Copa do Mundo Feminina – Holanda x África do Sul
Copa do Mundo Feminina
A Holanda surpreendentemente terminou na liderança do Grupo E, com sete pontos em três jogos. Elas começaram a campanha com uma vitória por 1 a 0 sobre Portugal e depois enfrentaram os EUA, que as venceram na final da Copa do Mundo Feminina de 2019. Eles quase se vingaram da derrota, saindo na frente aos 17 minutos, mas perdendo a vantagem no segundo tempo. O empate por 1 a 1 com os atuais campeões mundiais foi um bom resultado. Eles tiveram um jogo final do grupo muito mais fácil vencendo o Vietnã por 7-0, com Brugts e Roord marcando duas vezes. Isso os deixou a dois pontos dos americanos, que terminaram em segundo no grupo. A Holanda está invicta nos últimos cinco jogos, com quatro vitórias e o empate com os EUA. A última vez que perdeu foi em abril, ao ser derrotada por 1 a 0 em casa pela Alemanha. Seus últimos dez jogos na final desta competição produziram oito vitórias, com apenas os EUA vencendo-os.
A África do Sul é a 54.ª do ranking mundial, mas pode esperar estar no top 50 depois de ter chegado aos últimos 16 desta competição. Esta é apenas a segunda participação deles na final da Copa do Mundo Feminina. A outra foi há quatro anos, quando perdeu os três jogos. Desde então, elas venceram a Copa Africana de Nações Femininas de 2022, vencendo todas as seis partidas que disputou. Esse desempenho os classificou para essas finais e eles fizeram uma exibição muito melhor do que em 2019. Na estreia, a equipe assumiu a liderança contra a Suécia, eventual vencedora do grupo, mas acabou perdendo por 2 a 1. Depois, enfrentaram a Argentina e buscavam a primeira vitória na final. Desta vez, lideraram por 2 a 0, mas acabaram empatando em 2 a 2. Finalmente, a primeira vitória veio quando a equipe conseguiu uma surpreendente vitória por 3 a 2 sobre a Itália, marcando o gol da vitória aos 92 minutos. Essa foi apenas a segunda vitória nos últimos sete jogos, sendo a outra contra a Costa Rica, no mês passado.
A Holanda é a nossa ponta confiante para chegar às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023. Isso os colocaria contra Suíça ou Espanha na próxima rodada. A Holanda tem sido impressionante na fase de grupos, especialmente quando os EUA empataram em 1 a 1. A África do Sul está nas oitavas de final pela primeira vez, mas isso parece ser o fim do caminho para eles. Eles fizeram bem em vencer a Itália em seu último jogo, mas sua defesa não é a melhor.