seg
13
mar/23
Os campeões de cada temporada entre 1961 e 1970
Continuando nossa série de artigos sobre cada campeão da NBA, chegamos na era do Boston Celtics. A franquia do Leste dos Estados Unidos emplacou uma sequência de títulos nunca repetida, quebrando diversos recordes da NBA e se consagrando como um dos times mais históricos de toda a liga.
Temporada 1960/1961
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, Bob Cousy, Tom Heinsohn
- Detalhes: Os Celtics conquistaram seu quarto título consecutivo ao derrotar o St. Louis Hawks por 4-1 nas finais. Bill Russell continuou a ser o jogador mais dominante da equipe, tal qual nas últimas temporadas, registrando médias de 22,9 rebotes e 4,7 bloqueios por jogo durante os playoffs.
Temporada 1961/1962
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, Sam Jones, Tom Heinsohn
- Detalhes: Os Celtics venceram mais uma ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-3 nas finais. Bill Russell teve mais uma vez uma atuação dominante, registrando médias de 29,5 rebotes e 5,3 bloqueios por jogo durante a série final.
Temporada 1962/1963
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, Sam Jones, Tom Heinsohn
- Detalhes: Lá vem eles de novo! Os Celtics conquistaram seu sexto título consecutivo ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-2 nas finais. Bill Russell, novamente, foi o grande craque das finais.
Temporada 1963/1964
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, Sam Jones, Tom Heinsohn
- Detalhes: Seguindo a lógica, os Celtics venceram seu sétimo título consecutivo ao derrotar o San Francisco Warriors por 4-1 nas finais. O grande jogador daquela disputa foi novamente Bill Russell, que colocava cada vez mais seu nome no Hall da Fama da NBA.
Temporada 1964/1965
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, Sam Jones, John Havlicek
- Detalhes: Os Celtics conquistaram mais um anel ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-1 nas finais. Bill Russell e Sam Jones lideraram a equipe para o oitavo título da franquia nos últimos 9 anos.
Temporada 1965/1966
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, John Havlicek, Sam Jones
- Detalhes: Num repeteco do ano anterior, os Celtics venceram o nono título em dez anos ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-3 nas finais. Sem novidades, Bill Russell foi novamente o grande craque dos playoffs.
Temporada 1966/1967
- Campeão: Philadelphia 76ers
- Jogadores-chave: Wilt Chamberlain, Hal Greer, Billy Cunningham
- Detalhes: Estava quebrada a hegemonia. Derrotando o San Francisco Warriors por 4-2 nas finais, finalmente algum time diferente dos Celtics vencia a NBA na década de 60. Wilt Chamberlain, um dos maiores jogadores de todos os tempos, anulou totalmente os adversários e abriu um caminho tranquilo para o título dos Sixers.
Temporada 1967/1968
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, John Havlicek, Sam Jones
- Detalhes: Os Celtics conquistaram seu décimo título em onze anos ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-2 nas finais. Bill Russell liderou a equipe com uma média insana de 22,9 rebotes por partida nos playoffs.
Temporada 1968/1969
- Campeão: Boston Celtics
- Jogadores-chave: Bill Russell, John Havlicek, Sam Jones
- Detalhes: Os Celtics venceram o campeonato pela décima primeira vez em 13 anos ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-3 nas finais. Essa final foi extremamente marcante pois Jerry West, estrela dos Lakers na época, venceu o prêmio de MVP das finais mesmo após perder o título para os Celtics. Essa final também marcou a aposentadoria de Bill Russell, o maior campeão da história da NBA.
Temporada 1969/1970
- Campeão: New York Knicks
- Jogadores-chave: Willis Reed, Walt Frazier, Dave DeBusschere
- Detalhes: Os Knicks venceram o campeonato pela primeira vez em sua história ao derrotar o Los Angeles Lakers por 4-3 nas finais. Willis Reed, que havia se lesionado na partida anterior, fez um retorno emocionante no jogo 7 e marcou os primeiros dois pontos da partida, inspirando a equipe a uma vitória histórica.
Se nos anos 50 a dominância foi dos Lakers, nos anos 60 os Celtics passaram a dominar por completo a NBA. Graças a esse período, a rivalidade entre as duas franquias cresceu exponencialmente, pois eram os grandes times que estavam recorrentemente na final.
CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS NO BLOG
- Promessas do UFC para 2023
- Recorde histórico! LeBron James supera Kareem Abdul-Jabbar e se torna o maior pontuador da história da NBA
- Os 10 jogadores mais leais da história do maior basquete do mundo
- Entenda a queda precoce dos Brasileiros nos últimos mundiais
Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.
Escrito por Miguel Tureck