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Especialistas debatem utilização do termo “inovação” na indústria iGaming
qua 20 dez/23

Especialistas debatem utilização do termo “inovação” na indústria iGaming


Quem acompanha o mercado das apostas esportivas sabe que o termo “inovação” costuma ser bastante utilizado em muitos debates sobre o momento atual e o futuro da indústria. Contudo, o site SBC News resolveu questionar especialistas da área a respeito desse conceito. O que seria a “inovação” no mercado das apostas? O que podemos considerar como inovador? Questionados a respeito, Evgen Belousov (CEO da GR8 Tech), Max Potyomkin (CEO da Risk.inc), Steven Salz (CEO da Rivalry) e Sam Talbot (CPO do Grupo LiveScore) responderam as dúvidas.

 

Confira abaixo, na íntegra, a sabatina do SBC News aos especialistas:

 

Inovação: impulsionando o crescimento da indústria ou simplesmente uma palavra da moda?

 

A palavra ‘inovação’ é algo inevitável quando se trabalha na indústria de igaming. Não há um dia em que o termo não seja usado no LinkedIn ou em um comunicado à imprensa anunciando o lançamento de um novo produto. Mas o que significa ser verdadeiramente inovador? E chegamos a um ponto em que estamos inovando demais?

 

Em uma mesa redonda, GR8 Tech CEO Evgen Belousov foi acompanhado pelo Risk.inc CEO Max Potyomkin,  para mergulhar em todas as coisas relacionadas à inovação enquanto discutem a importância do feedback do cliente e as implicações para o marketing e se o iGaming pode se inspirar em outros setores.Rivalry,, CEO Steven Salz e Sam Talbot CPO Grupo LiveScore

 

SBC: Como você define inovação na indústria de iGaming e pode compartilhar exemplos de como sua empresa está contribuindo para isso?

 

Evgeny Belousov: Inovação na indústria de iGaming, do nosso ponto de vista, significa criar algo totalmente novo, não apenas o que está atualmente disponível no mercado. Envolve uma abordagem e mentalidade únicas, onde cada inovação deve ter um propósito claro.

 

No entanto, este propósito não deve reverter apenas para soluções familiares e já funcionais. Por exemplo, na GR8 Tech, estamos comprometidos com avanços pioneiros que redefinem a experiência do usuário e a eficiência operacional. Não estamos apenas seguindo tendências; estamos definindo-os criando soluções que atendam às necessidades não atendidas e abram novas possibilidades no setor de iGaming.

 

Max Potyomkin: Vemos a inovação como um processo constante de desenvolvimento e implementação de novas técnicas, tecnologias e abordagens para a experiência dos jogadores , para tocar seus sentimentos e emoções mais profundos. É quando nós, como empresa, podemos fornecer uma atualização notável ou até mesmo impressionante às nossas abordagens, que literalmente impressiona os nossos jogadores (e concorrentes), no bom sentido.

 

Um bom exemplo da nossa contribuição é o nosso sistema de detecção precoce de VIP e não VIP com IA, desenvolvido em conjunto com nosso parceiro técnico GR8 Tech. Com base na análise do comportamento dos clientes na plataforma durante os primeiros dias após o registo, aliada à pesquisa OSINT totalmente automatizada e aos padrões confidenciais impostos, em menos de 48 horas, com elevado grau de probabilidade, podemos atribuir o cliente recém-registrado um status específico VIP, pré-VIP, de margem baixa/alta e sintoniza automaticamente todas as abordagens futuras em relação a ele.

 

Esta abordagem inovadora é tão precisa que poderíamos identificar um indivíduo de destaque como, digamos, Johnny Depp, mesmo que ele se tenha registado usando um pseudónimo e informações falsas, sem que ele tenha conhecimento da nossa identificação.

 

Sam Talbot: Acho que a indústria de igaming é uma mistura quando se trata de inovação. Existem alguns excelentes exemplos em que experiências verdadeiramente inovadoras mudaram o cenário para melhor, mas existem outras áreas que são fundamentais para a experiência do cliente, onde as melhorias foram limitadas nos últimos cinco a 10 anos.

