Estudo mostra que anúncios de casas de apostas na TV cresceram no último ano
As casas de apostas estão dominando diversos cenários publicitários do Brasil, e uma prova disso é um recente estudo realizado pela Tunad, que identificou um aumento de 30% nas publicidades envolvendo marcas de apostas esportivas na televisão brasileira. Marcas como Betano, Betfair e Esportes da Sorte aparecem como algumas das mais anunciadas.
Confira abaixo, na íntegra, mais informações do estudo revelado pelo portal Meio e Mensagem:
Anúncios de casas de apostas na TV cresceram 30% no fim de 2023
Um estudo de segmento realizado pela Tunad detectou que os anúncios em TV realizados por casas de apostas tiveram um aumento no final de 2023, na praça de São Paulo. O levantamento identificou um crescimento de 30% em relação aos primeiros três meses de 2023.
Assim, o último trimestre do ano respondeu por 24% de todo o conteúdo publicitário veiculado por casas de apostas ao longo de todo o ano de 2023. No entanto, apesar deste crescimento, existiu uma queda de 9% nas inserções na comparação entre o volume do terceiro trimestre com o do último trimestre.
No fim do ano, a Betano foi a marca que mais apareceu, contando com 7 mil inserções na TV, na praça de São Paulo. Além disso, Sportingbet, com 6 mil impressões e Bodog, que ultrapassou a marca de 2 mil, fecham o top 3.
Por fim, BETesporte (1.974), Betfair.net (1.764), Aposta quente (1.435), EstrelaBet (1.139), Betnacional (946), betsul (736), Esportes da Sorte (640) também aparecem no ranking.
Desse modo, em análise de todo o ano, o terceiro trimestre foi o período que mais concentrou os investimentos de casas de apostas na TV, com 30% do total de publicidade.
Regulamentação das apostas e regras do Conar
Nos últimos dias de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que regulamenta a atuação de empresas de apostas no País. O texto tramitou por meses na Câmara e no Senado a fim de definir os impostos e tributações a que essas empresas passam a ser submetidas para poder atuar em território nacional.
Logo após a sanção presidencial, o Conar publicou o Anexo que determina as regras e padrões que as empresas do segmento devem seguir. De forma geral, o Conselho veta que as bets promovam a ideia de ganhos fáceis ou enriquecimento por meio das apostas.
Fonte: Meio e Mensagem
Nova fase
A ascensão dos anúncios de casas de apostas na TV é um reflexo claro da crescente presença desse mercado no Brasil. Com muita disposição para investir financeiramente, o mercado das bets tornou-se um destaque no jogo publicitário do país. O estudo recente da Tunad revela não apenas um aumento significativo nas inserções dessas marcas, mas também nos dá um panorama interessante sobre quais marcas estão liderando esse cenário de presença na TV.
No entanto, esse crescimento não vem sem uma régua de medição. A regulamentação das apostas, sancionada pelo presidente Lula, definiu regras para essas propagandas, que serão acompanhadas de perto pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A definição de leis específicas para esse setor instaura uma nova fase para as bets, que terão de se adaptar e criar um ambiente mais controlado nesse segmento.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr.