Casa do Apostador Carregando...
Counter-Strike: Global Offensive – Uma introdução ao Jogo
sex 15 maio/20

Counter-Strike: Global Offensive – Uma introdução ao Jogo


Counter-Strike: Global Offensive - Uma introdução ao jogo

O Counter-Strike tem 20 anos de existência, o game foi desenvolvido pela Valve e a princípio seria apenas um MOD do Half-Life, um jogo bem famoso no inicio do século. Diante do sucesso deste MOD (uma modificação na física do jogo, mantendo o mesmo motor de processamento) o game foi sofrendo várias atualizações e no decorrer deste tempo se tornou o jogo de FPS (First Person Shooter, ou em português Tiro em Primeira Pessoa) mais aclamado mundialmente.

A atual versão (que é jogada nos campeonatos mundiais) é chamada de Global:Offensive, que foi lançada em 2012, no outono do Hemisfério Norte. 

Com todo sucesso, o jogo desenvolveu um forte cenário competitivo, exercendo grande influência fora do mundo virtual. Exemplificando isso, podemos citar os diversos campeonatos em seus variados formatos, todos eles com boas premiações. Como a Valve (produtora do jogo) não mantém exclusividade na organização dos campeonatos, as cifras variam muito, indo de dezenas de dólares até milhões de dólares (como é o caso do Major, o campeonato organizado pela Valve que acontece duas vezes no ano.

O último Major, o Intel Extreme Masters Season XII – Katowice Major 2019 teve um prize pool de 1 milhão de dólares. 

Como funciona o jogo Counter-Strike

A partida conta com 2 (duas) equipes, elas são divididas em Terroristas e Contra-Terroristas. Cada time tem 5 (cinco) integrantes, e ambos tem o mesmo objetivo primário: eliminar todos os adversários.

No cenário competitivo de CS:GO, há apenas mapas em que o objetivo secundário dos Terroristas é ativar a bomba em determinado local, previamente determinado no mapa.

Os Contra-Terroristas tem como objetivo secundário defender o local dos Terroristas. 

O jogo Counter-Strike tem até 30 rodadas que começam com 1 minuto e 55 segundos, os terroristas tem esse tempo pra adentrar ao local determinado e plantar a bomba ou eliminar todos os adversários. Se não conseguirem fazer isso, o time vitorioso é o Contra-Terrorista.

Então podemos chegar a conclusão que o time CT (Contra Terrorista) joga de maneira “defensiva”, já que eles têm o tempo de round ao seu lado. Enquanto isso, os TR (Terroristas) jogam de maneira “ofensiva”, já quem eles têm como objetivo atacar os locais para que consigam plantar a bomba. 

Porém, se a bomba for plantada, os CTs tem que tomar decisões “ofensivas”, já que, após o plante da bomba, eles tem 40 segundos para adentrar ao local e desarmar a bomba (não sendo necessário que matem os TR para fazer isso, só precisam desarmar a bomba). 
[ads option=2]
Com a bomba plantada, os CTs podem decidir se tentam a retomada do bombsite (o local previamente definido para o plante da bomba) para que desarmem a mesma, ou podem optar também por guardar as armas que eles possuem, já que, além de tudo, o modo competitivo do jogo apresenta limites financeiros para os times. 

No início do jogo, acontecem 15 rodadas, com um time sendo designado para o lado CT e outro time sendo designado para o lado TR. Após essas 15 rodadas, acontece a mudança de lado, e eles invertem de lado. 

Counter-Strike

Após os times trocarem de lado no mapa, o placar da primeira parte é mantido, mas a situação financeira é totalmente resetada. O primeiro round de ambos os lados é jogado apenas com pistolas. O fim do mapa acontece quando um time consegue 16 rounds primeiro. 

Prorrogação ou empate? 

Counter-Strike

Alguns campeonatos trabalham com empates. O jogo, se terminar em 15 a 15, acaba. Mas a maioria dos campeonatos trabalha com o sistema de prorrogação, que funciona da seguinte maneira: É jogada uma prorrogação de 6 rounds, mantendo-se os times nos lados que terminaram o tempo regulamentar. Após 3 rounds, há a troca de lado. O time que conseguir uma vantagem de 4 rounds dos 6 que estão sendo jogados vence. 

Por exemplo: o time X empata em 15 a 15 com o time Y. Então, o time X ganha 3 rounds seguidos de Contra Terrorista. O placar, então, fica 18 a 15. Porém, após a troca de lado, o time Y também consegue 3 rounds seguidos. 

Quando os 6 rounds conseguintes ao tempo regulamentar terminam empatados, vamos à próxima prorrogação. O time que chegar a 22 rounds, então, é o vencedor. Se ambos os times chegarem a 21 rounds, teremos mais 

uma prorrogação de até 6 rounds, e assim sucessivamente. 

Counter-Strike

Quando o time conquista os rounds necessários, ele vence o mapa. Alguns campeonatos são jogados em melhor de 1 (MD1 ou BO1 em inglês), melhor de 3 (MD3/BO3) ou até melhor de 5 (MD5/BO5). 

Counter-Strike

O resultado de uma partida em MD3. Nesse caso, a Astralis ganhou 2 mapas, enquanto a NIP venceu apenas 1. 

Veja mais artigos sobre E-Sports aqui no blog e deixe a sua opinião sobre Counter-Strike nos comentários.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!