Qual o desempenho das equipes que viraram SAFs nesse início de Brasileirão
Dos 20 clubes que fazem parte da Série A do Brasileirão deste ano, cinco deles são SAFs.
Grandes times que estavam em crise e fora da primeira divisão do Brasileirão estão recuperando a sua força e através da SAF voltaram para a Série A este ano.
Confira como está o desempenho desses clubes.
Bahia
No início do mês passado, após cinco meses, o Bahia se tornou, de forma oficial, um dos clubes do Grupo City, o 13º time, para ser bem exato.
Aprovada pelos sócios a venda de 90% da SAF, em dezembro de 2022, o time até então estava em período de transferência de dono e este processo só foi concluído no dia 04 de maio deste ano. Desde então a City Football Group é dono de 90% da SAF do Bahia.
No entanto, a campanha que o Bahia tem apresentado na Série A do Brasileirão tem causado preocupação nos torcedores. Das 10 rodadas disputadas até aqui, o Tricolor ganhou apenas 2, empatou 3 e perdeu 5, totalizando apenas 9 pontos e com esse resultado, luta na parte de baixo da tabela.
Uma possível explicação para a má fase do clube está em seu aproveitamento nos jogos em casa. A equipe baiana apresenta o quarto pior desempenho jogando como mandante e até o momento, o time treinado pelo técnico Renato Paiva venceu apenas um dos cinco jogos que fez em casa na Série A. Vale mencionar que esta vitória, foi, inclusive, a última do clube, que já não vence há oito jogos.
Botafogo
Anunciado como SAF oficialmente no dia 3 de março de 2022, John Textor, empresário americano que também tem participações em Lyon, Crystal Palace, no qual não é majoritário e Molenbeek, da Bélgica, detém de 90% das ações da SAF do Botafogo.
A equipe comandada por Luís Castro ocupa a primeira posição da tabela da Série A e tem um aproveitamento de 80%. Até aqui, dos dez jogos disputados foram oito vitórias e duas derrotas. Invicto em casa, o time venceu as seis partidas como mandante. Já como visitante, perdeu duas e venceu duas.
Com 24 pontos conquistados dos 30 disputados, após dez rodadas jogadas, o Botafogo tem a terceira maior pontuação de um time na história do Brasileirão na era de pontos corridos.
No entanto, com uma vantagem de apenas dois pontos à frente do segundo colocado da tabela, o Botafogo terá que se esforçar muito para continuar na liderança e voltar aos tempos de glória, já que a última conquista do clube, considerada grande, foi a do Campeonato Brasileiro de 1995, ou seja, 28 anos atrás.
Cruzeiro
A SAF do Cruzeiro teve início no fim de dezembro de 2021 e a conclusão do processo se deu no primeiro trimestre de 2022.
Atualmente, o Cruzeiro SAF, tem as suas ações divididas entre Ronaldo Fenômeno, que detém de 90% e a associação que tem 10%.
É importante mencionar que o clube mineiro é o time que mais contratou na Era SAF, totalizando até aqui 45 contratações, sendo 27 contratações no ano passado e mais 18 para esta temporada.
Diferente do que muitos previam, após ficar três anos na Série B, o retorno do Cruzeiro para a primeira divisão do futebol nacional não foi tão ruim como todos imaginavam. Ocupando, no momento, a 9ª posição da tabela, dos dez jogos disputados venceu 4, empatou 2 e perdeu 4.
Porém, caso queira continuar na Série A, a equipe mineira terá que melhorar, principiante como mandante.
Jogando sem estádio fixo, a Raposa é um dos piores mandantes de 2023, entre as equipes da Série A. Vale lembrar que no ano passado, durante as 38 rodadas da Série B, o Cruzeiro foi derrotado apenas uma vez em casa.
Cuiabá
O Cuiabá foi o primeiro time brasileiro a se tornar SAF, em dezembro de 2021. Comandada pela Família Dresch, dona da indústria de borracha Drebor, o Dorado já era um “clube-empresa” deste a sua fundação e esperava a aprovação da nova legislação do futebol brasileiro para fazer a migração para a SAF e com isso, buscar novas oportunidades e investimentos.
É importante mencionar, que o Dourado é um dos quatro times que nunca foram rebaixados da primeira divisão do Brasileirão.
Dentre as dez rodadas jogadas, o Auriverde da Baixada tem um aproveitamento de 40%. Foram 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Ocupando neste momento, a 14ª posição da tabela, se o Cuiabá não quiser ser rebaixado pela primeira vez, terá que jogar muito mais do que jogou nos últimos anos, já que este ano o Brasileirão conta com todos os times que são considerados os melhores do nosso país.
Vasco
A aprovação dos sócios para a venda da SAF do Vasco foi concluída em agosto do ano passado e em setembro de 2022 a 777 assumiu de fato o clube carioca.
A 777 Partners, fundo americano, também tem o controle de Genoa, da Itália, Standard Liège, da Bélgica, Red Star, da França, Melbourne Victory, da Austrália, Hertha Berlim, da Alemanha, além de possuir ações do Sevilla, da Espanha.
O Vasco que acabou de voltar para a primeira divisão, corre um grande risco de ser rebaixado novamente. Ocupando a 19ª posição da tabela, das dez partidas disputadas venceu apenas uma, empatou três e perdeu seis.
Para correr atrás desse prejuízo e ficar longe da zona de rebaixamento, o técnico Maurício Barbieri terá um trabalho longo e difícil durante este ano.
Escrito por Paulina Costa