Evitando por pouco uma eliminação precoce, o Porto avançou para os playoffs como uma das 16 equipes colocadas entre o nono e o 24º lugar na tabela final da fase da liga da Liga Europa.
A nervosa vitória por 1 a 0 sobre o Maccabi Tel Aviv na última rodada provou ser significativa, já que um empate os teria eliminado pelo compatriota Braga.
O novo treinador Martin Anselmi – que acabara de chegar do time mexicano Cruz Azul – levou os Dragões ao sucesso em sua estreia no banco de reservas, quando eles se recuperaram de uma derrota prejudicial em casa para o Olympiacos uma semana antes.
Em seguida, eles empataram em 2 a 2 com o Rio Ave na Primeira Liga, antes de enfrentar o velho rival Sporting Lisboa no último fim de semana: um dramático empate aos 94 minutos de Danny Namaso resgatou um ponto, justamente quando parecia que o Sporting venceria no Dragão pela primeira vez em nove anos.
Ocupando um distante terceiro lugar na classificação – além de cair nas duas copas nacionais – o Porto não conseguiu vencer em cinco jogos consecutivos do campeonato pela primeira vez neste século.
Portanto, eles terão a intenção de progredir ainda mais na Liga Europa, apesar de estarem sobrecarregados por um histórico sombrio. Os Dragões venceram apenas cinco de seus últimos 25 jogos eliminatórios nas competições da UEFA, perdendo 16 – embora quatro dessas vitórias tenham ocorrido em casa.
Em outro aspecto, a história estará do lado deles, já que todos os três jogos anteriores contra a Roma viram o time português passar: na Copa dos Vencedores das Taças de 1981-82, depois nas eliminatórias da Liga dos Campeões de 2016-17 e, finalmente, nas oitavas de final da Liga dos Campeões há seis anos.
Naquela ocasião, o Porto conseguiu uma vitória agregada de 4 a 3 após a prorrogação, mas os recentes feitos europeus da Roma sugerem que o clube italiano pode estar pronto para encerrar essa sequência.
Os Giallorossi – que terminaram um ponto acima dos anfitriões na fase da liga – foram vencedores da Conference League em 2022, antes de chegar à final e depois às semifinais do torneio de segunda divisão da UEFA em temporadas sucessivas.
Sem garantia de sobrevivência nem mesmo na primeira fase desta temporada, a Roma conseguiu uma impressionante vitória por 2 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt na última rodada, garantindo assim sua vaga nos playoffs e estabelecendo um possível confronto nas oitavas de final com a Lazio.
Assim como o Porto, o clube da capital está tendo um desempenho abaixo da média no cenário doméstico, ocupando o nono lugar na Série A após a vitória de domingo por 1 a 0 sobre o Venezia, e tendo saído recentemente da Coppa Italia.
Depois de um período prolongado de instabilidade no Stadio Olimpico, o técnico interino Claudio Ranieri – que liderará seu clube de infância até o final da temporada – estabilizou o navio e adoraria encerrar uma carreira histórica levantando alguns troféus.
No entanto, para isso, o técnico de 73 anos precisa melhorar dois recordes terríveis: Ranieri perdeu nove de suas últimas 11 partidas eliminatórias em competições continentais, e todos os três jogos que ele conseguiu em passagens anteriores como técnico da Roma terminaram em derrotas por 3 a 2.
Além disso, antes de partir para o norte de Portugal, os Giallorossi venceram apenas três dos últimos 19 jogos da Liga Europa fora de casa.