Globo divulga pesquisa inédita sobre perfil e hábitos dos apostadores
Em evento fechado para executivos de mais de 30 bets que atuam no Brasil e outros convidados do setor, o Grupo Globo apresentou a Pesquisa Bets 2025, um estudo exclusivo que traça o perfil do público apostador no Brasil e revela insights sobre comportamento de consumo, engajamento com mídias e preferências. O levantamento foi realizado junto a apostadores em diferentes regiões, permitindo um mapeamento detalhado do mercado que mais cresce no país.
Em parceria com a Offerwise, o estudo quantitativo online “Sales Excellence Insights | Pesquisa “Bets 2025: o mercado de apostas esportivas no Brasil” foi realizada em maio passado, com target de homens e mulheres brasileiros maiores de 18 anos. A mostra contou com 1.000 entrevistas (59% de apostadores e 41% de não apostadores) e se divide em 5 conteúdos:
1. O apostador brasileiro e sua jornada
2. Jogo Responsável
3. O não apostador
4. Marcas x Mídia
5. Visão Globo para as marcas
O objetivo do Grupo Globo foi entender o atual cenário do mercado de apostas esportivas no Brasil após a regulamentação, identificando oportunidades e desafios para as marcas frente ao público com perfil apostador e também não apostador, além de mapear suas relações com os diferentes meios de comunicação.
O evento “Globo Betting Insights” foi fechado apenas para executivos de contas, heads e diretores de marketing de casas de apostas que anunciam com as soluções do Grupo Globo, além de agências, entidades representativas do setor e convidados especiais ligados à indústria do jogo no Brasil.
Entre as empresas presentes estavam: Alfabet, Ampfy, Aposta Ganha, Bet da Sorte, Bet.Bet, bet365, Betano, Betfast, Betfair, Betnacional, Betsson, Betsul, Betvip, Casa de Apostas, Clever, Donald Bet, Esportes da Sorte, EstrelaBet, H2Bet, Hiberbet, KTO, IBJR, Lovely, MMABet, Novibet, Pixbet, PlayUzo, Rivalo, Sportingbet, Stake, Superbet e Vbet.
Além da apresentação da pesquisa de público, o encontro também abordou conceitos sobre temas sensíveis como jogo responsável e promoveu a troca de experiências entre profissionais do setor. O evento mostrou que o mercado está amadurecendo, mas também reforçou a importância de responsabilidade, transparência e experiência segura para o jogador.
Alguns dos principais resultados da pesquisa da Globo
Perfil do apostador no Brasil
Regiões:
-Sudeste (48%)
-Nordeste (23%)
-Sul (18%)
-Norte (6%)
-Centro-Oeste (6%)
Classe social:
-A (9%)
-B (27%)
-C (45%)
-D/E (19%)
Perfil do apostador:
-Conservador (45%)
-Moderado (49%)
-Engajado (6%)
Percepção das apostas esportivas pelos apostadores:
-Entretenimento (51%)
-Jogos de azar (19%)
-Esporte (10%)
-Fonte de renda complementar (10%)
-Forma de investir o dinheiro (9%)
Reforçar o caráter recreativo das apostas é fundamental. Há espaço para educar sobre os iscos e limites, além de promover práticas mais transparentes e conscientes.
Motivação para apostar
-Por diversão (72%)
-Para complementar a renda mensal ou os investimentos (38%)
-Para estar conectado ou socializar com os amigos (19%)
-Para acompanhar as modalidades esportivas que gosta (18%)
-Para testar conhecimentos sobre esportes em geral (13%)
-É a principal fonte de receita (12%)
A maioria segue apostando por lazer. Renda ainda aparece como motivação para parte significativa, mas a conexão social e paixão esportiva são também elementos relevantes no comportamento do apostador.
Frequência com que aposta
-Heavy Users (diariamente ou em até 5 vezes por semana) (2025: 32%) (2024: 22%)
-Medium Users (de 1 até 3 vezes por semana) (2025: 51%) (2024: 55%)
-Light Users (de 1 até 3 vezes no mês ou menos) (2025: 17%) (2024: 23%)
A frequência de consumo cresce após a queda apresentada no ano passado. Com a implementação da regulamentação, os apostadores estão mais confiantes.
Valor investido mensalmente com apostas esportivas
-Até R$ 100 (63%)
-De R$ 101 até R$ 500 (26%)
-Entre R$ 501 e R$ 1.000 (7%)
-Acima de R$ R$ 1.001 (4%)
Perfil predominante de apostadores de baixo risco investindo até 100 reais. Leve crescimento das faixas de investimento acima de R$ 501,00.
