Taça de Portugal – Rio Ave x Sao Joao Ver
Taça de Portugal

Apesar de o Rio Ave estar a meio caminho na Primeira Liga desde que regressou à divisão em 2022, a equipa de Vila do Conde tem alguma história nesta competição.
Os dois vice-campeões – finalistas em 1984 e 2014 – chegaram a duas meias-finais e três quartos-de-final na última década desde que chegaram à final de 2014, quando caíram 1-0 contra o Benfica.
De volta aos últimos oito pela primeira vez desde 2022 Petit, que substituiu o antigo chefe do Rio Ave Luís Freire em novembro, pretende levar os Rioavistas para os últimos quatro pela primeira vez desde 2016.
O meio-campista aposentado conquistou duas vitórias na copa desde que substituiu Freire, sobrevivendo a um susto no Alverca, de segundo nível, para vencer nos pênaltis antes de derrotar a Casa Pia, da Primeira Liga, em janeiro, e receberá o primeiro empate da copa em casa do clube contra adversários de terceiro nível nesta semana.
No entanto, a ausência de lençóis limpos pelos Vilacondenses desde o início de novembro pode minar suas perspectivas de avançar para as semifinais deste ano.
São João Ver se apoiará para estender a corrida de 11 partidas do Rio Ave sem uma folha limpa, ansioso para continuar sua sequência de sete jogos de encontrar a parte de trás da rede, ressaltada ainda mais por um par de vitórias por 4-1 sobre Fafe e Varzim de cada lado de um empate por 2-2 em Anadia em seus últimos três jogos.
Ao contrário dos seus adversários Afonso Cabralas tropas têm pouca história na taça doméstica, com os últimos oito deste ano sendo os mais profundos do clube desde a virada do século.
Uma quarta rodada em 2022-23 antes de cair para Varzim foi a melhor exibição de Malapeiros em oito anos antes do progresso inovador deste ano, e os visitantes de pontuação livre pretendem continuar seu desempenho admirável às custas do Rio Ave.
Desde que sobreviveu aos pênaltis na ronda de abertura frente ao Ovarense em Setembro, São João Ver derrotou adversários em tempo normal desde então, batendo o FC Serpa (1-0), Paredes (4-1), Lusitânia (2-0) e o Hospital Oliveira (3-1) para marcar o primeiro confronto com uma equipa de topo na taça nacional desta época.
Embora 18 clubes de terceiro nível tenham iniciado a jornada do Taca de Portugal este ano, os Malapeiros são os últimos a ficar de pé antes dos trimestres e esperam superar seus adversários da Primeira Liga para estender sua corrida histórica.