CEO da Twitch revela posição da empresa sobre lives com cassino e apostas
Em uma entrevista exclusiva ao streamer Filian, o CEO do Twitch, Dan Clancy, compartilhou informações sobre a abordagem da plataforma de streaming em relação ao conteúdo sobre apostas esportivas e cassinos que tem sido veiculado pelos parceiros da empresa em lives na plataforma. Na conversa, Clancy voltou a enfatizar que a Twitch não tem nada contra a indústria iGaming, e que o principal compromisso da empresa está sendo apenas impedir a promoção de operadores de jogos e apostas que não estejam regulamentados, sendo essa uma forma encontrada para garantir a integridade e a segurança da comunidade de usuários.
No ano passado, a Twitch tomou a decisão de atualizar as suas diretrizes de comunidade sobre o conteúdo de apostas pela primeira vez, resultando na proibição, a partir de 18 de outubro de 2022, dos streamers exibirem material ou publicidade de empresas de cassino não licenciadas. Em entrevista ao streamer Filian, Clancy explicou a motivação por trás dessa medida, ressaltando que apenas operadoras não licenciadas e não regulamentadas foram afetadas, o que tem permitido que o conteúdo relacionado a empresas licenciadas permaneça na plataforma.
Mercado offshore gerou intervenção
A crescente chegada de casas de apostas vinculadas ao mercado offshore foi o motivo que gerou a intervenção da plataforma em atualizar as suas diretrizes. O CEO do Twitch destacou o problema crescente dos sites de jogos de azar offshore não regulamentados pelo mundo, onde as práticas de apostas não são supervisionadas pela lei, o que levanta dúvidas sobre a transparência dessas empresas. “São sites onde não há ninguém olhando para ver, por exemplo, quais são as probabilidades nas mesas de dados. Eles ajustam? Eles mudam? Por não serem regulamentados, eles podem fazer o que quiserem“, explicou Clancy.
A atenção para a disseminação de certos operadores na Twitch foi trazida por um artigo do site Bloomberg, que destacou casos de empresas de jogos de azar licenciadas em Curaçao que estavam violando as diretrizes da comunidade ao patrocinarem streamers de eSports. A Twitch observou o tipo de conteúdo que algumas marcas como Stake.com, Rollbit, Duelbits e Roobet.com estavam distribuindo na plataforma e então resolveu fortalecer as suas políticas.
A atualização das diretrizes da comunidade em setembro de 2022 foi uma medida adicional para reforçar as políticas da Twitch sobre os conteúdos relacionados a casas de apostas e jogos de azar, seguindo uma atualização anterior em 2021 que proibiu referências de links para sites de operadores de casas de apostas. No entanto, Clancy ressaltou que o foco principal da proibição está nas empresas não licenciadas e não regulamentadas. “Banimos os não regulamentados. Em geral, não há problema com o streaming de jogos de azar, mas temos um problema se você estiver transmitindo jogos de azar não regulamentados”, explicou o CEO da Twitch.
Manutenção da relação com os eSports
Essa abordagem da Twitch permite que a plataforma mantenha o foco comercial nos parceiros de longa data, que são as empresas relacionadas aos eSports e/ou esportes tradicionais, como a Rivalry, que detém diversos acordos de parceria com streamers e influenciadores da Twitch. Em uma entrevista à SBC News no início deste ano, o CEO da Rivalry, Steven Salz, enfatizou o apoio da empresa às atualizações das diretrizes da comunidade realizadas pela Twitch. “Existem vários atores mal-intencionados que não possuem os protocolos de licença adequados e a Twitch os nomeou. […] Ficamos muito felizes em ver isso, pois sempre trabalhamos como uma operadora responsável, licenciada e transparente publicamente“, afirmou Salz.
Proteção parcial
As ações da Twitch em relação à proibição de conteúdos ligados a casas de apostas não licenciadas são um passo positivo, e demonstram que a empresa se preocupa nem que seja um pouco com a comunidade e a segurança das operações nesse mercado. No entanto, como alguém que consome bastante os conteúdos veiculados na plataforma, acredito que é importante ressaltar que essas medidas resolvem apenas parcialmente o problema que foi criado pelo marketing agressivo das casas de apostas nos últimos anos.
Não é preciso muito esforço para encontrar transmissões de conteúdo problemático relacionado a jogos e apostas na Twitch. Em qualquer hora do dia, basta uma pequena procura nas abas de pesquisa da plataforma para encontrar diversas transmissões sem qualquer tipo de bom senso a respeito de como se utilizar um site de apostas. É por isso que eu entendo que são necessárias outras ações para proteger os usuários da Twitch, especialmente em relação aos conteúdos apelativos que alguns criadores têm feito diante de tanta permissibilidade da empresa de streaming.
O CEO da Twitch, Dan Clancy, deixou claro que a empresa não tem nada contra a indústria iGaming em si, mas que eles estão comprometidos em impedir a promoção de operadores de jogos e apostas não regulamentados. Essa é uma medida importante para garantir parcialmente a integridade e a segurança da comunidade de usuários, mas apenas isso não é suficiente para criar uma ambiente saudável para as pessoas, principalmente porque essa abordagem não foi criada pensando no melhor da comunidade, e sim em manter os próprios interesses da empresa preservados.
O maior problema da Twitch hoje reside nos conteúdos produzidos pelos streamers parceiros. Alguns deles têm divulgado conteúdos apelativos e irresponsáveis com promessas irreais relacionados a apostas e cassinos, e todos nós sabemos como esse tipo de propaganda pode influenciar negativamente os espectadores, especialmente os mais jovens, expondo-os ao risco de desenvolver comportamentos de vício. Na minha visão, essa bolha de produção de conteúdo irresponsável sobre apostas e cassinos está perto de estourar e as consequências disso podem ser muito ruins para a Twitch e para todos aqueles que promovem esse tipo de conteúdo irresponsavelmente.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr