Panorama da Copa – Quartas de Final
Os jogos das oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes trouxeram enormes surpresas e também algumas decepções. Com isso, claro, estamos de volta para mais um Panorama da Copa, um projeto criado para acompanhar de perto tudo o que acontece dentro e fora de campo nos EUA. A proposta, para quem ainda não sabe, é simples: olhar para cada rodada/fase com atenção, comentar os destaques, os tropeços e os bastidores que fazem dessa competição um verdadeiro espetáculo esportivo e cultural. E aqui é opinião pura, tá? Meu compromisso é somente opinar! Não adianta reclamar!
Quem eu sou? Me chamo Sérgio Ricardo Jr, sou jornalista, apostador esportivo há 9 anos e editor da Casa do Apostador.
Neste quarto panorama, teremos mais uma análise jogo a jogo, desta vez destacando todos os confrontos das oitavas de final. Os confrontos das quartas estão definidos e o caminho para o título já é conhecido por todos os participantes. Será que teremos um brasileiro campeão? Podemos sonhar?
Agora chega de papinho e vamos para o conteúdo!
Jogo a jogo – Oitavas de Final
Palmeiras 1×0 Botafogo
A classificação do Palmeiras não surpreende. O duelo brasileiro na Copa do Mundo prometia muito, mas acabou sendo uma das partidas mais fracas de toda a competição até aqui. Chances contadas, equipes com mais medo de perder do que vontade de ganhar… Na prorrogação, brilhou a estrela de Paulinho, o cara dos 30 minutos. A minutagem contada foi o suficiente para ele decidir o jogo. Ao Botafogo, restou lamentar o resultado, voltar ao Brasil e demitir o seu técnico para recomeçar na temporada – um roteiro com a cara do futebol nacional.
Benfica 1×4 Chelsea
Jogo horrível. E para piorar, ficou parado por sei lá quantas horas por conta das alterações climáticas. O Chelsea fazia um jogo protocolar até a paralisação e vencia por 1 a 0. Na volta, fez um pênalti bobo, tomou o empate e precisou alongar a partida até a prorrogação. Sobrou nos minutos finais e goleou o Benfica. O resultado colocou os ingleses novamente no caminho de um time brasileiro na Copa: desta vez, o Palmeiras, velho conhecido de mundiais passados.
Internazionale 0x2 Fluminense
Jogaço, hein? A partida mais tensa da Copa do Mundo foi esse Inter x Flu. O clima, o jogo, a aura do momento… tudo parecia favorável ao Fluminense. Taticamente, preciso elogiar Renato Gaúcho e a comissão dele. Confesso ser um crítico do técnico, sempre duvidei de sua capacidade de pensar o jogo, mas ele me surpreendeu. Espelhar a Inter, utilizar a marcação individual na saída de bola dos italianos, a humildade de ouvir a sugestão dos atletas… foi um dia mágico para o treinador do Flu. Masterclass. Classificação merecidíssima. A Inter que lide com a crise do resultado.
Manchester City 3×4 Al-Hilal
Caiu o meu favorito… E caiu no jogo mais maluco da competição. Estava muito enganado em relação ao Al-Hilal. Na minha projeção, imaginava um ritmo de jogo mais favorável aos ingleses. O Al-Hilal havia me dado indícios de que não teria a intensidade necessária para confrontar o City. Obviamente isso não se concretizou. Os árabes não só tinham a intensidade para competir como ganharam do City. E aqui não tem muito o que lamentar. Em competições desse nível, o tamanho da concentração faz diferença, principalmente em jogos que se arrastam para a prorrogação. Passou quem esteve mais focado em 120 minutos.
PSG 4×0 Inter Miami
Rapaz… deu pena do Inter Miami. A sensação é de que 4 a 0 foi pouco diante do tamanho da diferença técnica entre os times. Se o PSG apertasse mais um pouco, teria feito 8 ou 9. Sem dúvida, apesar da derrota pro Botafogo, o PSG segue sobrando em relação aos demais e está cada vez mais isolado no posto de favorito ao título. O próximo desafio dos franceses na Copa é o maior até aqui: o Bayern de Munique, que despachou o Flamengo.
Bayern 4×2 Flamengo
O jogo mais falado das oitavas. Perdi as contas de quantas analises desse jogo eu li nos últimos dias. Algumas realistas, outras muito clubistas, diversas com a intenção oculta de “passar pano” para o desempenho do Flamengo. Aliás, esse movimento toda de supervalorizar o desempenho do Flamengo nem era necessário. O time jogou bem, mas não tanto quanto uma parte da imprensa tenta nos vender. O Flamengo fez um jogo ok, sofreu com méritos do Bayern e foi eliminado como qualquer outro time poderia ser. Sou totalmente contra a glamorizarão da derrota. Acho que isso não precisa ser feito. Não teve o tal “igual para igual”, o que teve foi um time melhor derrotando um time inferior. Está tudo bem perder, galera, não precisamos fazer disso um filme.
