Flamengo está perto de renovar contrato milionário com casa de apostas
Nos últimos dias, o Flamengo encaminhou a manutenção de alguns dos seus atuais patrocinadores com a renovação de contrato com a empresa de apostas esportivas PixBet. O novo acordo, que está prestes a ser firmado, de acordo com as informações dos portais jornalísticos UOL e Lance!, deve render ao rubro-negro a impressionante quantia de R$ 43 milhões anuais, fortalecendo a parceria entre as duas marcas, considerada um case de sucesso. Além da Pixbet, o clube carioca também manteve a relação de parceria com o banco BRB.
Atualmente, a PixBet já exibe a sua marca nos ombros do uniforme rubro-negro, espaço que proporciona bastante visibilidade para a casa de apostas esportivas. A expectativa é que, com o acordo renovado, ambas as partes colham benefícios ainda mais sólidos e consistentes. Informações de bastidores apontam que a relação entre Flamengo e Pixbet é muito boa, estando ambos bastante felizes com os resultados obtidos ao longo dos últimos meses de contrato.
De acordo com fontes confirmadas pelo jornal Lance!, as negociações entre as partes está na parte final, e tanto clube quanto casa de apostas agora discutem a duração do novo vínculo, podendo ser acordado por um ou dois anos. É importante ressaltar que o contrato atual do Flamengo com a PixBet chegará ao fim no término desta temporada, após gerar aos cofres rubro-negros um montante total de R$ 48 milhões ao longo de dois anos. A valorização expressiva no valor anual representa um marco significativo para o Flamengo, que celebra o interesse crescente de empresas em associar as suas marcas ao clube.
Conselho deve aprovar
Apesar dos detalhes finais ainda pendentes, a papelada referente ao novo contrato entre Flamengo e Pixbet já está pronta, e no momento está aguardando apenas a aprovação do Conselho Deliberativo do clube para sua ratificação definitiva. De acordo com as informações de bastidores da negociação, o contrato deve ser aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube carioca sem muitos empecilhos nas próximas semanas.
O Flamengo, reconhecido como uma das atuais potências do futebol sul-americano, tem sua camisa classificada como uma das mais valiosas da região, tendo faturado a expressiva cifra de R$ 149,8 milhões na temporada passada. Além da parceria com a PixBet, o uniforme do clube carioca ostenta os logos de outras marcas de renome, como Sil Fios e Cabos Elétricos, Mercado Livre e Assist Card, além do patrocinador master de longa data, o Banco BRB.
Com a recente renovação do contrato com o Banco BRB por mais seis meses, o Flamengo segue em busca de novas oportunidades no mercado publicitário para o próximo ano, ciente da crescente procura por espaços de visibilidade em sua camisa. Contudo, segundo as informações apuradas pelo Lance!, nenhum nome de empresas interessadas em firmar parceria com o Flamengo a partir de 2024 foi divulgado até agora.
Recado da Pixbet e o impacto na indústria
Com a iminente regulamentação das apostas esportivas no Brasil, muito se discutiu a possibilidade de diversas casas de apostas esportivas que hoje atuam no país deixarem as suas operações nos próximos meses. Essa projeção não deixa de ser uma verdade, visto que até mesmo alguns setores do governo, que é o responsável pela regulamentação, trabalham com essa possibilidade. A Pixbet, ao renovar o contrato com o Flamengo, manda um recado para todos: fica no Brasil.
Especula-se na imprensa que o Brasil deve adotar um modelo de licenciamento por outorga para que as casas de apostas atuem de forma legalizada no país. Essa licença, segundo as informações dos bastidores, deve ser colocada a venda por R$ 30 milhões de reais, valor um pouco inferior ao que a Pixbet deve pagar ao Flamengo na renovação contratual de patrocínio. De fato, esse valor é muito acima do que é praticado em outras localidades do mundo, e deve afastar muitas marcas do mercado brasileiro.
Entretanto, sendo bem sincero, eu avalio que os números praticados por algumas casas de apostas no mercado publicitário brasileiro são armas que podem ser usadas contra elas. A verdade é que não há como convencer as autoridades brasileiras a diminuir o valor pretendido por uma licença de operação quando temos uma casa de apostas pagando quase o dobro desse valor apenas para patrocinar um clube brasileiro. É claro que a realidade financeira da Pixbet pode ser diferente de outras marcas, que certamente vão sair prejudicadas caso a regulamentação das apostas esportivas no Brasil siga o caminho projeto, mas é realmente difícil esperar que o governo pense em todos e entenda isso.
Se formos nos concentrar apenas na relação de patrocínio entre Pixbet e Flamengo, as próprias informações da imprensa apontam que há uma relação boa entre os parceiros. Somente a intenção de renovar o acordo já é um sinal muito claro de que, para a casa de apostas, patrocinar o Flamengo rende o retorno desejado. Contudo, faz parte do processo analisarmos também os impactos de patrocínios como esse no futuro do mercado das apostas no país. E, no momento, acordos milionários não ajudam em nada as pretenções da indústria como unidade.
Faça parte da minha lista Vip e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr