Contraterrorista ou Terrorista, qual o lado mais forte?

Contraterrorista ou Terrorista?
Muito se fala no Counter-Strike sobre qual o lado mais forte dos mapas, e hoje iremos saber dentre todos os mapas do cenário competitivo atual quais são os mais favorecidos pelo lado Contraterrorista e quais são mais fortes do lado Terrorista, ou seja, CT ou TR.
Para começar, em um levantamento feito no site HLTV.org das partidas dos últimos 6 meses entre times que integram o top 50 do ranking mundial, estes foram os dados coletados:
Dust2
Total de mapas jogados: 386
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 52,7%
Contraterroristas: 47,3%
Em primeiro lugar, o mapa mais emblemático da história do CS tem uma tendência forte para o lado Terrorista, e as estatísticas não mentem. Por ser um mapa grande com rotações longas, corredores muito largos, poucos lugares para se esconder, se torna bastante difícil para o lado CT ter um bom controle de mapa. Por isso, os terroristas conseguem facilmente rotacionar da varanda para o escuro ou para o meio e invadir o bombsite B, tornando a leitura de mapa muito difícil para os contraterroristas, com isso temos a vantagem para o lado Terrorista.
Mirage
Total de mapas jogados: 348
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 47,8%
Contraterroristas: 52,2%
Mirage é o mapa mais jogado da história do CS:GO profissional, foram mais de 16 mil mapas disputados desde o lançamento do jogo, já nos últimos 6 meses vimos em 348 oportunidades. Desse modo, o que se nota é um mapa dominado pelos contraterroristas que vencem 52,2% dos rounds.
Quando o lado CT consegue o domínio da região do meio, dificulta muito a vida dos terroristas, que tem que escolher um bombsite para invadir, e sem o controle do meio fica muito previsível para os CTs segurarem ou até mesmo efetuarem o retake, uma vez que o bomb A é considerado um dos bombsites mais fáceis de se realizar um retake dentre todos os mapas do competitivo por ter poucas áreas do TR se esconder para a situação pós bomba plantada.
Inferno
Total de mapas jogados: 417
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 50,9%
Contraterroristas: 49,1%
A Inferno é um dos mapas mais equilibrados do jogo, e nota-se nas estatísticas que se separam por apenas 1,8% os rounds vencidos pelo lado TR e CT. O jogo se baseia praticamente no domínio do corredor da B (banana), a equipe que consegue o controle dessa posição geralmente se dá bem nos rounds por ter a facilidade de girar para outras áreas do mapa, tanto no lado CT quanto no lado TR, por isso a Inferno é quase que por unanimidade considerado o mapa mais equilibrado do Counter-Strike.
Nuke
Total de mapas jogados: 359
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 45,1%
Contraterroristas: 54,9%
Se acabamos de falar que a Inferno é um dos mapas mais equilibrados do jogo, na Nuke temos um dos maiores desequilíbrios, o lado contraterrorista leva total vantagem para os terroristas. Ou seja, nas estatísticas vemos quase 55% de rounds vencidos pelos contraterroristas, porém dentro do jogo parece ainda maior, a entrada para o bombsite A é muito curta pela casa e pela porta, a rotação para o bombsite B também é muito rápida pelo duto, o que torna um retake para o B bem viável.
Train
Total de mapas jogados: 293
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 45,0%
Contraterroristas: 55,0%
O mapa da Train é ao lado da Nuke um dos mapas mais favoráveis para o lado CT. Neste mapa a equipe CT consegue segurar o bombsite B com apenas 1 jogador. Pois é um bomb muito fácil para se fazer o retake, já que os terroristas ficam ‘espremidos’ após a c4 ser plantada. Portanto, com o domínio da região do meio e escada no A, fica uma situação complicadíssima para os terroristas, o que torna mais um mapa com vantagens para os contraterroristas.
Overpass
Total de mapas jogados: 249
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 47,1%
Contraterroristas: 52,9%
Por outro lado, overpass é um mapa que permite muitas agressões do lado CT, tanto no cimento da B, quanto no meio e na ligação, é normal um time que é muito agressivo começar o round já atacando a região do meio e da ligação. Dessa maneira, isso faz os terroristas perderem tempo para retomar as regiões, dando mais vantagem para os contraterroristas, que jogam a favor do relógio.
Além disso, o mapa tem esse domínio do lado CT também por causa da proximidade entre os bombsites, em cerca de 10 segundos um jogador consegue sair da A e chegar na B. O bomb B também é bastante tranquilo de se realizar um retake, os CTs podem aparecer de diversos lugares, o que dificulta os terroristas após a c4 ser plantada.
Vertigo
Total de mapas jogados: 220
Porcentagem de rounds ganhos:
Terroristas: 52,6%
Contraterroristas: 47,4%
O mapa mais recente adicionado para a rotação competitiva, Vertigo ainda é o menos jogado entre os mapas. Porém vem aumentando a cada vez mais a quantidade de jogos. Sobretudo, falando um pouco das situações nos rounds, os terroristas levam bastante vantagem no mapa. Principalmente no bombsite A, que quando executada com smokes, flashs e molotovs, é facilmente dominada pela equipe TR.
A região do meio também é facilmente dominada pelos terroristas, podendo dividir a entrada para os bombs dificultando ainda mais a leitura de jogo dos contraterroristas, por isso podemos ver um dos mapas com a maior porcentagem de rounds vencidos pelo lado terrorista.
Agora que você já sabe mais sobre a força do Contraterrorista ou Terrorista, que tal continuar aprendendo sobre Counter Strike?
Inscreva-se na minha lista VIP para receber conteúdos de apostas profissionais exclusivos.