Dados e projeções sobre as semifinais da Copa do Mundo de Clubes
Hoje temos o início das semifinais da Copa do Mundo de Clubes. E a campanha dos semifinalistas até aqui será o tema da minha coluna nesta semana. Preparei uma análise de cada time, focando bastante nos seus principais jogadores de destaque e revelando também alguns dados estatísticos dessas equipes na Copa.
Claro, também vou deixar a minha opinião sobre os jogos.
Vamos lá!
Fluminense
Fez um grande jogo de estreia, quando encurralou o Borussia Dortmund, mas ficou no empate sem gols contra o clube alemão. Os cariocas passaram em segundo na fase de grupos, e eliminaram a Inter, atual vice-campeã europeia, nas oitavas. Nas quartas, apareceu mais uma vez como underdog, vencendo o Al-Hilal com propriedade. Para as semifinais, terá os desfalques de Martinelli e Freytes, ambos por acúmulo de cartões amarelos. Estão fora e não jogam contra o Chelsea.
Destaques
Hércules: o jogador é o atual artilheiro do Fluminense na Copa, com 2 gols. Ele é um jogador que marca bem, chega à frente e também finaliza bem.
Ignácio: o zagueiro vai muito bem no um contra um, tendo média de 3,7 desarmes por jogo. O jogador também possui média de 7 cortes/interceptações por jogo, estando entre os melhores da Copa.
Jhon Arias: o colombiano do Fluminense tem sido uma peça fundamental na criação de jogadas e na movimentação ofensiva da equipe. É o líder em passes decisivos na Copa até aqui.
Minha opinião
O Flu tem humildade para defender e coragem para atacar. Não se apequenou diante de adversários teoricamente mais fortes. Soube ler os jogos e alternou momentos de se retrair mais, de avançar mais e de tentar administrar quando esteve em vantagem.
Chelsea
Depois de uma primeira fase nada empolgante, com direto a derrota para o Flamengo, os londrinos estão avançando na competição e ganhando confiança. O desempenho subiu de nível contra Benfica e Palmeiras nas fases eliminatórias.
Destaques
Cole Palmer: a grande estrela do Chelsea acordou diante do Palmeiras. O gelado, como ele é chamado, desencantou e mostrou a sua frieza na finalização que abriu o marcador do confronto contra os brasileiros. Tem muita capacidade de arrancada, drible, visão de jogo e precisão nas bolas paradas. É o segundo jogador que mais finaliza na Copa.
Pedro Neto: o português foi abaixo nas quartas, mas é o jogador com maior nota média no Sofascore. Pedro Neto é top 5 dribladores da Copa, sendo um jogador bastante embaçado no um no um. E também finaliza com qualidade.
Cucurella: ele é muito versátil. Joga pelo centro-esquerda no ataque posicional da linha de 5 jogadores mais avançados do Chelsea. E também pode jogar pelo lado esquerdo da defesa na primeira linha com uma saída de três. O espanhol é muito voluntarioso.
Minha opinião
O time do Chelsea na primeira fase era engessado, com pouca mobilidade, e quase nenhuma troca de posição. Agora, vejo um time mais solto e mais confiante. Enzo Maresca, técnico do Chelsea, deu uma nova dinâmica ao meio e o time parou de ser tão depende das jogadas individuais dos seus pontas. João Pedro dá uma qualidade diferente ao centro do ataque. O Chelsea de hoje é muito mais forte do que aquele que tomou três do Flamengo.
PSG
Uma estreia arrasadora contra um rival europeu, em seguida uma derrota para o Botafogo. O começo do PSG colocou em dúvida o tamanho do interesse do atual campeão europeu na Copa. No mata-mata, eliminou o Inter Miami nas oitavas com um pé nas costas. Contra o Bayern, protagonizou o duelo de melhor nível técnico da competição até o momento. Os franceses também terão desfalques para a semifinal, com as suspensões de Lucas Hernández e Willian Pacho.
Destaques
Vitinha: o meia tem mais de 100 passes de média por jogo. A impressão que dá é que ele está em todos os lugares do campo. Homem da bola parada, se apresenta para o jogo o tempo inteiro e não tem medo de arriscar. Vitinha também é o líder em bolas longas da Copa.
Dembélé: vindo de contusão, o francês está entrado aos poucos. Marcou contra o Bayern. Todos sabemos como ele pode ser letal.
Hakimi e Nuno Mendes: esses dois laterais são de outro planeta. Que vigor físico! Defendem e atacam o tempo inteiro.
Minha opinião
O PSG é melhor time da Copa. Difícil apontar os pontos fracos. Tem muita capacidade técnica e a confiança está lá no alto. Jogando a vera, é favorito contra qualquer um hoje.
Real Madrid
Os merengues venceram três europeus até aqui: RB Leipzig, Juventus e o Borussia Dortmund. E venceu todos eles sem muita dificuldade. Para o duelo contra o PSG, o Real Madrid terá o desfalque do zagueiro Dean Huijsen, expulso no finalzinho do jogo das quartas.
Destaques
Gonzalo Garcia: no time dos galáticos, um “cria” do Real é o artilheiro da Copa. Mesmo com Mbappé voltando de lesão, hoje não tem como tirar o homem do time.
Arda Guler: o turco é o líder da Copa em grandes chances criadas. Já tem duas assistências. O garoto entrou para não sair mais do time.
Mbappé: segue se recuperando de lesão, mas já tem jogado alguns poucos minutos. Fez um golaço contra o Borussia e, contra o PSG, tem a tal história da lei do ex.
Minha opinião
A Copa está fazendo muito bem ao Real Madrid. Algumas peças estão surgindo bem, como o lateral Fran Garcia e o atacante Gonzalo Garcia. Huijsen estreou e parece que já joga no time a muitas temporadas. Guler está jogando demais também. Esses jogadores vão dando opções para Xabi Alonso. Por outro lado, Vini Jr e Bellingham não estão brilhando. O desafio contra o PSG vai ser o maior dos merengues até aqui. Na minha visão, a equipe ainda tem alguns ajustes para serem feitos. O time ainda não está pronto, mas promete ser muito forte na próxima temporada.
Segue um quadro com as principais estatísticas do semifinalistas para que possam analisar os pontos fortes e fracos de cada time.
Conclusão
O Fluminense já mostrou a sua capacidade de derrubar favoritos. Será que vai derrotar mais um? Sendo objetivo, acho não. Vou de Chelsea para avançar.
No outro confronto, vejo um PSG muito redondo, na sua plenitude, contra um Real com muito talento, mas ainda processo de reconstrução. Vou de PSG indo para final.
Deixem seus palpites também!
Te vejo no meu canal do Telegram: Arquibancada Brasil
Grande abraço,
Professor Paulo Barreto
Leia também:
Al-Ahli, da Arábia Saudita, negocia contratação de Messi
Botafogo acerta a contratação do técnico Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti
A conversão de diferentes formatos de odds em probabilidade
Bancada evangélica já trabalha contra PL que legaliza cassinos e bingos
Arsenal espera fim da Copa de Clubes para tratar compra de Rodrygo