Liga MX – Juárez X Atlético San Luis
Liga MX
Atual 12° colocado, o Juárez ocupa a primeira posição que abre a zona de playoffs para a próxima fase da competição.
Sem vencer a 4 jogos, a equipe ficou apenas com 1 ponto conquistado em casa na última rodada quando recebeu o Toluca no empate por 1×1. Jogo esse que marcou a quebra da sequência de 2 derrotas seguidas em um confronto equilibrado em que conseguiu marcar o gol, até então da vitória, aos 88’, porém 4 minutos depois sofreu o empate.
Sua campanha em casa é bem fraca neste início de temporada sendo uma entre as poucas equipes que ainda não venceram como mandante em 3 jogos com 2 empates e 1 derrota. A única vitória da equipe na competição foi a 5 jogos atrás e como visitante.
Como preparação para este jogo, o treinador Hernán Cristante, que assumiu no começo da temporada, optou por um treinamento mais físico com treinos específicos para passes e finalizações. Essa preparação foi finalizada ontem às 21:00, horário de Brasília, assim tendo exatamente 24hrs de descanso para o confronto.
Para este jogo, o atacante Darwin Machís, camisa 11 e principal contratação da equipe para a temporada junto ao Granada, da Espanha, e jogador mais valioso, será desfalque após ser substituído no primeiro jogo da temporada por conta de uma lesão na panturrilha e sequer foi relacionado.
Já o Atlético, se encontra logo atrás do Juárez na tabela com o mesmo número de pontos e separado apenas pelo saldo de gols.
Sem perder a 3 jogos, a equipe comandada pelo brasileiro André Jardine, que já passou por São Paulo e treinou as categorias de base da seleção brasileira sendo inclusive campeão com a seleção olímpica, começa a criar corpo e ritmo de jogo na competição após perder 2 das 3 primeiras rodadas. É preciso destacar que o treinador assumiu a equipe em fevereiro deste ano e faz parte do projeto de reestruturação da equipe que, visto pelos torcedores e diretoria, vem sendo elogiado.
Em coletiva de imprensa, o zagueiro Rodrigo González, que jogou muito bem na última rodada, destacou que a equipe possui objetivos muito claros para este jogo. Mesmo sabendo da qualidade adversária, o defensor foi enfático ao comentar sobre a importância do jogo e que devem entrar 100% focados para o confronto.
Aqui, o único desfalque será o zagueiro Unai Bilbao que segue de fora o fim da última temporada, em maio, por grave lesão de ligamento e poderá ser substituído por González que iniciou a temporada como reserva, mas já vem pedindo passagem para o time titular.
Sobre as últimas temporadas das duas equipes, é necessário mencionar que ambas subiram da Liga de Expansão na temporada 18/19 e desde lá permaneceram na elite do futebol mexicano. Em termos de qualidade e desempenho, são duas equipes que praticamente se equiparam e que nas últimas temporadas sempre terminaram próximas na tabela. Porém, levando em consideração o que cada equipe espera para o seu futuro, o Atlético leva vantagem por ter uma expectativa mais sólida com Jardine e com contratações pontuais feita no começo da temporada como os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Faculdo Waller que rapidamente já se tornaram titulares.
Isto posto, temos aqui duas equipes que se equiparam em termos qualitativos e quantitativos, porém é preciso colocar em destaque o desfalque do principal jogador do Juárez e o bom trabalho feito por Jardine. Assim, é de se esperar que o Atlético consiga desempenhar bom futebol fora de casa que, por sinal, segue invicto na competição e mantenha a equipe mandante sem vencer em casa.