Casa do Apostador Carregando...
Quando inicia o brasileirão e como as equipes estão se preparando?
qua 02 mar/22

Quando inicia o brasileirão e como as equipes estão se preparando?


Quando inicia o brasileirão e como as equipes estão se preparando? 

O campeonato começa só em abril, mas já teve time iniciando a preparação logo quando terminou o campeonato passado, afinal, uma competição tão importante, merece toda a atenção. 

A maioria das equipes já começa o planejamento, decisão de datas, inicia análise de jogadores para contratação muito antes do primeiro jogo. 

Apesar de algumas equipes planejarem a busca por um título ou uma vaga numa competição internacional, o que para muitos é a tão sonhada Libertadores da América, quase metade tem preocupação maior em não ficar entre os quatro últimos, o que significaria perder patrocínio, valor de mercado, cotas de televisão, bilheteria, além de diversos outros problemas acarretados. 

 

Importância do Campeonato Brasileiro 

Muitos ressaltam a importância da Série A do Campeonato Brasileiro, principalmente pela imprevisibilidade vista principalmente por aqueles que veem apenas o nome da equipe, já que tem grandes clubes e torcidas apaixonadas. 

Com certeza é um dos principais campeonatos do mundo, muitos jogadores de várias nacionalidades, principalmente sul-americanos sonham em uma oportunidade neste campeonato, que também serve de vitrine para ter uma oportunidade no futebol europeu.  

Diferente de outros campeonatos, principalmente os europeus, onde há uma quantidade limitada de equipes que realmente disputam as primeiras posições, este número no Brasil é relativamente bem grande. Há países com o mesmo campeão por nove anos consecutivos, outros com títulos recentes apenas para duas ou três agremiações. 

Deste 1959, a principal competição brasileira teve 17 campeões diferentes, sendo de 9 cidades diferentes de sete estados de três regiões brasileiras, sendo que, apenas uma vez, um mesmo clube consegui três títulos seguidos, dada a dificuldade, que foi o São Paulo. 

 

Análise dos campeões dos anos anteriores 

Desde a adoção dos pontos corridos, em 2003, o Brasileirão teve 8 campeões diferentes, todos da região sudeste, sendo dois do Rio de Janeiro, dois mineiros e quatro paulistas, mostrando a hegemonia vinda do estado de São Paulo. 

Apenas Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos e São Paulo foram vitoriosos no atual sistema de disputa. 

Desde 2015, os títulos deste campeonato tão importante foram divididos apenas entre quatro clubes, Galo, Flamengo, Palmeiras e Corinthians, onde apenas o time mineiro não tem dois títulos no período, talvez agora seja a hora de igualar este número. 

Observa-se que nestas últimas sete edições, vemos uma certa tendência, visto que hoje estes quatro são os principais postulantes ao título. 

 

Em qual mês começa o Brasileirão? 

Neste ano, o Campeonato Brasileiro Serie A inicia no dia 10 de abril, mais cedo em relação ao ano passado e termina antes, se comparado ao ano de 2021, já que teremos Copa do Mundo FIFA em novembro. 

 

Quais times farão parte do Campeonato Brasileiro? 

Este ano terá representantes de nove estados brasileiros, reunindo quatro regiões e milhões de torcedores espalhados pelo mundo. 

América Mineiro 

Após tanto tentar, conseguiu enfim se manter na primeira divisão por duas temporadas consecutivas, logo já começa o ano focado em se manter mais uma vez. Pelo que vem apresentando nos últimos anos, vem se consolidando com atual segunda força do estado, disputando até libertadores neste ano. Ainda tem orçamento modesto, principalmente se comparar com o principal rival estadual. Não é uma equipe que costuma ser irresponsável nas finanças, logo não se espera reforços muito caros. Sabe que o campeonato que disputa não é contra os gigantes brasileiros e sim contra a parte baixa da tabela. Mas conseguir mais uma vaga numa competição internacional seria um ótimo resultado para 2022. 

Athletico Paranaense 

Atual campeão da Sul-Americana e vice da Copa do Brasil, no campeonato nacional  de 2021 muitas vezes não jogou com força máxima, nem com a mesma garra que apresentou nas copas disputadas em 2021. Teve apenas 41% de aproveitamento, ficando apenas a 4 pontos da zona da degola, o que não parece ter incomodado muito a torcida devido aos grandes resultados da temporada. 

Teve a chegada de alguns reforços, como Pablo e Cuello, muitas bem pontuais, as quais deverão ajustar o técnico Alberto Valentim buscar mais bons resultados no comando desta grande equipe. 

O que o Furacão vai buscar neste ano dependerá muito dos resultados das copas disputadas, Libertadores e Copa do Brasil. Em caso de resultados negativos, provavelmente a equipe paranaense terá que buscar estas vagas pelo Brasileirão. Se tiver sucesso nas copas, é bem provável que o resultado no fim deste ano seja bem semelhante ao de 2021.  

Atlético Goianiense 

O Dragão, depois de perder a vaga na Libertadores pelo saldo de gols, neste ano o torcedor não quer ficar no quase, mas tem grandes desafios ainda pela frente. 

Logo no início do campeonato estadual, já perdeu o técnico, Marcelo Cabo, logo após a derrota para o rival Vila Nova. 

A campanha no Campeonato Goiano não é ruim, mas poderia ser melhor. A equipe do técnico Umberto Louzer ainda tem muito o que trabalhar, afinal, o novo comandante acabou de chegar. 

É um time que costuma dar trabalho, como vitórias em cima de grandes clubes do futebol nacional, como Flamengo e Corinthians, algumas inclusive no último Brasileirão, este ano não se espera nada diferente quanto a isso e buscará mais uma vez uma boa posição na Séria A. 

Atlético Mineiro 

Atual campeão, assim como campeão 2021 do estatual  e Copa do Brasil, além da Supercopa do Brasil 2022, se trata de uma equipe muito vitoriosa nos últimos campeonatos disputados e manteve basicamente o mesmo time. Este ano é provável que busque mais a Libertadores do que o campeonato nacional, mas é um dos favoritos em ambos, até porque pode buscar o bicampeonato seguido e tem time titular e reserva para buscar isso.  

O desempenho da equipe em campo é invejável e até o momento se mostra uma equipe bem focada em buscar títulos. Um novo título nesta competição não seria nenhuma surpresa. 

 A sede de títulos do Hulk, Arana e Éverson não parece ter acabado. 

Avaí  

Promovido em 4º lugar da Série B, começou o ano flertando com a zona de rebaixamento catarinense. 

Neste ano já teve troca de técnico e precisa de entrosamento e melhor desempenho para lutar para a manutenção na primeira divisão.  

É o único representante de Santa Catarina neste ano e precisará trabalhar bastante e evoluir este time para buscar melhores atuações e resultados.  

Na Copa do Brasil, apesar da classificação, teve uma certa dificuldade para segurar um empate contra uma equipe de divisão bem abaixo, a URT em Patos de Minas, o que pode servir de alerta para este time. 

Botafogo 

Campeão da segundona nacional, passa por estruturação e é um clube bem diferente do que foi rebaixado em 2020. Com a SAF houve grande mudança no patamar do time da estrela solitária e hoje ainda é uma incógnita pelo que irá disputar.  

A princípio está abaixo dos rivais Flamengo e Fluminense, mas isto poderá mudar com o novo técnico, chegada de reforços e entrosamento. Espera-se um desempenho melhor do que as últimas participações neste campeonato, mas só o andamento das competições é que nos mostrará um panorama mais concreto sobre esta equipe. 

Ceará 

Treinado pelo Tiago Nunes desse o ano passado, conquistou vaga para a Copa Sul-Americana, lembrando que ficou bem próximo de uma vaga na Liberta, ficando apenas a uma vitória deste feito.  

Em 2021 fez um campeonato de meio de tabela, correndo poucos riscos e é justamente isso que se espera para o Vozão para o campeonato de 2022. Está com agenda bem cheia, já que também tem Sul-Americana, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, onde é líder. 

Na elite do futebol brasileiro desde 2018 de forma consecutiva, a equipe deve se manter e buscar voos cada vez mais altos. 

A diretoria ainda busca mais alguns reforços pontuais, inclusive tem alguns nomes no radar. 

Corinthians 

Aparece correndo por fora nesta disputa, mas um título não seria surpresa, afinal levou 3 taças na década passada e sabe como lidar com este campeonato. A incógnita está em relação ao técnico, que terá até abril para impor ritmo de jogo, entrosamento e montar a equipe ideal para esta disputa, além de duas outras competições importantes, Copa do Brasil e Libertadores, sem contar o Paulistão, onde é líder do seu grupo com uma certa folga. 