 

Em vez de criar equipes de inovação isoladas, no LiveScore Group tentamos garantir que a inovação esteja profundamente enraizada em todas as áreas do negócio, seja desenvolvimento de produto, marketing, operações de clientes ou equipes internas.

 

Steven Salz: O termo inovação e o que ele significa provavelmente variam de pessoa para pessoa.

 

A maneira como olhamos para a inovação na Rivalry é a criação de um produto ou experiência radicalmente original que nos pertence. O que vemos nas apostas são estes ingredientes únicos – como acumulações no mesmo jogo – que muitas vezes são facilmente replicados por outras empresas. Então, para nós, trata-se realmente de construir algo que não seja apenas único no espaço, mas também exclusivo da Rivalry.

 

Nossa vantagem competitiva é ter um conhecimento profundo e íntimo dos Millennials e da Geração Z, de seus interesses e assim por diante, que podemos usar para adaptar nossos produtos e entretenimento às suas expectativas.

 

Combos no mesmo jogo, nosso primeiro produto de acumulação no mesmo jogo para esportes eletrônicos, pega uma das apostas mais populares do tabuleiro e a adapta para um público nascido na Internet com marcas e animações personalizadas para aumentar o valor do entretenimento.

 

Isso incluiu o uso do popular meme da Internet “cérebro de galáxia” não apenas para ressoar em nosso público, mas também para adicionar uma camada de narrativa à experiência em termos de complexidade e inteligência necessárias para fazer uma aposta multi-perna.

 

Existem vários exemplos diferentes no Rivalry em que criamos um novo produto do zero, como nossos jogos de cassino originais, ou simplesmente personalizamos um recurso padrão como ‘saque’ e o envolvemos em entretenimento para nos diferenciarmos no espaço e adicionar valor à experiência além da aposta.

 

SBC: Qual ​​o papel que o feedback e as demandas dos clientes desempenham no processo de inovação da sua empresa? Você pode dar um exemplo de como os insights dos clientes afetaram levou a um novo produto ou recurso?

 

MP: Todas as novas abordagens e métodos estão sendo implementados principalmente com base no feedback e nas percepções dos clientes. O melhor exemplo é a nossa capacidade, graças ao nosso parceiro técnico, de fornecer a clientes específicos resultados específicos de acordo com a sua procura, o que basicamente eleva as apostas a um novo patamar extra-personalizado, quando o cliente pode chegar à empresa e dizer: “ Escuta, eu sei que é estranho, mas posso apostar nisso?”, e a empresa diz: “SIM”. Essa inovação e abordagem extraordinária fazem com que cada cliente se sinta super especial.

 

ST: A pesquisa e os insights do cliente desempenham um papel fundamental na definição de nossa estratégia. Conversamos constantemente com nossos clientes e analisamos os dados de nossos clientes para garantir que, quando investimos em novas ideias inovadoras, seja para resolver um problema real do cliente ou uma área de oportunidade.

 

Isto é de particular importância no LiveScore Group, pois pretendemos construir o nosso ecossistema desportivo líder mundial. Houve vários exemplos de como aprendemos com nossos clientes para desenvolver recursos exclusivos em nosso aplicativo LiveScore, focados na criação de uma jornada de usuário perfeita entre LiveScore e LiveScore Bet.

 

SS: a rivalidade foi criada para um grupo demográfico de clientes com menos de 30 anos, cujos interesses e demandas ditam tudo, desde nosso produto e filosofia de design até nossa marca e marketing.

 

Isso se manifestou de muitas maneiras em toda a empresa e em seu trabalho. O principal exemplo é liderar com um produto e marca focado em esportes eletrônicos e jogos, que é a forma dominante de entretenimento para nosso público-alvo da geração Y e da geração Z, e nos permitiu conquistar uma posição de liderança entre essa base de clientes que pode então ser vendido cruzado em esportes e cassino.