Preferências – Tipos de apostas
-Aposta simples (58%)
-Aposta múltipla (34%)
-Dupla chance (30%)
-Ao vivo (27%)
-Aposta personalizada (BetBuilder) (17%)
* O celular é a ferramenta mais utilizada para apostar
* O pix é a forma de transferência preferida:
-Para depósito (78%)
-Para retirar o dinheiro ganho (85%)
Preferências – Tipos de mercados
-Costumam diversificar os tipos de mercado em que apostam (76%)
-Decide de acordo com as ODDs (12%)
-Aposta apenas no time que torce (8%)
-Não sabe o tipo de mercado (4%)
Time Vencedor (45%)
Resultado da partida (42%)
Primeiro a marcar (20%)
Cartões amarelos/vermelhos (18%)
Escanteios (18%)
Próximo a marcar (durante o jogo) (16%)
A jornada do apostador
Atributos considerados relevantes para as apostas esportivas online
1. Confiabilidade da marca
2. Ambiente seguro
3. Agilidade nos pagamentos
Motivos para abrir uma conta em uma casa de apostas online
-52% publicidade na TV
-47% licença no Brasil
-42% experiência de amigos
-41% Avaliações positivas de sites especializados
À publicidade é uma forte aliada no processo de construção de marca. Apostadores também valorizam empresas autorizadas, pois escolhem com base na segurança, confiança e boas experiências.
Fatores que influenciam na escolha de uma marca de apostas
-Agilidade no pagamento do ganho (59%)
-Ter diferentes métodos de pagamento das apostas (57%)
-Credibilidade da marca (57%)
-Ser homologada pelo Governo Federal (51%)
-Melhores cotações nas ODDs dos jogos (46%)
-Plataforma ser mais intuitiva e fácil de navegar (44%)
-Ter variedade de campeonatos internacionais (42%)
-Ver que a marca está na TV (29%)
Forma como escolhe os esportes para apostar
-Modalidades que gosta de assistir (43%)
-Modalidade que conhece profundamente (36%)
-Com base nas cotações e chances de ganho, independe da modalidade (29%)
-Esporte com a melhor cotação de ODDs (25%)
-Modalidade que prática (24%)
Modalidades em que costumam apostar
-Futebol masculino (76%)
-Futebol feminino (31%)
-Basquete (23%)
-Vôlei (19%)
-Poker (17%)
-MMA (15%)
Campeonatos de futebol em que mais apostam
-Brasileirão (77%)
-Copa do Brasil (61%)
-Copa Libertadores (45%)
-Champions League (40%)
-Copa Mundial FIFA (38%)
-Copa America (34%)
-Conmebol Sudamericana (33%)
Apesar da preferência pelas competições nacionais, os torneios continentais tiveram alta adesão possivelmente por envolver times brasileiros na competição.
Busca por conteúdo para realizar apostas
-Programas esportivos na TV (44%)
-Sites esportivos (ex: GE/Globoesporte, etc) (39%)
-Programas esportivos na internet (38%)
-Grupo em rede social (32%)
-Influenciado por amigos (29%)
Outros tipos de aposta que realiza
-Loteria Federal (58%)
-Crash game/Jogos online (45%) (52% são heavy users – costumam jogar diariamente ou até 5 vezes por semana / 62% costumam jogar no período da noite – entre 18h e 0h)
1. Fortune Tiger (77%)
2. Aviator (46%)
3. Gates of Olympus (35%)
4. Crash hit (32%)
5. Mines (31%)
-Cassino online (38%) (50% são medium users – 1 até 3 vezes por semana / 70% costumam jogar no período da noite – entre 18h e 0h)
1. Roleta (64%)
2. Slots (61%)
3. Poker (55%)
4. Blackjack (40%)
5. Jogos ao vivo com dealer real (34%)
-eSports (28%)
-Jogo do Bicho (25%)
Jogo Responsável
Com a regulamentação das apostas esportivas no brasil, cresce a expectativa de um mercado mais seguro, transparente e responsável, e os apostadores reconhecem a importância da regulação para promover boas práticas no setor.
-79% acreditam que a regulamentação trará maior segurança para os jogadores
-76% acreditam que com a regulamentação apenas empresas confiáveis devem continuar atuando no Brasil
-72% se sentem mais motivados a apostar agora que sabem que a atividade é legalizada
-78% dos apostadores acreditam que é muito importante falar sobre os efeitos negativos do jogo e o risco ao vício
6 em 10 apostadores reconhecem que as apostas esportivas podem ter um impacto negativo na saúde financeira dos na brasileiros e por isso estão atentos ao próprio comportamento:
-85% Já deixaram de apostar quando percebem prejuízos
-83% Tentam estabelecer limites para a frequência com que apostam
-83% Procuram limitar o valor o mensal utilizado para apostar
-61% Admitem que já apostaram para tentar recuperar perdas – COMPORTAMENTO DE RISCO
Fonte: GMB
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