Busca ao menos ficar entre os 4 primeiros, mas a concorrência está cada vez maior. 

Coritiba 

Terceiro colocado da segunda divisão nacional de 2021, até se esperava mais em determinados pontos da competição.  

O campeão de 1985 tem tradição na Série A, mas terá pela frente equipes bem preparadas. Faz boa campanha no estadual, mas se trata de jogos com nível bem abaixo do que enfrentará a partir de abril.  

Com um pouco mais de evolução do time, a briga será por vagas em competições internacionais, caso contrário terá que lutar contra a parte baixa. 

Cuiabá  

Primeira vez que disputou a primeira divisão e já conseguiu se manter, algo que muitos apontavam ser difícil para este clube mato-grossense.  

Ano passado conseguiu a última vaga para a Copa Sul-Americana, porém apenas a 4 pontos do primeiro da zona de rebaixamento. Neste ano busca mais uma vez a manutenção e a torcida espera que chegue nas últimas rodadas mais tranquilo, sem depender de resultados para a manutenção de divisão. 

Flamengo 

Brigou até a reta final em todos os campeonatos que disputou recentemente, devido à troca de técnico, é provável que leve ainda algum tempo para ficar com capacidade máxima.  

É um dos melhores elencos do país e favoritíssimo ao título, assim como nos últimos campeonatos disputados. Não conseguiu ganhar os 4 últimos títulos disputados, aumentando ainda mais a sede de títulos desta equipe. A espinha dorsal deste time está mantida e estrelas como Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol são os grandes destaques na busca deste título. 

Fluminense 

Reforçou bastante o time, estreou bem na Libertadores e faz um bom início de ano. Já mostrou que alguns reforços já deram resultados, como a chegada do Fábio, que até já defendeu uma penalidade máxima na Libertadores, jogo que também contou com gol de outro reforço, Germán Cano. 

Com os resultados deste início de ano, onde chegou a 9 vitórias segundas, já mostra que tem tudo para brigar por boas posições neste campeonato. 

Vale ressaltar que o time terá grandes desafios pela frente, afinal, tem pela frente grandes adversários em várias competições, inclusive paralelas no Brasileirão.  

Mas com os grandes reforços quem vem chegando, mostra que a diretoria vem se preparando para buscar ótimos resultados. 

Fortaleza 

Pronto para disputar cinco campeonatos, onde em alguns é um dos favoritos a títulos, como o estadual e o regional, já outros como a Libertadores, provavelmente terá um pouco mais de dificuldade devido a alto nível técnico. Mesmo assim, isso não parece assustar a equipe do Juan Pablo Vojvoda, comandante da equipe que buscou bravamente a vaga na Libertadores 2022 e fez campanha invejável, já que chegou a liderar este campeonato tão difícil e terminou em quarto, atrás apenas dos favoritos Atlético, Flamengo e Palmeiras. 

A expectativa é que neste ano a busca seja semelhante e uma nova conquista de vaga na Liberta ou posição ainda melhor não será surpresa para esta organizada equipe da capital cearense.  

Goiás 

Líder do seu grupo no Goianão, com apenas uma derrota em 9 jogos, mas ainda não teve grandes desafios neste ano. Subiu como vice-campeão da Série B 2021, divisão onde passou apenas um ano, ficando a frente de grandes equipes, como Cruzeiro, Vasco e Coritiba, superado apenas pelo Botafogo. 

A campanha do ano anterior servirá de base para e motivação para 2022, onde busca principalmente a manutenção de divisão e depois uma vaga na Sul-Americana, assim como disputou em 2020. 

Internacional 

Começou a uma certa distância do Grêmio no estadual e a equipe treinada pelo Alexander Medina precisa melhorar bastante para a estreia na Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Tem pela frente grandes desafios neste ano, buscando não ficar brigando por meio de tabela como no campeonato de 2021 e voltar a figurar entre os destaques brasileiros. 

No ano de 2021 chegou ao ápice no campeonato na 27ª rodada, com a sexta posição e duas rodadas depois já iniciou sua queda de rendimento, caindo 6 posições, perdendo a possibilidade de disputar mais uma vez a Libertadores. 