 

Mais recentemente, lançamos um jogo de cassino original em setembro, Cash & Dash, que projetamos para preencher a lacuna entre apostas, entretenimento e jogos. A inspiração para Cash & Dash, assim como outros jogos originais que temos em desenvolvimento, é o nosso público e seus hábitos de consumo discretos.

 

Este é um cliente digitalmente nativo que está profundamente acostumado com produtos interativos em tempo real, bem como com a profundidade e o entretenimento dos videogames. O que estamos fazendo com nossos jogos originais, e em todo o conjunto mais amplo de produtos da Rivalry, é tentar consistentemente atender esse público em seu nível de entretenimento.

 

EB: O feedback do cliente é crucial em nosso processo, mas é importante observar que ele destaca principalmente os pontos problemáticos atuais, melhorias nas margens e outros aspectos práticos, em vez de inovações revolucionárias.

 

Freqüentemente, os clientes trazem ideias que viram em outros lugares e desejam algo semelhante para si. Esta contribuição pode certamente levar ao desenvolvimento de novos recursos, mas estes são tipicamente mais evolutivos do que revolucionários por natureza. As melhorias, introduzidas em resposta às solicitações dos clientes, embora não sejam invenções totalmente novas, são iterações vitais que mantêm as nossas ofertas na vanguarda da indústria.

 

SBC: Você acha que o termo ‘inovação’ às vezes é usado em demasia como estratégia de marketing na indústria de igaming ou você acredita que houve inovação no setor este ano?

 

ST: Acho que é fácil ficar obcecado em se tornar líderes em inovação e, como resultado, perder o foco naquilo que todos nós estamos tentando alcançar, que é proporcionar um mundo- experiência de classe para nossos clientes.

 

A inovação, na sua melhor forma, está incorporada na cultura da empresa e faz parte do pensamento diário de todos. Acho que houve alguns bons exemplos de novos recursos e promoções inovadoras nos últimos 12 meses, mas ainda estamos aguardando o próximo momento de ‘Cash Out’.

 

SS: A indústria de apostas cresceu substancialmente nos últimos anos e sentimos que, para a maioria das operadoras, há pouco incentivo para adulterar uma experiência comprovada de produto que não mostra sinais de desacelerando.

 

O grande desafio que vemos no horizonte é adaptar a experiência de apostas para envolver esta próxima geração de clientes com um conjunto totalmente diferente de hábitos de consumo e preferências de entretenimento. A Geração Z está chegando à idade legal para apostas, mas não está se envolvendo com esportes ou mídia tradicionais da mesma forma que a Geração Millennials, Boomers e Geração X.

 

Isso tem muitas implicações posteriores apenas nos canais de aquisição e engajamento, mas do ponto de vista do produto, velocidade e funcionalidade são realmente o mínimo para um grupo demográfico com menos de 30 anos que cresceu na Internet com produtos profundamente envolventes e em tempo real em seus ponta dos dedos.

 

Vemos que a verdadeira denominação para o sucesso entre esse grupo demográfico é o quão bem você pode inserir entretenimento na experiência como um todo, em vez de ser apenas um dos muitos lugares onde eles podem fazer apostas.

 

EB: Acho que a resposta seria diferente para os setores B2B e B2C. No B2B, o termo é realmente usado em demasia, tornando-se mais uma palavra da moda que quase todo mundo usa como tática de marketing. A verdadeira inovação vai além de apenas usar termos da moda como IA. Trata-se da aplicação prática dessas ferramentas.

 

Por exemplo, na GR8 Tech, desenvolvemos nossa própria IA generativa interna para texto e conteúdo visual. Isto não é apenas para exibição – utilizamos e desenvolvemos ativamente esta tecnologia para agilizar os nossos processos e poupar recursos. É aqui que reside a verdadeira inovação – na utilização prática e eficaz de ferramentas avançadas para melhorar as nossas operações e melhorar ainda mais as capacidades da nossa plataforma de alto desempenho.

