Levantamento mostra domínio dos sites de apostas nos patrocínios masters do Brasileirão
Os sites de apostas tornaram-se uma presença dominante nos patrocínios masters dos clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Atualmente, 68% dos acordos de patrocínio principal das equipes do Brasileirão são relacionados com empresas de apostas, segundo levantamento realizado pelo GE, que analisou as 60 equipes nas três principais divisões do país. Dos 60 clubes participantes do Brasileirão em 2024, 39 têm sites de apostas como os seus principais patrocinadores.
Além de sites de apostas, os bancos também se destacaram no estudo. Cerca de 15% dos espaços principais de patrocínio dos clubes ficam com empresas desta categoria. Outros setores, como empresas de pneus, bebidas energéticas, alimentos, lojas de imóveis, eletrodomésticos, departamentos, empresas de crédito e agência de música, também marcam presença na lista de principais patrocinadores.
Confira abaixo, na íntegra, a matéria do GE sobre o tema:
Sites de apostas representam 68% dos patrocínios masters dos clubes das Séries A, B e C do Brasileiro
Sites de apostas representam 68% dos patrocínios masters dos principais clubes do Campeonato Brasileiro. O ge fez um levantamento analisando as 60 equipes das três divisões do país, e o produto se destaca, inclusive, estampando a parte principal das camisas de maior torcida do Brasil, como Flamengo e Corinthians.
Dos 60 clubes que vão jogar as séries A, B e C de 2024, 39 possuem sites de apostas como patrocinadores masters. O número é expressivo, isso porque o segundo colocado na lista, os bancos, representam apenas 15%.
Além de sites de apostas e bancos, a lista dos principais patrocinadores dos 60 clubes das séries A, B e C do Brasileirão contam com empresas de pneus, bebidas energéticas, alimentos, lojas de imóveis, eletrodomésticos e departamentos, empresa de crédito e agência de música.
Vale ressaltar que o principal patrocínio master do país também é de sites de apostas. O acordo divulgado pelo Corinthitans com a VaideBet foi de R$ 370 milhões em três temporadas.
Veja os patrocinadores masters dos clubes das três principais divisões do Brasileirão:
Série A
Athletico-PR: Esportes da Sorte (site de apostas)
Atlético-GO: Blaze (site de apostas)
Atlético-MG: Betano (site de apostas)
Bahia: Esportes da Sorte (site de apostas)
Botafogo: Pari Match (site de apostas)
Bragantino: RedBull (bebida energética)
Corinthians: Vai de Bet (site de apostas)
Criciúma: Estrelabet (site de apostas)
Cruzeiro: Betfair (site de apostas)
Cuiabá: Drebor (empresa de pneus)
Flamengo: Pixbet (site de apostas)
Fluminense: Betano (site de apostas)
Fortaleza: Novibet (site de apostas)
Grêmio: Banrisul (banco)
Internacional: Banrisul (banco)
Juventude: Stake (site de apostas)
Palmeiras: Crefisa (empresa de crédito)
São Paulo: Superbet (site de apostas)
Vasco: sem patrocinador master
Vitória: Betsat (site de apostas)
Série B
Amazonas: Realsbet (site de apostas)
América-MG: Estrelabet (site de apostas)
Avaí: Pixbet (site de apostas)
Botafogo-SP: Estrelabet (site de apostas)
Brusque: Havan (loja de departamentos)
Ceará: Estrelabet (site de apostas)
Chapecoense: Aurora (empresa alimentícia)
Coritiba: Realsbet (site de apostas)
CRB: Estrelabet (site de apostas)
Goiás: Betesporte (site de apostas)
Guarani: Bitxbet (site de apostas)
Ituano: Bet7k (site de apostas)
Mirassol: Bet7k (site de apostas)
Novorizontino: Bet7k (site de apostas)
Operário-PR: Bet7k (site de apostas)
Paysandu: Banpará (banco)
Ponte Preta: Estrelabet (site de apostas)
Santos: Blaze (site de apostas)
Sport: Betvip (site de apostas)
Vila Nova: Betesporte (site de apostas)
Série C
ABC: Esportes da Sorte (site de apostas)
Aparecidense: sem patrocinador master
Athletic Club: Bet7K (site de apostas)
Botafogo-PB: TV Bet (site de apostas)
Caxias: Banrisul (banco)
Confiança: Banese (banco)
CSA: Pagbet (site de apostas)
Ferroviária: Betnacional (site de apostas)
Ferroviário: Zenir (loja de móveis e eletrodomésticos)
Figueirense: Aposta Ganha (site de apostas)
Floresta: sem patrocinador master
Londrina: Agroplay (agência de música)
Náutico: Betnacional (site de apostas)
Remo: Banpará (banco)
Sampaio Corrêa: Pagbet (site de apostas)
São Bernardo: Magnum Bank (banco)
São José-RS: Banrisul (banco)
Tombense: sem patrocinador master
Volta Redonda: Betspeed (site de apostas)
Ypiranga-RS: Banrisul (banco)
Fonte: GE
Caminho global
É notável como os sites de apostas têm se firmado como os principais patrocinadores dos clubes de futebol no Brasil. O estudo feito pelo GE só veio confirmar aquilo que todos nós já havíamos naturalmente notado. O caminho percorrido pelo futebol brasileiro não é exclusivo. Esse fenômeno reflete não apenas uma estratégia comercial, mas também uma mudança nas dinâmicas do mercado esportivo global.
A ascensão dessas empresas nos patrocínios masters dos clubes brasileiros aponta para uma tendência global, onde o dinheiro e o interesse dessas plataformas têm cada vez mais influência no cenário esportivo. A competitividade e os recursos financeiros das casas de apostas as colocam em uma posição privilegiada para ocupar esses espaços publicitários. Por mais que o estudo do GE ainda tenha apontado um pouco de diversidade nos patrocínios, a tendência é que isso siga diminuindo ainda mais com o passar dos anos.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr.