NBA Playoffs: Altos e Baixos da Temporada
Casa do Apostador Carregando...
NBA Playoffs: O Fracasso do Brooklyn Nets em mais uma pós-temporada da NBA
dom 08 maio/22

NBA Playoffs: O Fracasso do Brooklyn Nets em mais uma pós-temporada da NBA


No dia 25/04/2022, em jogo disputado no Barclays Center, ginásio do Brooklyn Nets, os Celtics confirmaram a vitória que selou a desclassificação dos Nets dessa temporada da NBA após finalizar a série com um placar de 4-0 para o Boston na melhor de 7 jogos. O resultado, que é conhecido como “varrida” (vencer uma série de playoffs por 4-0), nunca foi aplicado contra um time que tinha Kevin Durant em seu elenco. 

No início da temporada, os Nets eram considerados como um dos favoritos ao título da liga, principalmente por contarem com um big-3 formado por Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden. Como vimos na disputa da primeira rodada dos playoffs, nada deu certo para a franquia de Nova Iorque. Nesse artigo vamos discutir quais foram os principais fatores que levaram os Nets até esse ponto baixo na sua história recente. Lembrando que esse é um artigo de opinião, e esses são os motivos que eu acredito que foram os principais para o mau desempenho dos Nets na temporada.

Elenco

O problema dos Nets começou com um elenco que tinha problemas claros em sua montagem. Os Nets tinham dois armadores de primeira categoria em James Harden e Kyrie Irving, e para que os dois conseguissem atuar juntamente era comum que Irving fosse deslocado para uma função de Shooting Guard, que normalmente é um suporte para o armador principal da equipe. Mas esse não era o principal dos problemas do Nets na composição do seu elenco, e sim a ausência de um Pivô do nível do restante da equipe. As opções para a posição eram principalmente Nic Claxton e LaMarcus Aldridge. Claxton é um pivô jovem e que ainda tem muito a aprender para se tornar um jogador de alto nível. Aldridge já viveu bons momentos na carreira, mas devido a problemas no coração ficou muito tempo fora das quadras. Durante a temporada, Drummond saiu dos 76ers e rumou Nova Iorque, mas sem entrosamento e sem ser um pivô de nível técnico tão alto, não conseguiu impactar. A falta de um pivô confiável trouxe vários problemas para os Nets, e isso foi muito bem exemplificado na última partida da série disputada contra o Boston, quando Claxton errou mais de 10 lances livres na partida e tiveram momentos que vimos Kevin Durant improvisado como Pivô. 

Treinamento

O comando técnico é uma das maiores críticas da torcida dos Nets. Steve Nash, duas vezes MVP da NBA (2005 e 2006) não tem feito um grande trabalho no comando dos Nets. Nash claramente não tem facilidade em definir as suas rotações principais, e isso foi muito bem evidenciado nos Playoffs. Durante a temporada regular, Blake Griffin foi removido da rotação da equipe e estava considerado como fora dos planos. Porém, quando chegaram os jogos eliminatórios, Nash deu vários minutos para Blake Griffin, que ficou a temporada praticamente toda no banco e não tinha entrosamento suficiente com seus companheiros de quadra. Nash parece ter uma postura muito passiva no vestiário e muitos acreditam que seu trabalho só fui sustentado até o momento pois os superstars da equipe resolveram em quadra, mesmo com um treinamento deficitário. 