 

MP: Não, não quero. A inovação como processo e como termo não pode ser abusada, pois a busca pela inovação constante é o combustível da indústria e esse combustível traz uma concorrência saudável; sem inovações teríamos algumas empresas chatas e sem diversão, apenas giros, probabilidades, margem e pronto.

 

No entanto, é verdade que inovações reais são raras: é um empurrão com uma nova tecnologia inovadora, uma nova mecânica interessante, após a qual todos começam a usá-la e a melhorá-la, acrescentando algo próprio, até que uma nova virada de jogo apareça e agite tudo. a cena.

 

SBC: Existem lições que o setor de igaming pode aprender com outros setores quando se trata de inovação? Estaremos nós, como indústria, talvez um pouco atrás da curva quando se trata de novas tecnologias?

 

SS: A indústria de apostas muitas vezes olha para dentro, para outras empresas de sucesso no setor, e encontra maneiras de replicar esse sucesso ou desenvolver essas ideias. Embora tenhamos visto algumas formas de inovação no setor nos últimos anos, as linhas de pensamento tradicionais sobre a aparência e a sensação das apostas talvez estejam impedindo a indústria nesse aspecto.

 

Na Rivalry, muitas vezes nos deparamos com outros excelentes produtos de consumo de outros setores [como Red Bull, Robinhood ou CashApp] que construíram algo realmente excelente do qual podemos nos inspirar e incorporar em nossa própria estratégia.

 

Para nós e para o que estamos tentando alcançar, os videogames são um excelente ponto de partida. Os jogos são a categoria de entretenimento mais popular para clientes com menos de 30 anos e, mais importante, são fundamentalmente envolventes. Quando pensamos em inovação nas apostas, ou mesmo apenas na adaptação de recursos padrão, tentamos pensar em como podemos posicionar um produto para que pareça mais entretenimento do que jogo.

 

Acreditamos que um produto intrinsecamente divertido pode não apenas manter as pessoas engajadas e criar valor para o cliente, mas também que produtos originais e inovadores podem gerar crescimento orgânico e interesse.

 

EB: Com certeza, o setor de igaming pode aprender muito com outras indústrias em termos de inovação. Por exemplo, podemos aprender como os fluxos de usuários são organizados em setores como serviços de reservas e dispositivos móveis. O design UI/UX nesses setores é excelente, muito simples e intuitivo – algo que muitas vezes falta nas plataformas de jogos.

 

Além disso, o setor de varejo off-line oferece insights sobre uma compreensão baseada em dados do comportamento do usuário e da tomada de decisões, demonstrando estratégias avançadas para gerenciar as interações com os clientes e aproveitar os dados para decisões de negócios. A indústria B2B de igaming, embora em teoria também seja orientada por dados, fica para trás no acesso a material relevante, porque os fornecedores raramente têm acesso estável e contínuo a grandes quantidades de informações dos utilizadores que os operadores possuem.

 

É onde a GR8 Tech realmente tem muita vantagem competitiva, tendo crescido a partir de uma equipe de desenvolvimento interna e, assim, construindo nossas plataformas de apostas esportivas e iGaming em dados da vida real, em tempo real e multigeográficos do lado B2C.

 

MP: Observando como outras indústrias inovam e se desenvolvem e tirando algumas lições disso, é importante lembrar que no igaming o melhor é inimigo do bom. Não deveríamos complicar muito as coisas, como a indústria às vezes faz.

 

ST: A indústria de igaming se beneficiaria com o aprendizado de outros setores. Por exemplo, penso que tem havido muito mais inovação no sector FinTech nos últimos tempos do que no sector igaming.

 

Como indústria, somos muito insulares e poderíamos certamente beneficiar se trouxessemos mais pessoas de outras indústrias para o nosso sector. Isso é algo em que realmente nos concentramos aqui no LiveScore Group, garantindo que nos concentremos na construção de um grupo diversificado de pessoas talentosas de diversos setores e origens.

 

Fonte: SBC News

 

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