Grupo Entain: Análise Sobre as Receitas no Brasil
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Grupo Entain relata receitas abaixo do esperado nas operações do mercado brasileiro
ter 02 ago/22

Grupo Entain relata receitas abaixo do esperado nas operações do mercado brasileiro


O Grupo Entain, uma das maiores empresas do cenário das apostas esportivas no mundo, relatou um crescimento abaixo do esperado de receitas nas operações do mercado brasileiro. Dono de marcas importantes em seu portfólio, como Bwin, Coral, Crystalbet, Eurobet, Ladbrokes, Neds International e Sportingbet, a empresa não conseguiu atingir os números que estava buscando no primeiro trimestre do ano com as suas marcas atuantes no Brasil.

CEO da Entain, Jette Nygaard-Andersen detalhou à imprensa as dificuldades enfrentadas pela Entain no mercado brasileiro que culminaram na baixa taxa de crescimento da empresa no segundo trimestre deste ano. Entre os fatores que justificam o baixo crescimento, estão a demora no processo de regulamentação das apostas e dos jogos no Brasil e o aumento da concorrência nessa área.

Seguiu crescendo

Mesmo com receitas abaixo do esperado, as marcas do Grupo Entain que atuam no Brasil seguiram crescendo nos primeiros meses deste ano. A empresa registrou um crescimento de 26% na Receita Líquida de Jogos (NGR) nesse período. Em declaração para a imprensa, a CEO do grupo avaliou que as receitas menores são um mero obstáculo e não uma preocupação séria para as operações da Entain. “Continuamos a liderar esse mercado e continuamos muito animados com as perspectivas de longo prazo do país”, afirmou Nygaard-Andersen.

As principais marcas do grupo a operar no Brasil são Sportingbet e Betboo, que têm um elevado número de usuários brasileiro e são consideradas como casas de apostas populares em território nacional. A avaliação interna da Entain entende que as operações no mercado brasileiro em um cenário ainda incerto, antes mesmo de se falar em regulamentação, foram importantes para que essas marcas se estabelecessem mesmo diante do aumento da concorrência.

No Brasil, o segundo trimestre ainda foi de impressionantes 26% de crescimento, mas ainda assim foi menor do que esperávamos. Isso resulta em aproximadamente um a dois pontos percentuais de queda em relação às nossas expectativas anteriores”, relatou Nygaard-Andersen. O impacto da pandemia de Covid-19 nos resultados foi confirmado pela CEO. “Embora os impactos macroeconômicos sejam cíclicos, achamos prudente assumir que eles persistem ao longo do ano”, finalizou.

Ansiedade pela regulamentação

Mesmo abaixo das expectativas, o crescimento das marcas da Entain no Brasil foram impressionantes o suficiente para que a empresa destacasse o mercado brasileiro como um dos mais fortes e estáveis do grupo atualmente. Além do Brasil, a Austrália é vista como uma grande força operacional da Entain, que agora identificou uma forte necessidade de direcionar mais esforços para crescer na Europa, segundo declarações do diretor financeiro e vice-presidente da Entain, Rob Wood.

Sobre o futuro do mercado brasileiro, a CEO da Entain, Jette Nygaard-Andersen, afirmou à imprensa que não acredita que a regulamentação do mercado brasileiro sairá neste ano, mas que está animada para que ela aconteça e entre em vigor. “Estamos ansiosos para que a regulamentação realmente aconteça porque somos a número um no mercado, o que obviamente é um benefício para nós quando se trata de crescimento de mercado e marketing”, disse Nygaard-Andersen.

Mudamos

É até difícil tecer algumas críticas construtivas às operações da Entain no mercado brasileiro porque, mesmo abaixo do que eles esperavam, as marcas que atuam por aqui seguiram crescendo e se consolidando como populares e lucrativas para o grupo. Contudo, algumas coisas precisam ser faladas e levadas em consideração para que marcas como a Sportingbet, por exemplo, sigam sendo atrativas aos brasileiros.

O perfil do apostador brasileiro mudou. As necessidades, o comportamento e o nível de conhecimento de quem abre uma casa de apostas no Brasil para apostar hoje é bastante diferente do que tínhamos há cinco ou seis anos. A proporção de conhecimento, dados e acesso às casas de apostas é outra, logo, as necessidades também foram alteradas. Se antes do “boom” do mercado das apostas esportivas, as marcas da Entain faziam enorme sucesso e praticamente nadavam sozinhas no “oceano do mercado brasileiro”, hoje em dia a realidade é diferente.

Por mais que as marcas da Entain sigam crescendo e mantendo parte dos seus lucros, talvez esse dados abaixo do esperado no primeiro trimestre de 2022 sejam um pequeno alerta para a empresa em relação aos concorrentes, que tem focado muito no desenvolvimento das suas marcas por aqui. É muito complexo mexer em algo que está funcionando e gerando lucros, e por isso entendo a Entain, mas talvez seja ainda mais difícil ter que corrigir erros quando as coisas deixarem de funcionar, e isso certamente pode acontecer nos próximos anos.

Marcas como a Sportingbet são consolidadas no Brasil, mas não estão mais entre aquelas que oferecem os melhores benefícios do mercado nacional. Se quiser continuar crescendo e mantendo os números elevados no Brasil, como a própria CEO da empresa relatou, talvez tenha chegado a hora da Entain promover alguns ajustes e mudanças nas operações do mercado brasileiro. E, sem dúvida, o primeiro passo para isso é estudar o público-alvo de forma mais abrangente para entender aquilo que gostamos ou não gostamos mais como apostadores atualmente. É preciso entender que mudamos. E mudamos muito.

 

Escrito por Sérgio Ricardo Jr

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