CPI das Bets: táticas de viralização e convites a influencers causaram desgaste
Nas últimas semanas, a CPI das Bets focou em depoimentos de influenciadores digitais, com milhões de visualizações e de seguidores nas redes sociais. Na mesma esteira, senadores integrantes da CPI utilizaram a prática de cortes rápidos para viralizar e engajar.
A comissão já ouviu 20 convidados e ganhou mais visibilidade nas redes sociais após ouvir a influenciadora Virginia Fonseca no último dia 13. Ao todo, foram mais de 1,3 milhão de visualizações na transmissão oficial do depoimento da influenciadora, que durou mais de três horas.
Circense
“A CPI das Bets acabou virando palco para os influencers, mas com poucos resultados práticos para o Legislativo. Alguns membros se apropriaram da sessão para ganhar repercussão nacional”, afirma o cientista político, Murilo Medeiros.
Medeiros destaca que a CPI é uma plataforma valiosa para discursos midiáticos e impactantes, o que por sua vez pode ampliar a notoriedade de parlamentares de “baixo clero” e ajudar na “tração eleitoral do político”.
O especialista também aponta que o discurso “político-teatral” de parlamentares durante a CPI pode atrapalhar o desfecho dos trabalhos de várias formas, comprometendo tanto a eficiência da investigação quanto sua credibilidade pública.
A atuação dos parlamentares também não agradou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo o vice-líder do governo na Casa, Jorge Kajuru (PSB-GO), Alcolumbre demonstrou em encontro com os líderes do partidos irritação com as reuniões da comissão.
Para Medeiros, o posicionamento do presidente do Senado é “justo”, tendo em vista que a “repercussão com os influenciadores ofusque a pauta legislativa, inclusive a do plenário”.
“Essas atitudes possibilitam que os usuários das redes sociais tenham uma visão distorcida do que é o parlamento. Traz uma perspectiva rebaixada, causada pela falta de impessoalidade dos representantes”, afirma o cientista político.
Receita para viralização
Para Lilian Carvalho, doutora em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os convites a influenciadores são apenas parte do motivo para a alta visibilidade da CPI das Bets.
“No Brasil, somente o site das bets possuem em média 1 bilhão de visitas por mês. Ou seja, existem muitas pessoas ou apostando ou pelo menos curiosas sobre estes sites”, analisa Lilian Carvalho.
De acordo com a especialista, no entanto, a junção destes fatores com os chamados “cortes rápidos” para as redes sociais é uma “receita para viralização”.
“O céu é o limite para este impacto. Memes e cortes podem ser traduzidos em qualquer língua facilmente, então não há limite para os quatro cantos do mundo”, analisa Carvalho.
Para a especialista, a aproximação entre parlamentares e influenciadores digitais, especialmente no contexto da CPI das Bets, é uma dinâmica que faz parte da política contemporânea e que tem nas redes sociais um novo local de debate.
“Esse fenômeno reflete a transformação do debate público e da mobilização social, impulsionada pelas redes sociais e pelo papel estratégico dos influenciadores na formação de opinião e no engajamento de diferentes públicos”, analisa Carvalho.
Antes da “selfie”, o senador elogiou o plano de “pré-treino” da influenciadora, pediu que ela parasse de divulgar bets e que mandasse um abraço para a sua esposa e filha. “Se tocar seu coração, como cristão, acaba com isso, não faz mais esse tipo de propaganda”, afirmou o senador.
A cena viralizou nas redes sociais e foi alvo de críticas pelo presidente da CPI, senador Dr. Hiran (PP-RR), que afirmou que não deixaria que a sessão virasse um “circo”.
“Na terça-feira passada, eu não fui político no momento, eu fui pai. No momento em que eu sentei aqui e vi a que estava aqui, a Virginia, minha filha me pediu para poder fazer um vídeo, para poder mandar um vídeo para ela, e eu me levantei aqui. Não era o local, não era o momento”, disse.
Fonte: G1
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