conquistou quatro títulos e teve sua melhor campanha em 2006/2007, quando levou o título e foi premiado como MVP das finais. Parker era um armador clássico de muita habilidade, e marcou sua época.
9° – Jerry West – 4.457 pontos
Jerry West, jogador que ilustra a logo da NBA, é o armador com mais pontos na história dos playoffs. Ele marcou 4.457 pontos em 153 jogos, todos pelo Lakers. West teve 13 participações nos playoffs e foi uma das principais estrelas da época. Apesar de ter atingido média de 40,6 pontos nos playoffs de 1965, os Lakers perderam para o Boston Celtics na final. Ele conquistou seu único título em 1972 e também é o único jogador a vencer um prêmio de MVP das finais mesmo com seu time sendo derrotado.
8° – Kevin Durant – 4.559 pontos
Kevin Durant, um dos jogadores ainda em atividade da lista, é conhecido por sua habilidade como pontuador desde que entrou na NBA. Ele participou dos playoffs em 11 temporadas, fazendo 155 jogos como titular. Durant teve destaque principalmente no Golden State Warriors, onde conquistou dois títulos e foi MVP das finais nas duas situações. Sua melhor temporada como pontuador nos playoffs foi em 2019, quando teve média de 32,3 pontos por partida.
7° – Karl Malone – 4.761 pontos
Karl Malone é o maior pontuador da história dos playoffs sem um título. Ele jogou por 19 temporadas, incluindo uma passagem pelos Lakers, mas nunca conseguiu conquistar o anel. Malone anotou 4.761 pontos em 193 partidas. Embora tenha disputado uma final com o Lakers em sua última temporada, seu maior destaque foi com o Utah Jazz, onde é considerado um ídolo ao lado de John Stockton. Juntos, chegaram a duas finais, mas foram derrotados pelo Chicago Bulls de Michael Jordan.
6° – Tim Duncan – 5.172 pontos
Tim Duncan é o maior ídolo da história do Spurs e conquistou seu primeiro título logo em sua segunda temporada na NBA. Ele foi premiado como MVP das finais quando ainda tinha apenas 22 anos. Ao longo de sua carreira nos playoffs, foram 251 jogos e 5.172 pontos. Duncan venceu mais quatro títulos e recebeu outros dois prêmios de MVP das finais. Sua melhor campanha nos playoffs foi em 2003, quando teve médias de 24,7 pontos e 15,4 rebotes por jogo.
5° – Shaquille O’Neal – 5.250 pontos
Shaquille O’Neal, um dos jogadores mais dominantes da história da NBA, também deixou suas marcas nos playoffs. Em 216 jogos, anotou 5.250 pontos jogando por Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. Seu destaque principal foi pelo Lakers, onde conquistou três títulos e foi MVP das finais em todas essas ocasiões. Sua melhor pós-temporada foi durante seu primeiro título de NBA, quando teve média de 30,7 pontos nos playoffs.
4° – Kobe Bryant – 5.640 pontos
Seguindo na onda dos Lakers: Kobe Bryant. Bryant disputou 220 jogos nos playoffs, marcando 5.640 pontos. Ele conquistou três títulos ainda junto com Shaq e mais dois por conta própria, além de receber dois prêmios de MVP das finais. Sua última aparição nos playoffs foi em 2012, aos 33 anos, com uma média de 30 pontos.
3° – Kareem Abdul-Jabbar – 5.762 pontos
Kareem Abdul-Jabbar, até pouco tempo atrás o maior pontuador da história da NBA, também se destacou nos playoffs. Em 237 jogos, anotou 5.762 pontos. Ele é principalmente lembrado como um ídolo dos Lakers, com cinco títulos conquistados e média de 22,6 pontos ao longo de 13 temporadas nos playoffs.
2° – Michael Jordan – 5.978 pontos
Considerado o maior jogador da história, Michael Jordan com certeza seria um dos líderes da lista. Jogando exclusivamente pelo Chicago Bulls em 13 temporadas de playoffs, ele acumulou uma média impressionante de 33,4 pontos em 179 jogos. Jordan teve várias atuações memoráveis, incluindo uma partida em que anotou 63 pontos. Ele conquistou seis títulos pelo Bulls durante a década de 90, sendo o MVP das finais em todas as ocasiões.
1° – LeBron James – 7.631 pontos
O Papai LeBron é o líder absoluto de pontos nos playoffs da NBA, com incríveis 7.631 pontos em 266 jogos. Sua principal aparição nos playoffs foi em 2016, comandando a virada histórica dos Cavaliers para cima do Golden State Warriors. LeBron conquistou títulos com o Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers, e continua em busca de mais um triunfo nesta temporada.
Jogadores como LeBron James e Kevin Durant ainda estão em atividade, e por isso ainda vão crescer seus números nessa estatística.
Escrito por Miguel Tureck