Mastercard, Riot Games e G2 Esports criam programa para desenvolver profissionais de eSports
A Mastercard, em colaboração com a Riot Games e a renomada organização de esportes eletrônicos G2 Esports, anunciou o lançamento do Mastercard Gamer Academy, um programa de desenvolvimento profissional que visa proporcionar a entusiastas dos eSports a oportunidade de inserção profissional no universo crescente dos jogos eletrônicos. A ideia é que os participantes do projeto, que terá alcance global, desenvolvam habilidades essenciais e recebam orientações na condução da carreira.
O Mastercard Gamer Academy, programado para inaugurar suas atividades em 2024, promete uma série de benefícios exclusivos para um total de 10 participantes, que serão selecionados por meio da análise das inscrições. Dentre as vantagens, destacam-se viagens custeadas para eventos de e-Sports de grande relevância, acesso privilegiado aos bastidores de competições prestigiadas, como o Campeonato Mundial de League of Legends e de Valorant em 2024, além de visitas à sede da G2 Esports em Berlim, na Alemanha.
Os participantes também terão a oportunidade de interagir diretamente com jogadores profissionais de equipes femininas, inclusivas e masculinas. Além disso, o programa inclui sessões presenciais e online conduzidas por mentores especializados em áreas cruciais, tais como saúde mental, resiliência, formação de parcerias, além do desenvolvimento de um currículo abrangente que aborda temas como marketing, criação de conteúdo, relacionamento com marcas e planejamento de eventos, entre outros.
Inscrições
As inscrições para a Gamer Academy já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site oficial (https://mastercardgameracademy.com) até o dia 17 de dezembro. Podem participar interessados com mais de 21 anos, seguindo as regras e limitações estabelecidas pelo programa. De acordo com a própria organização, um dos objetivos fundamentais da iniciativa é fomentar um ambiente mais inclusivo nos e-Sports, reconhecendo os desafios que muitos enfrentam para ingressar profissionalmente nesse mercado em constante evolução.
Raja Rajamannar, diretor de marketing global da Mastercard, expressou a visão da empresa em elevar o futuro dos jogos para todos. “A paixão pelos esportes eletrônicos é inegável, transcendendo gênero, idade, raça e cultura. Com a Mastercard Gamer Academy, estamos aproveitando a oportunidade para elevar o futuro dos jogos para todos e levar a emoção dos esportes eletrônicos a mais fãs em todo o mundo”, declarou Raja.
Romain Bigeard, gerente-geral do League of Legends na G2 Esports, enfatizou a ampliação da comunidade de e-Sports e a intenção de explorar todas as facetas desse cenário dinâmico. “Nosso poder nos e-Sports reside na nossa comunidade, unida pela paixão. A Mastercard Gamer Academy amplia essa comunidade, reunindo pessoas para um único programa. Queremos explorar todas as facetas dos e-Sports e dos jogos, destacando as diversas oportunidades de carreira. Nosso objetivo é oferecer aos participantes e espectadores a chance de aprender com os profissionais mais talentosos e respeitados do ramo”, complementou Bigeard.
Boa oportunidade
A parceria entre a Mastercard, Riot Games e G2 Esports para lançar a Mastercard Gamer Academy é uma boa oportunidade para quem sonha em se tornar profissional do universo dos eSports. Pelo que foi anunciado, o programa não apenas abre portas para aspirantes a profissionais, mas também destaca a importância de investir no desenvolvimento como atleta, buscando auxiliar possíveis talentos a construir carreiras sólidas no cenário dos jogos eletrônicos.
Ao oferecer benefícios como viagens para eventos de e-Sports e acesso aos bastidores de competições renomadas, o programa encontra uma forma de inserir os “alunos” no dia a dia do universo. De certa forma, essa iniciação é muito importante para quem pretender fazer dos eSports o seu próprio ambiente de trabalho. Esse tipo de ação também abrange a esfera da inclusão, uma das pedras fundamentais do programa, pois sabemos como pode ser difícil para determinados perfis de pessoas estar inserido no ambiente competitivo, seja no palco ou fora dele.
Por mais que algumas pessoas sejam resistentes ao tema, abordar a inclusão nos eSports é muito importante, tanto que temos atualmente categorias destinadas ao encolhimento de pessoas socialmente marginalizadas. Os desafios enfrentados por muitas dessas pessoas, que buscam entrar no mercado profissional de eSports, exige que tenhamos sempre muito cuidado na construção de qualquer tipo de comunidade, pois precisamos garantir que esse tipo de movimento seja realmente diversificado e acessível para todos os públicos.
É fato que a paixão pelos eSports é universal e transcende barreiras de gênero, idade, raça e cultura. Nesse sentido, a Mastercard Gamer Academy não apenas oferece oportunidades interessantes, mas nos faz refletir sobre a necessidade de programas semelhantes tornarem-se mais comuns. A indústria de eSports está em constante crescimento, e a demanda por profissionais qualificados só tende a aumentar. Outras empresas e organizações do setor poderiam seguir o exemplo da Mastercard, investindo não apenas em eventos grandiosos, mas também em programas de desenvolvimento profissional que moldem os futuros líderes e talentos do cenário.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr