Review da Final do Primeiro Split do CBLOL 2020
No último sábado, 9 de maio, ocorreu a final do primeiro Split do CBLOL 2020, onde a KABUM E-sports se consagrou tetracampeã brasileira de League of Legends.
Além disso, manteve seu aproveitamento de 100% em finais de campeonato. Hoje iremos fazer uma análise mais técnica dos acontecimentos jogo a jogo durante a série MD5, vem com a gente.
Review Primeiro Split do CBLOL 2020
Jogo 1
(Fla lado azul) Flamengo: Lucian, Graves, Orianna, Miss fortune e sett. Kabum: Ornn, Trundle, Azir, Senna e Maokai.
No primeiro jogo o flamengo foi muito bem na escolha de campeões, deu prioridade a graves como primeira escolha, coisa que muitos times tem feito. Pois graves está bastante forte no meta atual.
Porém, não é simples jogar com graves no time. É preciso ter pressão nas rotas para que o graves possa jogar bastante agressivo e tentar sempre estar abrindo vantagem em cima do time adversário. O que não foi o caso dessa partida. Pois a Kabum conseguiu uma certa pressão no mid com azir com runa de cometa pra cima de orianna.
E como se perder a pressão do mid já não fosse suficiente, a bot lane do flamengo perdeu uma troca 2v2 no bot aos 3 minutos de partida para Senna e Maokai, que não deveriam ganhar essa troca em teoria. A partir desse momento o jogo ficou muito difícil para o Flamengo. Como o time da Kabum ficava mais forte na parte final do jogo, esse pico de poder veio bem antes por conta da vantagem adquirida no começo do jogo, e o Flamengo não teve muito o que fazer.
Um destaque para esse jogo, é que a escolha de Senna por parte da Kabum mudou a postura do Flamengo para o resto da série toda. Provavelmente o time do Flamengo não esperava ter que lidar com aquela campeã e não se preparou da maneira correta. Tendo que gastar um de seus banimentos em Senna para todas as outras partidas, assim não tendo mais que jogar contra ela.
Jogo 2
(KABUM lado azul) Kabum: Jayce, Nidalee, Syndra, Varus e Tahm Kench. Flamengo: Ornn, Graves, Akali, Aphelios, Lulu.
Na minha opinião, esse foi um dos melhores Drafts do CBLOL inteiro por parte da Kabum, com a primeira escolha eles pegaram Varus, que é muito forte no meta atual pelo fato dele não entregar muito sobre a composição do time. Pois esse campeão pode aparecer com itens para dar mais dano em lutas, ou itens para acertar habilidades de longe e causar bastante dano, o famoso “poke”, o Flamengo voltou com Aphelios e Graves.
[ads option=1]
E nesse momento o draft já estava na mão da Kabum, muito provavelmente eles já esperavam o que vinha pela frente, e conseguiram se preparar, montaram uma composição de poke que eu diria ser bastante ousada, se não fosse pelo fato de Jayce e Nidalee serem campeões que na mão do Parang e do Wiz são muito bem aproveitados, mesmo sendo campeões de difícil execução. .
Em suma, a equipe do Flamengo nesse jogo tentou montar uma composição para escalar e ficarem fortes no final do jogo, ainda mais com um suporte peel (suportes que maximizam o potencial de seus carregadores) como Lulu. Entretanto, quando eles ficaram fortes, não tinham a capacidade de forçar lutas pela falta de iniciação nos campeões do time. A Kabum só precisava atacar o Flamengo de longe até que eles não tivessem mais condições de se manterem na disputa pelos objetivos, e dessa forma o Flamengo assistiu sua base cair aos poucos.
Embora esse jogo não tenha sido muito difícil para a Kabum, o caçador da equipe do Flamengo, Ranger, de graves, conseguiu fazer um inicio de partida muito bom. Diferente da partida anterior onde não esteve numa situação muito boa, chegou a ficar 2/0 no placar individual, ele parecia bastante confiante.
Jogo 3
(Flamengo lado azul) Flamengo: Ornn, Graves, Syndra, Lulu e xayah: Kabum: Jayce, Trundle, Karma, Yuumi, e miss fortune:
Mais um jogo onde o top laner dos ninjas, Parang, conseguiu garantir Jayce, seu melhor campeão. O first pick em syndra do Flamengo custou muito caro, eles pegaram Lulu novamente como seu segundo e terceiro pick, o que mostra que a equipe do Flamengo teria cogitado um pick de yuumi. Porém a Kabum antecipou isso e tinha conseguido garantir o pick de yuumi juntamente de Jayce nas suas primeiras escolhas.
Nesse jogo tivemos um domínio absoluto dos Coreanos, eles conseguiram ditar bastante o ritmo em que a partida aconteceria, o Trundle de Wiz ficou muito forte logo no começo, o que permitiu para a Karma, em sua mid lane, pudesse fazer itens mais voltados para suporte, assim podendo ajudar o Trundle nos skirmishes (pequenas batalhas onde os times não usam todos seus recursos).
Chegou um momento onde o time do Flamengo não conseguia segurar o combo de Miss fortune, Jayce e Trundle fortalecidos pelas habilidades e itens de Karma e Yuumi. Os ninjas conseguiram se manter dominante em todas as batalhas até derrubar o nexus e assim encerrar a série MD5.
Conclusões
A Final do Primeiro Split do CBLOL 2020 foi cheia de surpresas, principalmente por parte da Kabum, que conseguiu realizar drafts muito interessantes pra cima de uma equipe do Flamengo que não aparentava mais ter uma identidade.
Isso pode se dar pelo fato dos Rubros Negros estarem jogando sem o seu suporte titular, que teve que voltar para a Coreia por conta dos acontecimentos referentes a situação de pandemia.
O coreano Luci, juntamente com o caçador Ranger, geralmente conseguiam ditar a velocidade do jogo. E até chegar numa situação mais complicada, como foi o cenário da grande final, poucos se importavam com a ausência do suporte titular.
Mas não se pode tirar os méritos da Kabum, que conseguiu realizar um incrível feito de sair da última colocação da tabela de pontos corridos, e arrancar para o título da competição com incríveis 12 vitórias consecutivas.
Fiquem por dentro das notícias aqui do blog de E-sports. E se existem termos que você não conseguiu compreender nesse conteúdo, não se preocupe, não é uma análise minuciosa. Mas também não é algo que se possa compreender nos primeiros dias estudando o mercado de LOL.
Por aqui ainda soltaremos muito conteúdo para que qualquer um possa compreender um texto desses. Fiquem ligados.
1 comentário
Pretty! This was a really wonderful post. Thank you for your provided information.