Taça de Portugal – Benfica x Braga
Taça de Portugal
Em uma escalação empilhada de semifinais envolvendo os quatro clubes mais poderosos de Portugal, está tudo em jogo, com o título do Braga em jogo nesta temporada.
Psicologicamente, os visitantes podem ter vantagem, depois de uma vitória por 2 a 1 neste local no fim de semana, com o Benfica perdendo depois de vencer todos os oito jogos em casa nesta temporada no fim de semana.
A equipa de Bruno Lage encontrava-se a perder por 2-0 ao intervalo, e o golo tardio de Arthur Cabral não foi suficiente para provocar uma reviravolta, o que significou que o Benfica perdeu a oportunidade de empatar em pontos com o Sporting de Lisboa na liderança.
Para deixar esse resultado para trás, Lage espera poder levar os sete vezes vencedores a outra final e, finalmente, encerrar a espera de nove anos pelo sucesso nesta competição.
O Benfica muitas vezes gosta de continuar vencendo nesta competição, vencendo todas as quatro edições entre 2009 e 2012 e conquistando três consecutivas de 2014 a 2016, mas só chegou à final uma vez desde então, perdendo para o rival Sporting em 2022.
Os Eagles sofreram três eliminações na fase de grupos nesse período, mas uma mudança de formato nesta temporada reduziu a Taça da Liga a uma competição de oito equipes, e eles passaram pelo Santa Clara nas quartas de final.
Foi nesta fase que o Benfica perdeu na temporada passada, sendo surpreendido nos pênaltis pelo Estoril, que acabaria sendo derrotado na final pelo próximo adversário Braga na final.
O Braga nunca conquistou um título português, mas reservou muito sucesso para as competições nacionais nos últimos anos.
Desde o início da Taça da Liga em 2007, o Braga venceu em três ocasiões, com o sucesso do ano passado se somando aos dois que conseguiu ao vencer o Porto em 2013 e 2020.
Muito foco agora estará nas competições da copa, porque apesar de vencer aqui no fim de semana, o Braga está em quarto, muito longe dos três primeiros.
A equipe de Carlos Carvalhal é uma forte viajante e sentirá que pode causar outra surpresa, já que venceu seis jogos consecutivos fora de casa.
No que é um janeiro movimentado para o Braga, este será o primeiro de seis jogos nas próximas três semanas em quatro competições diferentes, com as duas copas nacionais e a Liga Europa ainda em jogo.