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seg 26 maio/25

CPI das Bets: táticas de viralização e convites a influencers causaram desgaste


Nas últimas semanas, a CPI das Bets focou em depoimentos de influenciadores digitais, com milhões de visualizações e de seguidores nas redes sociais. Na mesma esteira, senadores integrantes da CPI utilizaram a prática de cortes rápidos para viralizar e engajar.

A comissão já ouviu 20 convidados e ganhou mais visibilidade nas redes sociais após ouvir a influenciadora Virginia Fonseca no último dia 13. Ao todo, foram mais de 1,3 milhão de visualizações na transmissão oficial do depoimento da influenciadora, que durou mais de três horas.

Circense

A CPI das Bets acabou virando palco para os influencers, mas com poucos resultados práticos para o Legislativo. Alguns membros se apropriaram da sessão para ganhar repercussão nacional”, afirma o cientista político, Murilo Medeiros.

Medeiros destaca que a CPI é uma plataforma valiosa para discursos midiáticos e impactantes, o que por sua vez pode ampliar a notoriedade de parlamentares de “baixo clero” e ajudar na “tração eleitoral do político”.

O especialista também aponta que o discurso “político-teatral” de parlamentares durante a CPI pode atrapalhar o desfecho dos trabalhos de várias formas, comprometendo tanto a eficiência da investigação quanto sua credibilidade pública.

A atuação dos parlamentares também não agradou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo o vice-líder do governo na Casa, Jorge Kajuru (PSB-GO), Alcolumbre demonstrou em encontro com os líderes do partidos irritação com as reuniões da comissão.

Para Medeiros, o posicionamento do presidente do Senado é “justo”, tendo em vista que a “repercussão com os influenciadores ofusque a pauta legislativa, inclusive a do plenário”.

Essas atitudes possibilitam que os usuários das redes sociais tenham uma visão distorcida do que é o parlamento. Traz uma perspectiva rebaixada, causada pela falta de impessoalidade dos representantes”, afirma o cientista político.

Receita para viralização

Para Lilian Carvalho, doutora em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os convites a influenciadores são apenas parte do motivo para a alta visibilidade da CPI das Bets.

No Brasil, somente o site das bets possuem em média 1 bilhão de visitas por mês. Ou seja, existem muitas pessoas ou apostando ou pelo menos curiosas sobre estes sites”, analisa Lilian Carvalho.

De acordo com a especialista, no entanto, a junção destes fatores com os chamados “cortes rápidos” para as redes sociais é uma “receita para viralização”.

O céu é o limite para este impacto. Memes e cortes podem ser traduzidos em qualquer língua facilmente, então não há limite para os quatro cantos do mundo”, analisa Carvalho.

Para a especialista, a aproximação entre parlamentares e influenciadores digitais, especialmente no contexto da CPI das Bets, é uma dinâmica que faz parte da política contemporânea e que tem nas redes sociais um novo local de debate.

Esse fenômeno reflete a transformação do debate público e da mobilização social, impulsionada pelas redes sociais e pelo papel estratégico dos influenciadores na formação de opinião e no engajamento de diferentes públicos”, analisa Carvalho.

Antes da “selfie”, o senador elogiou o plano de “pré-treino” da influenciadora, pediu que ela parasse de divulgar bets e que mandasse um abraço para a sua esposa e filha. “Se tocar seu coração, como cristão, acaba com isso, não faz mais esse tipo de propaganda”, afirmou o senador.

A cena viralizou nas redes sociais e foi alvo de críticas pelo presidente da CPI, senador Dr. Hiran (PP-RR), que afirmou que não deixaria que a sessão virasse um “circo”.

Na terça-feira passada, eu não fui político no momento, eu fui pai. No momento em que eu sentei aqui e vi a que estava aqui, a Virginia, minha filha me pediu para poder fazer um vídeo, para poder mandar um vídeo para ela, e eu me levantei aqui. Não era o local, não era o momento”, disse.

Fonte: G1

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