Vai começar! Será o maior Brasileirão dos últimos anos?
Amanhã, 15 de abril, se inicia o Brasileirão, mas não é mais um, este pode ser o maior Campeonato Brasileiro dos últimos tempos.
Este ano a competição completa vinte anos no formato de pontos corridos e pode ser uma das mais competitivas da história do torneio. Isso porque esta edição marca o retorno de três clubes grandes para a elite.
É claro que como em todos os outros anos existem os times favoritos para ganhar e até mesmo os favoritos para o rebaixamento. E como já sabemos, no futebol tudo pode acontecer.
Confira abaixo, tudo o que já sabemos sobre a competição.
Favoritos a vencer o Brasileirão 2023
Se formos observar os times brasileiros o Palmeiras é o clube que chega mais estabilizado neste Brasileirão e sem dúvidas é o grande favorito a vencer. Além de estar com o mesmo técnico desde 2020, o Alviverde Paulistano tem uma equipe titular forte, ou seja, o clube tem tudo para levar a taça novamente.
Depois temos o Flamengo, que apesar de ter uma equipe excelente que sem dúvidas é uma das melhores, se é que não é a melhor do Brasileirão deste ano, chega na competição sem ao menos um técnico. Sob o comando de Vítor Pereira o Fla participou de várias competições neste início de temporada, disputou títulos e não se saiu bem em nada. Sendo assim, o time carioca poderá ter dificuldades neste primeiro turno.
Temos também o Atlético-MG que deve brigar pelo título junto com o Flamengo e o Palmeiras. O clube mineiro começou bem a temporada com o técnico Eduardo Coudet, a diretoria trouxe os reforços solicitados pelo argentino, que moldou o time e formou a imparável dupla Paulinho e Hulk. Mas, mesmo vencendo muito e conquistando o título do Campeonato Mineiro, o rendimento da equipe ainda deixa muito a desejar.
Vale ressaltar, que a convivência do técnico, jogadores e diretoria não é das melhores no momento, já que após as declarações polêmicas que o treinador fez atacando a equipe e a diretoria um clima tenso e pesado se instalou. E apesar da saída de Eduardo ter ficado por um fio, ele permanece no clube. Veremos como será o desenrolar da equipe em campo no Brasileirão.
Para ficar de olho
Assim como temos os favoritos a vencer, temos também os clubes que provavelmente brigarão para não serem rebaixados.
Este ano Bahia, Cruzeiro, Grêmio e Vasco, voltam a competir com os grandes na Série A e terão que ficar espertos para não caírem novamente.
Como boa parte dos times são considerados grandes e vitoriosos, há a possibilidade de um clube grande cair novamente. Times como o Santos, Goiás, Cuiabá, Coritiba e até mesmo o Bahia, Cruzeiro e Vasco, que acabaram de subir, poderão ter dificuldades para se manter na Série A do próximo ano.
O Grêmio tem um elenco melhor e possivelmente não correrá riscos de cair.
Brasileirão repleto de estrangeiros
Não é novidade que os técnicos estrangeiros têm dominado os times brasileiros, que tem recorrido aos mesmos com esperança de alavancar o clube. Em alguns times dá certo, em outros nem tanto.
Para se ter uma ideia, dos 20 clubes que disputarão o Brasileirão 2023, nove possui treinadores estrangeiros.
Além disso, este número ainda pode aumentar porque no momento existe dois times com técnicos interinos, Goiás e Flamengo. É bem provável que o novo treinador do time carioca seja um estrangeiro e desta forma, teríamos metade do Campeonato Brasileiro com técnicos de outra nacionalidade.
Além dos treinadores, os clubes da Série A do Brasileirão 2023 também estão repletos de jogadores estrangeiros, aproximadamente 83 atletas são de outros países. A única exceção de clube que não tem nenhum jogador estrangeiro é o Cruzeiro, porém o treinador é de outra nacionalidade.
Vale ressaltar, que a maioria dos jogadores estrangeiros que jogam no Brasil são argentinos, porém há também atletas de outras 10 nacionalidades – Bolívia, China, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Portugal e Venezuela.
Fatores a se considerar
Atualmente, para ser considerado um bom time é necessário ter três pontos alinhados: o técnico, uma equipe entrosada e o trabalho consolidado de ambos juntos.
Se tratando de treinador, dos 20 times da Série A, oito começaram o ano com um técnico distinto do que finalizou a temporada de 2022. Outros dois clubes já começam o Brasileirão sem técnico, porque já demitiram os seus treinadores, após os resultados negativos do primeiro trimestre deste ano.
Se tratando de equipe, é quase impossível manter o mesmo time por duas temporadas seguidas e isso porque uma grande parte dos jogadores sonham em jogar futebol fora do Brasil, principalmente na Europa e também porque contratos encerram e não são renovados.
Desta forma, as equipes estão sempre trabalhando para se alinharem da melhor forma.
Com a alta rotatividade dos técnicos e dos jogadores, encontrar um time consolidado e entrosado no Brasil, se tornou raridade.
Será o maior Brasileirão dos últimos anos?
Apenas com o decorrer do campeonato isso será confirmado, mas o que sabemos até aqui é que esta edição reúne clubes considerados gigantes e que será disputadíssima de todas as formas.
Já podemos esperar estádios lotados de torcedores que querem acompanhar de perto cada lance do seu time e inclusive, com a volta de alguns clubes, haverá clássicos com mais frequência.
Não temos dúvidas que será uma grande competição repleta de surpresas ao longo do campeonato.
Agora é aguardar e acompanhar tudo de perto.
Escrito por Paulina Costa
1 comentário
Howdy! I just would like to give you a big thumbs up for your great information you have right here on this post. I will be returning to your blog for more soon.