Guardiola e Klopp se preparam para a última rodada da Premier League

A 38ª rodada da Premier League, conhecida também como Campeonato Inglês, considerada a maior competição nacional e a liga de futebol mais rica do mundo, se aproxima e acontecerá no próximo domingo, dia 22 de maio, com todos os jogos marcados às 12h, horário de Brasília. O que se sabe é que o troféu da Premier League desta temporada ficará com Manchester City ou Liverpool.
Liderando a tabela temos o Manchester City, com 90 pontos, que tenta o seu bicampeonato seguido e que com uma simples vitória conquistará o seu oitavo título nacional. Já em segundo lugar, temos o Liverpool que está na tentativa do seu vigésimo título, porém não depende somente deles, pois além de vencer o jogo seria necessário ao menos um empate do City, já que estão com 89 pontos, um a menos do que o líder da competição e ocupam a segunda posição na tabela.
Nesta última rodada o Manchester City enfrenta o Aston Villa, que jogará apenas para cumprir a tabela, já que está com 44 pontos e não corre risco de rebaixamento, no Etihad Stadium e o Liverpool jogará contra o Wolverhampton, no Anfield Road.
Tudo pode acontecer
Um detalhe importante, é que o técnico do Aston Villa, Steven Gerrard, é ídolo do Liverpool e pode de certa forma ajudar o seu time do coração a se tornar campeão. Vale mencionar também, que o Liverpool já conquistou nesta temporada a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra e, está na grande final da Champions League, contra o Real Madrid, que ocorrerá logo após a última rodada da Premier League. Sendo assim, o clube do técnico Jurgen Klopp, está na disputa final por todos os títulos dos torneios que participaram e podem fazer história, encerrando esta temporada com quatro troféus.
A respeito da escalação, para a final da Premier League, o técnico Jürgen Klopp se vê diante de incertezas, já que o atacante Salah e o zagueiro Van Dijk saíram com dores da final da FA Cup e ficaram de fora do confronto contra o Southampton, mesmo ficando à disposição e tudo indica que o mesmo ocorrerá neste domingo. Outra dúvida, é a respeito do jogador Fabinho, que sofreu uma lesão muscular, na coxa esquerda, ainda no primeiro tempo, na terça-feira dia 10/05/2022, durante o jogo do Liverpool contra o Aston Villa, pelo Campeonato Inglês. O jogador brasileiro, já ficou sem jogar duas partidas, mas o Klopp já afirmou que ele tem feito um tratamento intensivo para se recuperar o mais breve possível. A questão agora é se ele voltará nesta última rodada ou somente na final da Champions League.
Para o técnico Pep Guardiola, as coisas estão mais tranquilas, o clube não deixou nem que a eliminação da Champions League impactasse nos jogos da Premier League, o que mostra como o time está preparado fisicamente e mentalmente, podendo surpreender bastante nesta última rodada do torneio.
Critério de desempate
Não dá para negar, que esta temporada da Premier League está para lá de emocionante. O time do técnico Pep Guardiola, por exemplo, estava com uma grande vantagem na liderança, mas o clube liderado pelo técnico Jurgen Klopp conseguiu acabar com esta vantagem, que até ele mesmo chegou a achar que era improvável e agora está muito perto, com diferença de apenas um ponto.
É interessante pensar que caso o Manchester City seja derrotado nesta última rodada e o Liverpool consiga um empate, o título será decidido conforme os critérios de desempate do torneio, que são: o saldo de gols, gols pró, pontos no confronto direto e gols como visitante no confronto direto. Supondo que ambos os times empatem em todos os critérios de desempate, o que na verdade tem uma probabilidade mínima de acontecer, é necessário a disputa de um playoff para desempatar e decidir o vencedor, em campo neutro e com formato a ser determinado pela organização do torneio.
Seguindo esta lógica, um jogo de desempate só ocorrerá se o City perder de 6 a 0 e o Liverpool empatar por 5 a 5 (ou 7 a 1 e 6 a 6, ou 8 a 2 e 7 a 7, e assim sucessivamente). Neste caso, ambos os clubes empatariam com 90 pontos e seguiriam iguais em outros critérios de desempate como o saldo de gols e os gols marcados
Mesmo que a chance de todas essas combinações acontecerem ser mínima, é legal imaginar que pode acontecer uma final da Premier League totalmente inacreditável e emocionante.
Rivalidade
Jürgen Klopp e Pep Guardiola são uns dos melhores treinadores do mundo, da atualidade e da história do futebol, sempre fazendo grandes histórias nos clubes. Porém, independente da rivalidade dentro do campo, os dois treinadores possuem uma rivalidade antiga, desde os tempos de Bundesliga. Apesar da trégua de aproximadamente seis anos, sem trocar “farpadas”, agora novamente eles revivem a rivalidade como técnicos.
Levando em consideração a Premier League, quem tem levado a melhor, é o Guardiola, técnico do City, o clube foi campeão em 2017-2018, 2018-2019 e 2020-2021 (atual campeão), já o Liverpool, conseguiu a vitória apenas em 2019-2020.
O técnico do Manchester City já disse que o treinador do Liverpool, é o maior rival de sua carreira e já determinou que ele tem sido um rival mais marcante do que o português José Mourinho, com quem teve grandes embates nos tempos de Barcelona.
Nesta última rodada da Premier League, levantar a taça e gritar “é campeão” é questão de honra, para ambos os treinadores.
Escrito por Paulina Costa