
Site de apostas fecha patrocínio master do Brasileirão por três anos
Na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou um novo acordo de patrocínio para o Campeonato Brasileiro. O site de apostas Galera.bet é o novo patrocinador do Brasileirão e, além de já ser um dos patrocinadores do Brasileirão Feminino, o site de apostas fechou com a CBF um contrato válido por três anos para patrocinar o Brasileirão Masculino. O acordo, segundo informações da imprensa, garante à empresa exclusividade no setor de apostas esportivas junto a CBF.
De acordo com informações da própria CBF, a nova patrocinadora master do Brasileirão terá sua marca exposta ao longo de toda a competição pelas próximas três temporadas e, além dessa exposição, o contrato fechado com a Galera.bet também concede direito a ações offline, digital, branding, de relacionamento, ativações exclusivas de experiências e é válido até a edição de 2024.
Em nome da Galera.bet, o CEO da empresa, Asher Yonaci, declarou que a ideia da parceria é estreitar laços com o mercado brasileiro. “A Galera.bet é uma marca criada exclusivamente para o mercado brasileiro. Não à toa, levamos as cores do Brasil. Por isso, estamos muito felizes de agora fazer parte do Campeonato Brasileiro. O Brasileirão Assaí fala muito sobre o brasileiro, sua paixão, seus rituais e, também, sobre a nossa empresa. Não poupamos esforços para fechar essa parceria e estamos muito entusiasmados com todo o trabalho que virá pela frente”, declarou Asher.
Declaração da CBF e ações planejadas
Em contrapartida, o Diretor Comercial e de Marketing da CBF, Lorenzo Perales, acredita que a nova parceria pode ajudar em uma maior aproximação do público com o produto Brasileirão. “A interatividade intensa com aquilo que acontece no Brasileirão Assaí é uma característica já detectada e comprovada pelas redes sociais oficiais da competição, dos clubes e de todos os envolvidos. A Galera.bet chega para ser mais um parceiro exclusivo para alimentar a paixão e o engajamento digital do Campeonato Brasileiro. Os torcedores brasileiros terão mais essa oportunidade de interagir e se sentir parte da competição”, afirmou Perales.
Pensando em colocar em prática ações que possam corresponder às expectativas da nova parceria, a Galera.bet, que já patrocina o Corinthians, a Conmebol TV, além dos estádios do Mineirão e do Allianz Parque, tem preparado uma série de ações para o decorrer da competição. “O torcedor pode esperar por muitas novidades. Teremos ações especiais voltadas para o Campeonato Brasileiro”, afirmou Asher Yonaci.
Mais polêmica
Certamente, o anúncio da CBF de um novo site de apostas como patrocinador master da competição gera muitas polêmicas. Tem crescido o número de torcedores, jornalistas e consumidores do Brasileirão que estão se incomodando com a presença cada vez maior das casas de apostas dentro do futebol brasileiro. Temos visto pipocar centenas de comentários diários em redes sociais abordando o tema.
Além do incômodo dos consumidores, alguns setores da imprensa também enxergam a relação de patrocínio de sites de apostas ao futebol brasileiro como promíscua. Sim, promíscua, uma terminologia muito forte, porém que eu já vi ser usada em textos sobre o tema. Obviamente essas pessoas têm total direito de não gostar do segmento de apostas esportivas e preferir outros tipos de patrocínio, o que não podemos ver é desinformação disfarçada de opinião.
Não quero nem entrar no mérito da qualidade das casas de apostas que estão sendo expostas, apesar de que isso poderia ser um tema a ser abordado. O ponto das polêmicas envolvendo os patrocínios de casas e sites de apostas dentro do futebol brasileiro é maior que isso. As pessoas olham torto por puro preconceito e incapacidade de buscar entender como esse mercado funciona nos dias de hoje.
Arrisco-me a dizer que, sem as casas de apostas, o futebol brasileiro estaria vivendo um momento muito mais delicado atualmente. Com a crise e as condições atuais do país, praticamente quebrado, quantos dos times que hoje possuem um patrocínio fechado com uma casa de apostas teriam algo fechado com outra empresa? Será que as pessoas que consomem o futebol brasileiro lembram do passado não tão distante?
Com polêmica ou sem polêmica, as casas de apostas estão aqui e devem seguir dominando os espaços publicitários do futebol brasileiro por longos anos. Quem não gosta do segmento vai ter que se acostumar com isso. O que nos cabe, gostando ou não dos patrocinadores, é torcer para que as marcas corretas vençam a guerra de espaço com as marcas ruins.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr