Catena Media Encerra Atividades na Itália
Casa do Apostador Carregando...
Catena Media encerra atividades na Itália após venda de ativos por 19 milhões de euros
seg 27 nov/23

Catena Media encerra atividades na Itália após venda de ativos por 19 milhões de euros


A renomada empresa multimarca Catena Media anunciou oficialmente o encerramento das suas operações no mercado italiano de jogos e apostas esportivas online. Após uma série de negociações, a marca concluiu a sua saída do país europeu após repassar as suas estruturas e ativos de operação em acordos avaliados em cerca de 19,8 milhões de euros, dado revelado pelo site SBC News. Os compradores, que seriam dois nomes, não foram revelados.

O anúncio da transação foi feito nesta semana, durante a atualização comercial do terceiro trimestre da Catena Media. A empresa detalhou quedas contínuas de receita, que foram atribuídas à transição de sua rede norte-americana de contratos de custo por aquisição (CPA) para um modelo de divisão de receita. O acordo de venda, firmado com dois compradores não revelados, consiste em três negócios diferentes e separados. O primeiro, no valor de 12,8 milhões de euros, foi concluída em outubro, enquanto o segunda, também de 12,8 milhões de euros, está programado para ser concluído em novembro de 2023.

As partes restantes dos ativos relacionados ao mercado de jogos e apostas online que estavam sob comando da Catena, totalizando 7 milhões de euros, serão liquidadas no quarto trimestre de 2024 e no segundo trimestre de 2025. De acordo com informações da SBC News, as propriedades italianas, objeto da transação, apresentaram receitas combinadas de cerca de 7,8 milhões de euros nos últimos 12 meses, encerrados em setembro de 2023 com uma significativa contribuição para o EBITDA, alcançando os 3,4 milhões de euros. 

Dívidas e aposta nas Américas

Os recursos provenientes dessa venda, segundo o SBC News, serão direcionados principalmente para o pagamento de dívidas adquiridas pela marca durante os últimos anos de operação na Itália. A ideia seria utilizar esse recurso financeiro para reduzir o índice de alavancagem da Catena Media. No entanto, mesmo com uma transação milionária por conta do repasse dos ativos, os valores ainda não devem ser suficientes para cobrir todos os custos que a marca teve com os negócios italianos.

Como parece claro, a aventura italiana da Catena Media não deu certo. E esse talvez seja o principal ponto que faz a empresa deixar o país. O movimento, encarado como estratégico por parte dos analistas de mercado, marca a saída definitiva da Catena do mercado italiano de jogos e apostas esportivas online, onde estava estabelecida desde 2018, após a aquisição da rede ASAP Itália por 16 milhões de euros.

O CEO da Catena Media, Michael Daly, tentou explicar um pouco sobre os motivos da decisão de sair da Itália. “Estamos satisfeitos hoje por termos garantido um resultado positivo para nossas marcas italianas de apostas esportivas e cassino. Acreditamos que, em nova propriedade, elas terão um ambiente certo para prosperar e crescer. As vendas aguçam ainda mais o nosso foco estratégico e fortalecem a nossa posição financeira, permitindo-nos agilizar ainda mais as operações e redistribuir capital nas nossas áreas principais, à medida que duplicamos a nossa aposta na captura de oportunidades de expansão nos mercados regulamentados nas Américas”, revelou Daly.

Decisão necessária

 A surpreendente decisão da Catena Media de encerrar as suas operações no mercado italiano de jogos e apostas esportivas online reflete não apenas uma resposta às quedas contínuas de receita e os problemas de operação, que aparentemente estavam sendo uma rotina no dia a dia da marca, segundo revelações da imprensa, mas também uma estratégia prudente para evitar maiores perdas e consolidar a sua posição em mercados mais promissores, como os EUA e o Latam, locais onde os negócios parecem caminhar de forma mais tranquila.

A complexidade do cenário italiano de jogos e apostas esportivas online tem sido notória entre os operadores, e a Catena Media parece ter adotado uma abordagem proativa para contornar uma situação que se tornou desafiadora, tanto que a SBC News publicou que a empresa enfrentava problemas em modelos de divisão de receita e afiliação, por exemplo. Sabemos quão desafiador pode ser esse segmento na Itália, principalmente por conta das inúmeras dificuldades de operação e publicidade estabelecidas pelos órgãos regulamentadores do país, por isso é compreensível que a saída seja uma possibilidade.

Por mais que ainda não consiga cobrir os custos totais da “aventura italiana”, acredito que a Catena tenha conseguido estancar a ferida. Algumas decisões mercadológicas precisam ser feitas e o mercado de jogos e apostas tem crescido de forma muito avassaladora, o que permite que marcas apostem mais ou menos em determinados lugares e regiões. Como revelado pelo próprio CEO da marca, a saída da Catena Media da Itália não apenas busca a redução de custos, mas também está interligada com uma visão estratégica de negócio. A aposta, como eles mesmos dizem, parece ser em reforçar a presença nas Américas como ponto focal para o crescimento futuro. Nos resta saber se isso pode, eventualmente, impactar no mercado brasileiro.

Faça parte da minha lista Vip e receba conteúdos profissionais e exclusivos de apostas esportivas.

Escrito por Sérgio Ricardo Jr

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!