Finais da PFL 2022
O ano está chegando ao fim e com ele a temporada da PFL. O único torneio de MMA com temporada regular e playoffs chega ao seu décimo e último evento no ano, com as 6 disputas de cinturão e os 6 cheques de 1 milhão de dólares. Vamos passar pelos finalistas.
Kayla Harrison vs. Larissa Pacheco III
Luta no peso leve feminino. A atleta que mais deu trabalho a Kayla Harrison vai tentar pela terceira vez tirar a invencibilidade da tricampeã, que é super favorita. São de longe as duas melhores lutadoras da organização, e só não fazem a final pela quarta vez por Larissa não ter batido o peso na temporada passada.
Kayla Harrison venceu Marina Mokhnatkina por decisão e Kaitlin Young por nocaute na temporada regular. Nas semifinais, finalizou Martina Jindrova.
Larissa Pacheco passeou: nocautes no 1º round sobre Zamzagul Fayzallanova e Genah Fabian na temporada regular, e mais um nocaute no 1º round em Olena Kolesnyk, nas semifinais.
Brendan Loughnane vs. Bubba Jenkins
Luta entre striker e grappler pelo cinturão peso pena. Brendan Loughnane vem como favorito, principalmente depois de anular o wrestling de Chris Wade nas semifinais. Wade foi o responsável por eliminar Bubba Jenkins na temporada 2021, e tem um estilo muito parecido.
Brendan Loughnane venceu Ryoji Kudo e Ago Huskic por decisão na temporada regular, e Chris Wade, também por decisão, nas semifinais.
Bubba Jenkins venceu Kyle Bochniak e Reinaldo Eksson por decisão na temporada regular, e finalizou Ryoji Kudo nas semifinais.
Ante Delija vs. Matheus Scheffel II
Disputa de cinturão peso pesado. Ante Delija é favorito, principalmente depois de vencer o brasileiro na temporada regular. Delija tenta um cinturão para a Croácia enquanto Scheffel tenta manter o cinturão peso pesado no Brasil, pois em 2021 Bruno Cappelozza foi o campeão, derrotando justamente Ante Delija na final.
Ante Delija nocauteou Matheus Scheffel e venceu Shelton Graves por decisão na temporada regular, e nocauteou outro brasileiro, Renan Ferreira, nas semifinais.
Matheus Scheffel, como dito, foi nocauteado por Ante Delija, mas se recuperou e venceu o atual campeão Bruno Cappelozza para se classificar. Nas semifinais nocauteou Juan Adams.
Steven Ray vs. Olivier Aubin-Mercier
Luta entre 2 ex-atletas do UFC. Steven Ray chega como zebra pelo cinturão peso leve, mas com 2 vitórias sobre o ex-campeão do UFC, Anthony Pettis, na bagagem. Por outro lado, Olivier Aubin-Mercier vem de vitórias muito seguras e uma grande experiência no UFC.
Steven Ray perdeu para Alex Martinez por decisão na temporada regular, mas se recuperou e conseguiu a classificação ao finalizar Anthony Pettis. Nas semifinais, venceu Pettis novamente, desta vez por decisão.
Olivier Aubin-Mercier venceu todas as lutas por decisão: os brasileiros, Nathan Schulte, ex-campeão da PFL, e Raush Manfio, atual campeão, na temporada regular. Nas semifinais, despachou Alex Martinez.
Dilano Taylor vs. Sadibou Sy
Disputa de cinturão peso meio-médio. Dilano Taylor, ao contrário dos outros finalistas, teve uma luta a mais para chegar até a final: ele veio do PFL Challenger Series, uma espécie de “peneira” para trazer novos talentos para a PFL. Lá ele nocauteou Mark Martin. Já na temporada regular, venceu João Zeferino e perdeu para Magomed Magomedkerimov. Após lutadores que fizeram mais pontos que ele saírem do torneio, ele teve a chance de enfrentar o ex-UFC Rory MacDonald nas semifinais, e o nocauteou.
Sadibou Sy é o favorito para o confronto. Oriundo do kickboxing, o sueco venceu todas as lutas por decisão: Nikolay Aleksakhin e Rory MacDonald na temporada regular, e o brasileiro Carlos Leal nas semifinais.
Rob Wilkinson vs. Omari Akhmedov
Para mim uma das lutas mais interessantes do evento, valendo cinturão meio-pesado. Omari Akhmedov tem longa carreira no UFC, e na temporada regular nocauteou Viktor Pesta e finalizou Teodoras Aukstuolis. Nas semifinais, acabou com a invencibilidade do brasileiro Josh Silveira, por decisão.
Rob Wilkinson conseguiu dois nocautes na temporada regular: sobre o brasileiro Bruce Souto e em Viktor Pesta. Nas semifinais não foi diferente: nocaute em cima do brasileiro Delan Monte.
Ex-UFCs estreiam no evento
Para completar o evento, teremos a estreia de Aspen Ladd no evento. Após ser demitida do UFC, ela enfrenta a ex-campeã do Bellator, Julia Budd. Além dela, teremos a estreia do brasileiro Marlon Moraes, que enfrenta o compatriota Sheymon Moraes.
Para 2023 já temos mais dois ex-atletas do UFC contratados: Shane Burgos e o brasileiro Thiago “Marreta” Santos.
CONFIRA OUTROS ARTIGOS NO BLOG
- Movimentação de odds gera suspeita em luta do UFC
- Conheça os 7 jogadores mais baixos da história da liga de basquete americana
- Os 5 melhores estrangeiros que já jogaram na maior liga de basquete do mundo
- O que explica a queda de rendimento dos times do Diniz ao final da temporada?
- Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.
Escrito por Raphael Brettas