Borussia Dortmund 2×1 Monterrey
Passou com sustos o Borussia. Sigo muito desconfiado desse time e creio que irei ficar com esse sentimento até a última partida dos alemães na Copa. O Monterrey demorou demais para entrar no jogo e não teve força para buscar o empate, apesar de ter ficado perto disso. Como disse, sigo olhando com desconfiança para o Borussia, que agora vai ter um teste muito mais difícil: o Real Madrid.
Real Madrid 1×0 Juventus
O placar foi magro, a Juventus competiu, mas esbarrou no teto técnico e me deixou a sensação de que esse jogo nunca esteve fora do controle do Real Madrid. Por falar em Real, claramente estamos vendo um time em construção, com ideias muito diferentes do que estávamos acostumados a ver. Acredito ser natural o time não jogar no mais alto nível por 90 minutos. O Real oscila, mas segue sendo letal. Destaque mais uma vez para o centroavante Gonzalo Garcia, que tá caindo nas graças da torcida nesta Copa. Mbappe estreou e pode ser um fator decisivo logo mais. O duelo contra o Borussia nas quartas não deve ser um problema… teoricamente.
Surpresas e decepções – Oitavas de Final
Expectativas – Quartas de Final
Palmeiras x Chelsea
Um reencontro muito esperado pelos palmeirenses. A derrota para os ingleses no Mundial de 2022 ficou entalada. O problema é que o Palmeiras chega para o jogo mais importante da temporada sem muitos jogadores. A defesa será basicamente toda reserva, e o desafio de segurar um Chelsea jovem e talentoso se torna automaticamente muito maior diante disso. Ainda entendo ser muito possível para o Palmeiras derrubar o Chelsea. O Flamengo conseguiu isso, por exemplo. Contudo, me preocupa os desfalques. Também estou curioso para ver o desempenho do Estevão, que faz uma Copa do Mundo muito ruim até aqui. Vai com tudo diante dos próximos companheiros? Vai chocar? E os reservas da defesa, dão conta? Uma zaga com Micael e Bruno Fuchs assusta? O confronto nos gera muitas perguntas…
Fluminense x Al-Hilal
Quem esperava esse jogo? Como projetar essa partida? Quem vai tomar as rédeas? Naturalmente, pela qualidade dos jogadores e todo o investimento, o Al-Hilal chega como favorito. Como o Fluminense vai encarar o jogo? Terá a humildade de olhar os árabes como olhou Borussia e Inter? Ou vai emocionar e se portar de forma desordenada como fez contra Mamelodi e Ulsan? E o Al-Hilal? Vai diminuir o ritmo como fez contra Salzburg e Pachuca? Ou vai jogar no nível mais alto de concentração, repetindo as atuações diante de Real Madrid e City? Será que eles não já cumpriram a missão na Copa? Esse é outro duelo que nos deixa muitas perguntas no ar. Espero um Al-Hilal com a bola, mas vejo o Fluminense rivalizando essa posse e atacando também… toda pinta de trocação sincera. Que vença o melhor!
PSG x Bayern
Espero muito desse jogo. E esperar muito de algum confronto na Copa tem sido sinônimo de decepção. O ritmo da competição nos mostra que as melhores partidas normalmente não são jogadas pelos melhores times. O retrato do jogo hoje nos mostra um PSG favorito, principalmente pelos sinais de fraqueza demonstrados pelo Bayern contra rivais de um nível inferior aos franceses. Contudo, também já vimos o PSG parar no ferrolho botafoguense. Estou realmente curioso para ver a toada desse jogo, porque ele pode facilmente ir para diversos lados, principalmente se tivermos condições climáticas adversas.
Borussia Dortmund x Real Madrid
Como adiantei, não creio em um confronto muito complexo para o Real Madrid diante do Borussia. Para mim, passar pela Juventus seria mais difícil. Não consigo confiar no Borussia, mas também não duvido de uma surpresa. A Copa do Mundo de Clubes não aceita desaforo. Um momento de desatenção, um lance bobo, qualquer coisa desse tipo pode ser fatal. Real favorito claro na minha opinião. Qualquer resultado que não seja uma vitória dos espanhóis vai me surpreender.
Segue o baile
Esse foi o nosso quarto Panorama da Copa!
Seguimos na expectativa de bons jogos e torcendo pelas zebras brasileiras.
Em breve estaremos de volta! Até mais!
Leia também:
O que é gestão de banca e por que ela importa?
Zenit paga multa à vista e Gerson está de saída do Flamengo
Técnico do Real elogia times e torcidas do Brasil na Copa de Clubes
Power Ranking e projeções sobre a Eurocopa feminina
Renato Paiva é demitido do Botafogo
CBF organiza divisão de valores arrecadados com bets entre clubes e atletas