Saiba o que é Draft no League of Legends

Se você acompanha ou pretende acompanhar o cenário competitivo de League of Legends, com certeza irá escutar ou ler muito sobre draft, muitas pessoas sabem o que significa mas não conseguem quantificar o quanto isso vale antes de colocar uma aposta em live.
O que é Draft dentro de League of Legends?
No geral, quando nos referimos a Draft, estamos falando sobre as escolhas de campeões de cada equipe, mas essas escolhas não são tão simples. No LOL existem aproximadamente 150 campeões diferentes, com habilidades diferentes, porém alguns executam as mesmas funções.
O que vai definir quais desses campeões poderão aparecer em um Draft é o meta. O meta é o que define quais campeões ou itens, ou qualquer outra característica do jogo estão executando as condições de vitória da maneira mais efetiva.
[ads option=1]
Por conta disso, não vemos qualquer campeão aparecendo frequentemente. Pois alguns campeões passam anos sem dar as caras no cenário competitivo.
Isso é comum, e não significa que aquele campeão está ruim. Apenas significa que naquele cenário, atualmente, algum campeão fará o mesmo que ele faz de maneira melhor ou mais simples. E isso significa dizer que um campeão está no meta.
Meta
O fato do meta existir, cria um grande embate numa partida de LOL a partir do Draft. Pois lá as equipes irão tentar moldar suas estratégias pegando campeão por campeão numa ordem pré definida padrão, se atentando às escolhas do oponente.
Pois o oponente pode perceber que campeão você precisa para encaixar sua estratégia da melhor forma, e pegar esse campeão antes de você, para poder te forçar a busca por outro que seja parecido, mas não esteja tão bom quanto.
No draft, a diferença de lados influencia bastante. Pois, logo após os 6 banimentos iniciais (3 para cada time) o lado azul irá fazer a primeira escolha, e o lado vermelho irá voltar com 2 escolhas.
Após isso, o lado azul fará mais 2 escolhas, totalizando 3 campeões, e o lado azul em seguida fará mais uma. Totalizando 3 campeões também.
Após ambos os times fecharem 3 campeões, teremos mais uma fase com 2 banimentos para cada equipe. Essa fase já possui banimentos bem mais fáceis de realizar. Pois você já tem informação de 3 campeões do time adversário, e pode identificar bem a ideia deles, e assim tentar inibir alguma escolha que eles fariam.
Banimentos
Passando esses 2 banimentos para ambos os times, cada equipe escolherá um campeão por vez, começando do lado azul, e terminando do lado vermelho, com o last pick (última escolha).
Em suma, ambos os lados tem vantagens e desvantagens. O lado azul é muito bom para garantir o campeão que seu time julga extremamente necessário para que sua composição fique redondinha e encaixada. E o lado vermelho pode trabalhar muito bem o counter pick. Ou seja, a escolha que anule parte da estratégia do adversário.
Mesmo que o histórico do lado azul tenha um win rate um pouco maior, existem equipes que preferem jogar do lado vermelho trabalhando counter picks.
Também é importante lembrar que os drafts para séries promocionais (MD3 ou MD5) podem mudar completamente o rumo das partidas que virão a acontecer.
[ads option=2]
Como por exemplo, se o time A trouxesse uma escolha de campeão do lado vermelho que o time B não esperava e não soube lidar, e na próxima partida o time A estará do lado azul e poderá escolher esse campeão no first pick, o time B se vê obrigado a banir o campeão em questão em todos os drafts pelo fato de não saber lidar contra. E com 1 banimento a menos em todos os drafts para o time B, o time A pode ganhar muito mais espaço para realizar suas escolhas de campeões.
Além disso, existem diversas estratégias de draft que serão apresentadas aqui no blog uma a uma, de maneira mais técnica, para que você possa melhorar sua leitura de jogo para o live.
Aprenda mais sobre League of Legends