Casas de apostas duelam por espaço publicitário nas placas do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana, mas nos bastidores o clima de disputa já está acontecendo. Desta vez, não são os clubes os principais envolvidos na luta contra os adversários, e sim as casas de apostas, que duelam entre si para ocupar as visadas placas de publicidade que ficam expostas ao lado do gramado de cada jogo do Brasileirão. Empresas como a Sport Promotion e a Brax Sports possuem acordos diferentes com os clubes e isso promete aquecer o mercado.
O clima de racha apontado por parte da imprensa em relação a publicidade das placas que devem circular os campos nos jogos do Brasileirão tem acontecido devido ao movimento de rompimento de um contrato que os clubes haviam assinado como a empresa Sport Promotion, responsável por executar a venda destes espaços publicitários aos interessantes em veicular as suas marcas aos arredores dos campos do Brasileirão desde que a Rede Globo, maior patrocinadora do futebol nacional, abriu mão de adquirir esse ativo na temporada 2019.
Bastidores do problema
O acordo firmado por clubes com a Sport Promotion, que aconteceu por meio de uma intermediação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2019, ano em que a Globo desistiu de adquirir esses espaços publicitários, pretende ser rompido por pelo menos 12 clubes que vão disputar a atual temporada do Campeonato Brasileiro. A responsável pelo racha publicitário e pela disputa de mercado tem sido a empresa Brax Sports, que se ofereceu para cobrir os gastos das equipes na quebra do contrato vigente com a Sport Promotion em troca de assumir o gerenciamento comercial das publicidades veiculadas nas placas.
O objetivo de Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Goiás e Juventude – que são os clubes negociando um novo acordo – é obter condições mais vantajosas financeiramente e em exposição de seus produtos, algo que foi proposto pela Brax. Segundo informações do site Games Magazine Brasil (GMB), o novo acordo prevê uma realidade contratual mais vantajosa aos times que, como mandantes, terão direito a expor os seus patrocinadores e produtos proprietários, como sócio-torcedor, nos painéis de leds e tapetes 3D disponíveis no gramado.
Ainda de acordo com informações do site Games Magazine Brasil, o contrato da Brax com os 12 clubes prevê ainda que, ao término de cada edição do Campeonato Brasileiro, aconteça uma auditoria independente contratada para apresentar o desempenho comercial das ações. A medida teria a intenção de agir como uma manutenção permanente do equilíbrio econômico do acordo assinado. Por fim, a também teria prometido distribuir recursos para a organização da Liga, algo que diversos clubes também têm conversado nos bastidores.
Desigualdade pesa
No atual acordo dos clubes com a Sport Promotion, Flamengo e Corinthians ganham mais que os outros clubes e têm contratos exclusivos. A Brax Sports Assets, grupo composto por três empresas de marketing esportivo, fez proposta de novos contratos para os clubes do grupo Forte Futebol e obteve sinalização positiva, visto que as atuais condições do acordo, que possui desigualdade de remuneração, incomoda as equipes.
A oferta da Brax aos clubes tem duração de três anos e, como dissemos, prevê que a empresa pague as despesas com as rescisões do acordo com a Sport Promotion assim como oferece um valor mais vantajoso aos clubes para os próximos anos. No total, são doze clubes que estão próximos de assinar com a Brax (Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Goiás e Juventude) e a empresa agora mira convencer os oito demais times a aceitarem também a mudança contratual.
Em contato com a empresa Brax, o site Games Magazine Brasil obteve uma declaração por parte da assessoria do grupo sobre a negociação com os clubes do Brasileirão. “Por entender que o contrato é um avanço para o futebol brasileiro, que é o caminho do crescimento e de novos passos para o fortalecimento do ecossistema, a BRAX tem o objetivo de atrair outros clubes para esse modelo. Não vamos parar por aí“, declarou Bruno Rodrigues, um dos sócios da Brax.
Betano e Sportingbet devem dividir espaço
Assim que forem confirmadas as rescisões, a coisa vai ficar quente e a disputa entre casas de apostas, maiores interessados em ocupar o espaço de placas que ficam em torno dos gramados do Brasileirão, terá início. A Brax, por exemplo, segundo informações do GMB, já fechou a venda de cotas de placas para alguns patrocinadores, entre eles a casa de apostas Betano. Por outro lado, a Sport Promotion já havia negociado esse mesmo espaço com a Sportingbet.
Com isso, quem assistir aos jogos do Brasileirão verá diferentes anúncios em cada jogo. O grupo que ainda possui acordo com a Sport Promotion vai anunciar marcas X e o novo grupo de equipes, que estão negociando com a Brax, vai exibir as marcas Y. Tudo depende do mandante de cada jogo. Estádios que recebem mais de um clube como mandante, caso do Maracanã, no Rio de Janeiro, vai ter placas diferentes em partidas com mando de Fluminense e Flamengo.
Mercado pegando fogo
Notícias assim mostram que, de fato, o mercado das apostas esportivas está realmente pegando fogo no Brasil. As casas de apostas estão duelando por cada espaço possível dentro do país, desde os mais nobres aos mais alternativos. Para as marcas envolvidas, claro que ter uma disputa como essa não é legal, principalmente porque alguém sempre vai sair prejudicado na história de alguma forma.
Contudo, para aquilo que pretendemos ver no Brasil em breve, que é um mercado regulamentado e funcionando dentro das normas, a concorrência é ótima para os apostadores e também para as casas de apostas. Não existe espaço para acomodação ou monopólio dentro desse segmento nos dias atuais. Quem quiser se destacar na multidão vai ter que ralar e proporcionar condições diferenciadas para atrair os clientes.
Espero que tudo acabe bem dentro dessa disputa mercadológica e que os clubes consigam o melhor acordo possível para eles. Para as marcas envolvidas na polêmica de bastidores do mercado publicitário do Campeonato Brasileiro, desejo sorte na batalha contratual e recomendo que atuem de outras maneiras para conseguir obter a preferência dos apostadores, melhorando os seus serviços e tentando encontrar novas maneiras de sair na frente da concorrência. Certamente isso é mais importante que muitas outras coisas.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr.