Apesar de ter assumido a liderança no Estádio do Dragão, a Roma teve de se contentar com um empate na primeira mão no Porto, na sequência de um jogo de guerra.
Fazendo uma rara incursão na área adversária, Zeki Celik iniciou o placar; no entanto, depois que os anfitriões contra-atacaram por meio de Francisco Moura, o meio-campista da Roma, Bryan Cristante, foi expulso e eles se sentaram.
Os Giallorossi – que terminaram um ponto acima de seus rivais nos playoffs na fase da liga – têm uma rica história recente nas competições da UEFA, como vencedores da Liga da Conferência em 2022.
Tendo chegado à final e depois às meias-finais do torneio de segunda divisão da Europa em temporadas sucessivas, só passou aos oitavos-de-final deste ano com uma vitória por 2-0 sobre o Eintracht Frankfurt na última jornada.
No entanto, um possível confronto nas oitavas de final com a Lazio, rival da cidade, agora é possível para o time de Claudio Ranieri, que foi revivido desde que o veterano treinador chegou para salvar uma campanha que começou confusa, com duas demissões.
Nove jogos invictos na Série A após a vitória por 1 x 0 no domingo em Parma, o técnico nascido em Roma transformou sua temporada: um total de 21 pontos nesses nove jogos é incomparável com qualquer outro time da primeira divisão da Itália.
Antes de retomar sua última missão continental, a Roma também pode refletir sobre feitos passados: o clube da capital venceu 13 de seus últimos 16 jogos em casa na Liga Europa, incluindo todos os últimos três sem sofrer gols.
Evitando por pouco uma eliminação precoce, o Porto também avançou para os playoffs, com uma vitória nervosa por 1 a 0 sobre o Maccabi Tel Aviv na última rodada, ajudando-os a superar o compatriota Braga na classificação.
O novo técnico Martin Anselmi – que acabara de chegar do clube mexicano Cruz Azul – levou os Dragões ao sucesso em sua estreia no banco de reservas, mas ele tem lutado para dar a volta por cima em um time vacilante.
Ocupando o terceiro lugar na classificação da Primeira Liga, a vitória por 1 a 0 na semana passada sobre o modesto Farense encerrou uma série de cinco jogos consecutivos sem vitória no campeonato – a primeira vez que isso aconteceu neste século.
O primeiro gol de Anselmi no campeonato – selado pelo segundo gol de Moura em outras tantas partidas – pode aumentar o moral, mas o Porto ainda está seis pontos atrás do líder Sporting de Lisboa e quatro atrás do Benfica.
Já fora das duas copas nacionais, os bicampeões europeus estão, portanto, depositando todas as suas esperanças no sucesso da Liga Europa.
Em certo sentido, a história estará do seu lado no Stadio Olimpico, já que eles perderam apenas um dos sete encontros anteriores com a Roma – uma derrota por 2 a 1 em 2019, quando os clubes se enfrentaram pela última vez em Roma.
Todos os três jogos anteriores viram o time português passar: na Copa dos Vencedores das Taças de 1981-82, depois nas eliminatórias da Liga dos Campeões de 2016-17 e, finalmente, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, há seis anos.
No entanto, o Porto também venceu apenas cinco de seus últimos 26 jogos eliminatórios nas competições da UEFA, perdendo 16 – e apenas uma dessas vitórias veio fora de casa.