Juventude 

Única equipe que ficou na Série A e não conseguiu vaga para competição internacional, afinal, foram 15 vagas distribuídas, mas para boa parte da torcida, a manutenção na primeira divisão já foi uma grade conquista, ainda mais deixando para a grande equipe do conterrâneo Grêmio.  

Mais uma vez o foco no campeonato inicia na manutenção de divisão e, ao menos a torcida espera, que isso se defina o quanto antes, não deixando par as últimas rodadas, já que conseguiu isso apenas no último jogo.  

No estadual não faz um bom campeonato, o que já indica atenção para amadurecer o time até o início do nacional.  

Um reforço de destaque foi a contratação surpreendente do Mauro Zárete, um dos destaques do América no campeonato anterior. 

Palmeiras 

Mais um favorito ao título, entretanto, no último campeonato, apenas de estar muito acima dos outros 17 competidores, 8 pontos acima do 4º colocado, ficou 18 pontos abaixo do líder. Claro que vale lembrar que a partir de determinado ponto do campeonato, o foco foi para a Libertadores e não valia muito a pena correr atrás de algo quase inalcançável.  

Entretanto, a equipe palmeirense mostrou diversas vezes que tinha time para disputar até o fim o título brasileiro e este ano mostra ter o mesmo potencial. Afinal, é bicampeão da Liberta e fez ótimo jogo na final do Mundial de Clubes, algo que deveria dar muito orgulho a torcida.  

O Abel Ferreira tem a equipe nas mãos e sabe o potencial de cada um, começando com o goleiro Weverton, que é uma estrela a parte.  

Red Bull Bragantino 

Busca figurar na parte de cima da tabela, assim como no último ano, resta saber se conseguirá manter o ritmo durante todo o campeonato, uma vez que se não for eliminado nas copas que disputa, há chances de ter que priorizar um campeonato ou outro, assim como fez na última edição, quando foi para a final da Copa Sul-Americana.  

O resultado do campeonato do ano de 2021 foi ótimo, já que ficou a apenas 2 pontos do quarto colocado e se manteve entre os primeiros praticamente todo o tempo. 

Mesmo num grupo que parecia difícil no Paulistão, com Santos e Ponte Preta, lidera tranquilamente. 

Santos  

A equipe santista vive numa irregularidade e corre até riscos de ficar forra das oitavas do Campeonato Paulista, dado o Red Bull Bragantino lidera com certa folga e os rivais estão com situação parecida e podem se manter na briga até o final. Ainda teve saída do técnico Fábio Carille e o próximo técnico deverá gastar um certo tempo para colocar a equipe nos eixos. 

Se voltarmos mais no tempo, desde o vice da Libertadores 2020, disputada no início do ano passado devido à pandemia de Covid-19, o Peixe vem passando por grandes dificuldades tanto em campo quanto fora dele, com inclusive a proibição de contratação por um tempo por causa dívidas. 

Por outro lado, algumas contratações enchem a torcida de esperança, como a chegada do Eduardo Bauermann, que atou bem na zaga do América-MG e o Ricardo Goulart, que estava na China, no Guangzhou Evergrande. 

São Paulo 

O Tricolor Paulista, treinado pelo ídolo são-paulino Rogério Ceni vem passando por irregularidades neste ano. Muitos acham que o São Paulo está jogando bem com o elenco que tem e por mérito do treinador, mas é bem claro que foram raras as boas apresentações deste time na temporada. 

Depois de escapar da briga contra o rebaixamento no ano passado, ficando na segunda página todo o campeonato, a torcida espera que neste ano não seja tão sofrido. 

Com a chegada de Rafinha, ex-Gremio, Flamengo e Bayern de Munique, Nikão, que estava no Athletico-PR, e Patrick que saiu do Internacional, se espera que melhores resultados sejam obtidos pelo Tricolor. 

 

Quais times você apostaria que ficarão no G4? E quais serão rebaixados? Deixe seu palpite nos comentários. 

 

QUAIS MÉTODOS UM APOSTADOR PRECISA ESTUDAR? 

Esse é um assunto que eu falo muito com meus seguidores, afinal é a base para o investimento esportivo. Por isso, eu separei aqui abaixo alguns conteúdos para você começar a estudar sobre métodos para as apostas esportivas. 

Faça como os 3% dos apostadores lucrativos e comece a se especializar agora mesmo. Por isso, faça parte do meu grupo exclusivo para receber conteúdos de apostas esportivas profissionais. 

 

Escrito por Paulina Costa

 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!