Pontuação Aberta no MMA
Quem me segue já viu o quanto reclamo das pontuações dos juízes, e lutas mal julgadas têm sido cada vez mais frequentes. Por que isso acontece? Vamos adentrar nos maiores problemas que temos hoje ao se julgar uma luta de MMA:
- Os juízes vieram do boxe – com isso, a tendência é que não saibam pontuar trocas de guarda, quedas e tentativas de finalização quando a luta vai para o chão.
- Os rounds são julgados pela qualidade e efetividade dos golpes, tanto em pé quanto no chão. Caso os dois quesitos sejam iguais, julga-se agressividade e controle do centro do octógono. Bem subjetivo, não?
Com tantas brechas, acabamos vendo um juiz marcar 3 rounds para o lutador A e outros dois marcarem 2 rounds para o lutador B e 1 para o lutador A. Não me parece muito correto uma discrepância tão grande.
Mas como contornar esse problema? Sinceramente, após mais de 15 anos acompanhando MMA não consigo ver a qualidade dos juízes melhorar, então vejo apenas uma mudança prática para se fazer: a pontuação aberta.
Seja no futebol, basquete ou até na ginástica, todos os atletas sabem se estão vencendo ou não um combate, então por que não no MMA?
Invicta
Hoje o Invicta FC, evento exclusivamente de lutas femininas, adota a pontuação aberta e é um sucesso para as lutas. Se uma lutadora sabe que perdeu os 2 primeiros rounds, ela vai para cima com tudo para finalizar ou nocautear. No dia 11/05 tivemos o Invicta FC 47 e aconteceram alguns erros de julgamento, como na luta entre Janaisa Morandin e Liana Pirosin. Liana venceu claramente o primeiro round, e acredito que tenha perdido o segundo, porém dois dos três juízes deram o segundo round para ela também. Janaisa sabendo que não venceria mais por pontos aplicou uma blitz pesada no terceiro round, e por pouco não nocauteou a compatriota. Mudou o resultado incorreto ao meu ver? Não, mas deu chance a Janaísa de tentar evitar um garfo.
O MMA é um esporte jovem e em constante evolução, então vamos aguardar por mais novidades para que tenhamos resultados mais justos.
Escrito por Raphael Brettas
1 comentário
You are a very intelligent individual!