Como Funciona o Branding nas Apostas Esportivas?
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Marketing nas apostas
qua 12 jan/22

Marketing nas apostas


Qual é a importância de ter um branding bem-feito dentro das apostas esportivas? Esse é um assunto diferente do que eu venho falando por aqui, mas também é importante que você entenda sobre isso. Até porque, além de ensinar você a ter sucesso nas apostas esportivas, eu também quero te ensinar a empreender dentro desse universo. Portanto, vamos conferir o conteúdo do artigo de hoje.  

O branding nas apostas esportivas 

Hoje eu vou contar a minha experiência com a parte de branding nas apostas esportivas, desde a parte do afiliado, indústria, a parte da legislação, enfim. São muitas coisas que envolvem o marketing nas apostas esportivas.  

O que é branding? 

Nós podemos tratar o branding como a marca, aquilo que é lembrado quando você fala de alguma marca. Por exemplo, qual é o branding da Punter Place? A Punter Place usa muito frases como “Aposte sem ser limitado”, “Encontre as melhores odds do mercado”, etc. Já a TraderBet usa “Metade da comissão da BetFair”, “Melhores de opções de depósitos e saques”, e por aí vai. 

As marcas contratam pessoas para melhorar o branding, o seu nome, a sua logomarca, etc. E eu vejo aqui algumas dificuldades tanto nos novos tipters, quanto nas casas de apostas que abordam os seus afiliados. E como isso tem sido bem frequente, eu quero contar a minha história para você. 

O preço do seu trabalho 

Não deixe que os outros coloquem preço no seu trabalho. Diariamente eu recebo e-mails de empresas me oferecendo um contrato com valor X. E eu acho que isso não é um tipo de abordagem que se faça, tanto nas apostas quanto em outros negócios.  

Eu já gosto mais quando a empresa me manda um e-mail de maneira mais pessoal, falando meu nome e pedindo meu Mídia Kit. Portanto, eu considero esse tipo de abordagem muito mais importante. 

Mas o que isso tem a ver com branding? Isso pode acabar derrubando a sua marca. A falta de postura de algumas marcas com seus possíveis afiliados faz com que o trabalho não dê certo. As marcas estão tão preocupadas em colocar gerentes de afiliados no mercado e se esquecem de analisar como esse gerente aborda um afiliado.  

Abordagem no início do trabalho 

Você pode pensar que apenas eu, por ter um pouco mais de visibilidade, reclamo disso. Mas isso também é uma falta de respeito com quem está começando a ter uma audiência mais engajada. Indiferente da sua quantidade de seguidores ou inscritos, é errado uma empresa querer colocar preço no valor do seu trabalho. 

Imagine você ir ao dentista para fazer um tratamento de canal e esse dentista diz que o trabalho custará R$ 500. Mas você diz que esse valor é absurdo e vai pagar no máximo R$ 200. Você acha que o dentista vai querer dar sequência no seu tratamento? É claro que não, isso não faz sentido.  

É claro que existe uma negociação que pode acontecer de maneira saudável, mas ninguém pode ditar o seu ritmo de trabalho, oferecendo um valor totalmente fora.   

Alinhamento da casa de apostas 

A marca ou a casa de apostas precisa estar alinhada com o discurso do influenciador. Acontece de a marca procurar o influenciador ou o influenciador busca uma parceria com a casa de apostas, porém as duas partes não estão de acordo com as ideias.  

Por exemplo, eu trabalho com odds asiáticas e uma casa de apostas aleatória me convida para trabalhar com eles. Porém, essa casa não trabalha com mercado asiático. Faz sentido eu ser garoto propaganda dessa bookie? Não, né? Isso passa muita falta de coerência e falta de credibilidade para ambas as audiências.  

Você influenciador precisa ter um discurso diferenciado e bem definido também para que faça sentido o que você divulga.  

Não adianta você aceitar uma marca que não tem nada a ver com o que você prega.  

Autoridade 

Outro problema que eu vejo relacionado a branding e afiliados é que ainda existem pessoas com pouca autoridade indo com muita sede ao pote.  

Tem muita gente se lançando no mercado sem ter experiência alguma, vendendo algo que ainda não entrega. Portanto, você precisa acumular mais experiência, entender como gerar resultados para depois evoluir nisso. Não vai acontecer da noite para o dia. 

Mercado saturado 

Tenho visto que o mercado está saturado de jornalistas, blogueiras, humoristas e outras pessoas que nem são do ramo. Pessoas sem experiência na área de apostas esportivas estão se tornando tipsters.  

Portanto, é preciso abrir o olho e saber diferenciar um conteúdo que tem qualidade daquele que não tem. Além do mim, existem também vários outros criadores de conteúdo que trabalham com seriedade.  

Pegue inspiração de marcas legais que trabalham bem o conteúdo e evolua com boas referências.  

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1 comentário

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