UEFA Nations League – Suécia x Azerbaijão
UEFA Nations League
Como esperado, a Suécia encerrou sua participação no Grupo C1 da UEFA Nations League no topo, garantindo a promoção à Liga B após uma vitória por 2-1 contra a Eslováquia no sábado. A equipe permanece invicta nos últimos cinco jogos internacionais, todos nesta competição (V4, E1), uma sequência iniciada com a vitória por 3-1 sobre o Azerbaijão em setembro, ampliando seu histórico positivo no confronto direto (V4, D1).
A confiança está em alta, especialmente porque a Suécia venceu os dois encontros anteriores em casa contra o Azerbaijão por pelo menos três gols de diferença e sem ser vazada. Isso deve se manter mesmo que o técnico Jon Dahl Tomasson opte por rotacionar o elenco, dando oportunidade a outros jogadores. Entre eles, podem estar o defensor do Malmö FF, Nils Zätterström, e o atacante do Darmstadt, Isac Lidberg – os únicos ainda não testados no atual grupo sueco.
Por outro lado, o Azerbaijão enfrentou muitas dificuldades nesta edição da UNL (E1, D4) e está muito próximo de um rebaixamento automático para a Liga D. Outra derrota consolidaria essa queda, colocando-os entre as duas piores equipes da Liga C. Após o empate sem gols com a Estônia no sábado, o máximo que Fernando Santos e sua equipe podem almejar é disputar os play-offs de rebaixamento contra uma equipe da Liga D em março.
Com apenas duas vitórias no ano (E2, D5), o Azerbaijão precisa se apoiar no fato de que um desses triunfos ocorreu fora de casa, contra o Cazaquistão, em solo neutro na Hungria (3-2). Contudo, seu desempenho geral fora de casa pela UNL é decepcionante (V3, E3, D5), com todas as cinco derrotas sofridas por uma margem de pelo menos dois gols.
Em termos de investimento eu vejo valor nesse Suécia -1.75. Aqui a superioridade de sgape e forma do anfitrião é cristalina. Com jogadores pouco utilizados ganhando oportunidade logo mais, Jon Dahl Tomasson faz com que o ânimo do seu grupo fique no alto. Essa linha ainda garante um half win caso a vitória sueca ocorra com apenas dois gols de diferença.
Suécia -1.75