Kyrie Irving

Sim, Kyrie Irving foi um dos grandes problemas da Franquia do Brooklyn nesta temporada. Como foi comum em quase todo o mundo, a cidade de Nova Iorque tinha protocolos de segurança contra a COVID-19, e algumas das regras deste protocolo envolviam a obrigatoriedade de vacinação para frequentar eventos esportivos e ambientes de trabalho, que no caso de Irving, são as quadras de basquete. O problema foi que Kyrie Irving recusou a vacinação, e não foi imunizado com nenhuma das doses da vacina contra a Covid. Com o decreto impedindo que Irving jogasse em casa, o jogador ainda estava liberado para atuar nas partidas fora de Nova Iorque, exceto em Toronto e San Francisco. Porém, como punição pela postura anti-vacina, os Nets mantiveram o jogador fora das quadras por boa parte da temporada. Irving foi reintroduzido aos treinos na metade da temporada e passou a atuar em alguns dos jogos fora de casa. No final da temporada regular, o decreto de Nova Iorque foi alterado e finalmente os torcedores dos Nets poderiam assistir Irving jogar no Barclays Center. O problema é que com a ausência do armador durante quase toda a temporada, somado às lesões de Durant e a insatisfação de Harden, os Nets perderam muitas partidas que não poderiam perder e caíram muito na tabela. 

James Harden

Além de já não jogar um basquete do nível já apresentado em outras equipes, Harden estava muito insatisfeito com a temporada dos Nets. A postura de Irving e os resultados ruins irritaram muito o jogador, que demonstrou claramente sua insatisfação. Durante o final janela de trocas da NBA, James Harden foi trocado para o Philadelphia 76ers. Em troca, os Nets receberam Ben Simmons, Seth Curry e Andre Drummond. Millsap fez o caminho contrário junto de Harden. A troca pode até ser considerada positiva, mas somente para o futuro, pois Ben Simmons não atuou nenhuma vez na temporada por não ter condições de jogo. 

Lesões

As lesões dos principais jogadores também foram muito prejudiciais para a equipe. A principal lesão foi a de Kevin Durant, que ficou mais de um mês afastado das quadras e esse foi justamente o período em que o Nets mais caiu na tabela. Além da lesão de Durant, enquanto Harden ainda estava no Nets também sofreu com lesões que o tiraram de alguns jogos importantes. Outra lesão muito notável é a de Joe Harris. O shooter, que é um dos responsáveis por muitos pontos dos Nets quando está em quadra, fez muita falta para a equipe pois diminuiu e muito o poder dos nets na bola tripla. Algumas outras lesões de jogadores de rotação também atrapalharam muito o Brooklyn. 

Jayson Tatum

O jovem jogador do Boston teve um papel importantíssimo na eliminação dos Nets nos Playoffs. Além de conseguir uma excelente média de 29.5 pontos por partida, Tatum foi o responsável por marcar Kevin Durant em diversas oportunidades, e seu resultado marcando o gigante dos Nets foi impressionante. Tatum marcou Durant individualmente em mais de 29 oportunidades, e nessas marcações, o jogador dos Nets só conseguiu marcar 15 pontos de mais de 50 possíveis. Além dos poucos pontos, Tatum limitou Durant a apenas 24% de aproveitamento nos arremessos e causou 9 turnovers (perdas de posse). Tatum foi fundamental na eliminação dos Nets pois anulou a peça principal da oposição, um trabalho que poucos atletas têm capacidade de fazer na liga. 

O que esperar para o futuro?

Após mais uma temporada fracassada, sobram apenas as dúvidas de qual vai ser o planejamento dos Nets para a próxima época. Os Nets tem a opção de manter o mesmo núcleo de jogadores, que é muito bom, e buscar apenas entrosar a equipe e trabalhar na integração dos novos jogadores, como Ben Simmons e Drummond, que pode ajudar bastante na posição de Pivô. Alguns jornalistas afirmam que Steve Nash não tem seu cargo ameaçado, e existem fortes possibilidades de que o técnico continue comandando a equipe em 2022-23. 

Outra opção que a franquia tem é trocar alguns de seus principais jogadores e tentar montar um elenco diferente e um pouco mais equilibrado, com a adição de um novo pivô principalmente. Só nos resta acompanhar, mas o fracasso dos Nets foi muito grande e prova que nem sempre as grandes panelas da NBA atingem o sucesso que muitos esperam. 

Faça como os 3% dos apostadores lucrativos e comece a se especializar agora mesmo. Por isso, faça parte do meu grupo exclusivo para receber conteúdos de apostas esportivas profissionais.

Escrito por Miguel Tureck

Deixe seu comentário