Luís Castro: Botafogo vira protagonista do Brasileirão e desponta como candidato ao título
O Botafogo é líder absoluto do Campeonato Brasileiro e tem 80% de aproveitamento.
A equipe comandada por Luís Castro vem se destacando neste início de Brasileirão e já é considerado um candidato ao título.
Das 10 rodadas jogadas, o time carioca venceu oito vezes e foi derrotado apenas em duas ocasiões, contra o Goiás e em uma partida contra o Athletico Paranaense – PR.
Veja a seguir como o Botafogo se tornou protagonista da Série A do Campeonato Brasileiro.
Luís Castro
O treinador português chegou ao time carioca no decorrer da temporada do ano passado e foi a principal escolha de John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo.
Quando chegou no clube Luís era visto como vilão por grande parte dos torcedores e, inclusive, enfrentou momentos turbulentos desde sua chegada. Porém, a partir da primeira rodada do Brasileirão deste ano os torcedores começaram a ver o treinador português com outros olhos, já que o time vem competindo com grande desempenho.
O Botafogo tem mostrado nos últimos jogos que consegue se manter resiliente e jogar para ganhar mesmo com diferentes escalações e atuar das mais variadas formas.
Luís Castro, na última partida, após sair vitorioso por 2 a 0 sobre o Fortaleza, no Engenhão, declarou que a sua equipe vai sempre buscar a vitória, independentemente do adversário que estiver do outro lado.
E é exatamente isso que ele tem mostrado em campo, vencendo times que eram considerados favoritos. Foi o caso de Atlético-MG, no qual a equipe carioca venceu por 2 a 0. Já na partida conta o Flamengo o Botafogo marcou 3 e o adversário 2. E contra o Fluminense, o placar ficou 1 a 0 para a equipe do português.
Luís que já treinou times como Shakhtar Donetsk, Porto e Al-Duhail, agora, em sua segunda temporada no Glorioso, busca a evolução da equipe para que ela fique cada vez mais competitiva e em um nível elevado. E mais do que nunca, o treinador sonha em conquistar um título.
SAF Botafogo
John Textor adquiriu a SAF do Botafogo em 2022 e o torcedor sentiu uma mistura de alegria e alívio.
Foi aí que os alvinegros puderem sentir que voltariam a conquistar títulos, no entanto a primeira partida desta Era Textor foi contra o Corinthians. Os torcedores botafoguenses estavam animados e foram para o estádio aguardando a mudança imediata do clube, porém isso não aconteceu e eles viram o time ser derrotado por 3 a 1 pela equipe paulista.
Mas, de lá para cá muita coisa mudou e no futebol as coisas as vezes levam tempo para se ajeitarem e no Brasileirão deste ano podemos ver está mudança. O Botafogo enfrentou novamente o time corinthiano no dia 11 de maio e desta vez saiu vitorioso por 3 a 0.
O Botafogo de hoje é uma equipe que tem capacidade de disputar, de ir em busca de títulos e realizar o sonho dos botafoguenses em ver novamente o time levantar uma taça.
A equipe do Botafogo
O time do Glorioso conta com jogadores bons e podemos observar grandes destaques, como por exemplo o goleiro Lucas Perri, a dupla de zaga formada por Adryelson e Cuesta, o lateral-esquerda Marçal. Tem também no meio-campo os jogadores Eduardo e Tchê Tchê e no ataque o Júnior Santos e o Tiquinho Soares, que inclusive é o no momento o artilheiro do Campeonato Brasileiro com oito gols.
Em breve a equipe também terá em campo o jovem uruguaio, o meia-atacante Diego Hernández, que inclusive já foi apresentado no dia 27 de maio, mas que só poderá estrear após a reabertura da janela de transferências, que acontecerá em julho deste ano.
O novo reforço do Botafogo para 2023, tem apenas 22 anos e chega como a terceira contratação mais cara da história do Glorioso, 2,5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 12,51 milhões.
Botafogo no Brasileirão
Este é o melhor início do Botafogo no Brasileirão na era de pontos corridos, ou seja, levando em conta desde 2003.
O time carioca venceu os cincos primeiros jogos nesta temporada, um recorde na competição e é o quarto clube a ultrapassar 20 pontos após oito rodadas.
O primeiro time a fazer este grande feito foi o Corinthians, em 2011 e 2017, que inclusive foi o campeão do Campeonato Brasileiro daqueles anos e o terceiro foi o Palmeiras em 2019, que não conseguiu o título, mas terminou o Brasileirão em terceiro lugar daquele ano.
O que esperar do Botafogo
Não há como negar que a liderança da equipe carioca foi alcançada com grandes partidas, independente se o time estava tendo ou não maior tempo com posse de bola.
O time construído por Luís consegue se adaptar ao adversário e leva perigo quando está atacando. Além de vencer times considerados favoritos, o time também saiu vitorioso em partidas contra o São Paulo, Bahia, Corinthians, América-MG e Fortaleza.
O Campeonato Brasileiro ainda está apenas começando e muita coisa ainda pode e vai acontecer, mas querendo ou não, o Botafogo neste momento é sim, um forte candidato ao título do Brasileirão.
Vale lembrar, que a última vez que o Glorioso levantou a taça do torneio foi em 1995.
Os torcedores, o técnico, a diretoria, todos tem sede de títulos e o tudo indica, é que o time depois de muitos anos está, enfim, a caminho da fonte.
Escrito por Paulina Costa