CBLOL – fim da era do futebol no League Of Legends

Com a saída do Flamengo eSports será o fim da era do futebol no cenário competitivo brasileiro? Os times de futebol estão presentes desde 2017 no cenário, o primeiro time a entrar foi a Remo Brave.
Há seis temporadas, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) conta com a presença de pelo menos um clube tradicional de futebol, mas, por enquanto, isso só acontecerá até 2023. Com a futura saída do Flamengo, devido ao fato da Los Grandes finalizar a compra total da vaga da Simplicity, a liga terá apenas organizações de esports entre os participantes. Dentre os motivos estão mudanças na gestão, desinteresse, competição e vagas indiretas, com isso se encaminha para o fim da era futebol para a elite brasileira de League of Legends. Embora o time esteja jogando como Flamengo Los Grandes no 2º split do CBLOL 2022, o Los Grandes deixou claro que sua intenção é promover a onda laranja, com nome, camisa e escudo próprios em 2023, deixando as cores tradicionais rubro negras de lado.
Para os times, o sistema de franquias do CBLOL não foi algo positivo. Por um lado, Flamengo e Cruzeiro entraram para participar nos novos formatos por meio de cooperação com empresas. Por outro lado, nenhum dos times é o verdadeiro dono da vaga. Eles estão nas mãos de Simplicity e E-Flix respectivamente. O time do Cruzeiro ficou fora de cena entre as etapas de 2021, quando a então parceira E-Flix eSports rescindiu o contrato para levar a marca Miners ao campeonato. A Remo Brave, era a parceria entre o time Remo do Pará e a Brave E-sports, e a relação de parceria chegou ao fim por não renovar o contrato. Quando outros clubes se envolveram no CBLOL, outras questões também atrapalharam. O Corinthians teve que romper a parceria com o RED Canids em 2018, quando João Paulo Garcia se tornou sócio do da Red Canids, como conselheiro do Timão, não conseguiu estabelecer uma relação comercial com o clube. O Santos, que foi administrado pela Select e-Sports de 2018 a 2022, não foi selecionado para o sistema de franquias pela Riot Games,ambos estão atualmente enfrentando processos judiciais por salários não pagos, e o Santos ainda está processando o ex-aliado.
A última vez que um time de Futebol não teve seu nome representado no cenário competitivo de League Of Legends foi no segundo Split de 2017. Ao todo foram 5 times de futebol participantes, sendo a Remo o primeiro time, em seguida Corinthians, Flamengo, Santos e Cruzeiro. O único campeão dentre todos, foi o Flamengo chegando em três finais e vencendo uma, o segundo split de 2019.
Escrito por Victor Marcoski