Libertadores 2025: projeções sobre a última rodada da fase de grupos
Amanhã terá início a última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2025. Antes de fazer qualquer aposta na rodada, é muito importante entender o que está em jogo para cada equipe nesta rodada final. Abaixo, resolvi fazer um breve resumo sobre a última rodada, com foco nos clubes brasileiros e as suas necessidades para buscar uma classificação.
Botafogo
Jogos finais:
Botafogo x Universidad de Chile (CHI)
Estudiantes (ARG) x Carabobo (VEN)
Apesar de estar fora da zona de classificação depois de cinco rodadas, o clube carioca depende apenas das suas próprias forças para avançar ao mata-mata. Com uma vitória simples diante do Universidad de Chile, em casa, o atual campeão da competição garante a sua classificação. Em caso de empate, o Botafogo terá que torcer por uma derrota do Estudiantes, na Argentina, diante do já eliminado Carabobo.
Projeção: o Botafogo venceu sempre que as odds apontaram o seu favoritismo.
Flamengo
Jogos finais:
Flamengo x D. Tachira (VEN)
LDU (EQU) x Central Cordoba (ARG)
O rubro-negro, tido como um dos grandes favoritos ao título, se complicou nesta fase de grupos e chega na última rodada empatado em pontos com a LDU, porém com um gol a mais de saldo. Para avançar, o time treinado por Filipe Luis precisa vencer o Deportivo Táchira, em casa, e manter ou ampliar a diferença de saldo para a LDU, que recebe no Equador o já classificado Central Córdoba.
Projeção: o Flamengo precisa ir com tudo nesse jogo, pois os jogadores e o técnico estão pressionados diante da situação na Libertadores. A vitória diante do Palmeiras, no domingo, pode ter aumentado a confiança do grupo. Será que veremos pela primeira vez o Flamengo cumprir uma linha de handicap ao seu favor no campeonato?
São Paulo
Jogos finais:
São Paulo x Talleres (ARG)
Libertad (PAR) x Alianza Lima (PER)
O clube paulista chega para o jogo contra o Talleres, no Morumbi, com a classificação garantida. A busca é pela primeira colocação do grupo, que deve chegar com um simples empate. O Tricolor Paulista só perde a liderança caso seja derrotado e o Libertad tire a diferença de 4 gols de saldo.
Projeção: o São Paulo venceu todas as partidas que jogou fora de casa e empatou todas que atuou no Morumbi até agora. E o empate já é suficiente para fazer a equipe de Zubeldia terminar em 1º do grupo. Seu adversário ainda luta por uma vaga na “Sula”. Oportunidade no underdog?
Fortaleza
Jogos finais:
Racing (ARG) x Fortaleza
Colo-Colo (CHI) x A. Bucaramanga (COL)
Uma vitória do Tricolor de Aço diante do Racing garante não só a vaga nas oitavas de final, mas também a liderança do grupo. Com um empate, o Leão pode avançar de fase, desde que o Atlético Bucaramanga não vença o Colo-Colo por sete gols de vantagem. Até com a derrota, o Fortaleza pode conseguir a classificação, porém o Bucaramanga não pode vencer o Colo Colo, já eliminado, no Chile.
Projeção: esse é o jogo de leitura mais difícil ao meu modo ver. O empate pode ser suficiente para ambas as equipes, mas não confio em um “jogo de compadres” aqui.
Internacional e Bahia
Jogos finais:
Inter x Bahia
Nacional (URU) x Atlético Nacional (COL)
O Bahia precisa vencer o Inter no Beira-Rio. Vitória ou empate classifica o Colorado. É confronto direto e apenas um deles avança.
Projeção: esse jogo promete demais! Porém, não se empolgue tanto, tenha gestão de banca e sabedoria na análise.
Palmeiras
Palmeiras x Sporting Cristal (PER)
Bolívar (BOL) x Cerro Porteño (PAR)
Mais do que a classificação no seu grupo, o Verdão garantiu a liderança geral da competição na rodada passada e terá a vantagem de decidir em casa as fases seguintes do mata-mata.
Projeção: aqui, o Palmeiras vai apenas cumprir tabela e possivelmente preservar os jogadores para os próximos jogos. É bom lembrar que a equipe estará no Super Mundial de Clubes da FIFA, que acontece no próximo mês.
Paulo Barreto
Leia também:
Modric anuncia saída do Real Madrid após Copa