Basquete: Jogadores com Mais Tocos na História
Casa do Apostador Carregando...
Os jogadores com mais tocos na história da liga
sex 14 abr/23

Os jogadores com mais tocos na história da liga


O toco – ou bloqueio – é um aspecto do jogo de basquete que vem perdendo um pouco de protagonismo. Com a revolução do jogo de perímetro e uma diminuição das tabelas e enterradas, os tocos não são mais tão frequentes nas partidas. A ideia do artigo de hoje é relembrar os grandes bloqueadores que já passaram pela liga, que protagonizaram momentos humilhantes para seus oponentes e evitaram muitos pontos adversários.

10° – Robert Parish – 2361 tocos

O primeiro jogador da lista é o ídolo do Boston Celtics Robert Parish. O Pivô nunca foi um grande líder nas estatísticas, mas por ser um dos atletas que mais tempo jogou basquete profissional, o número de tocos do jogador é impressionante. A média do jogador durante a carreira é de 1,5 tocos por jogo.

9° – Tree Rollins – 2542 tocos

Ídolo do Atlanta Hawks, Rollins era um grande defensor e bloqueador. O jogador chegou a ter 4,3 tocos de média em uma de suas temporadas na NBA. Rollins nunca teve muito destaque além de sua defesa, mas era um jogador confiável. Terminou a carreira com médias de 2,8 tocos por jogo.

8° – Shaquille O’Neal – 2732 tocos

Provavelmente o jogador mais famoso dessa lista, Shaquille O’Neal é um dos últimos jogadores que frequentemente aplicava tocos humilhantes em seus adversários. Shaq teve sua melhor temporada de tocos justamente quando era calouro, com média de 3,5 bloqueios por partida. 

7° – Patrick Ewing – 2894 tocos

Lenda dos Knicks, Patrick Ewing foi um dos jogadores mais consistentes da história da NBA, e um reflexo disso está nos tocos. O jogador teve uma temporada com média de 4 tocos por partida, além de diversas com mais de 3 tocos por partida. Com números tão bons, é evidente que Ewing está nessa lista. 

6° – David Robinson – 2954 tocos

Um dos jogadores que iniciou uma dinastia muito vitoriosa dos Spurs, David Robinson foi um dos grandes defensores dos anos 80 e 90. O jogador chegou a ter médias de 4,5 tocos por partida, uma marca incrível. As lesões no final da carreira diminuíram a média do jogador, que com certeza seriam muito mais altas sem esses empecilhos. 

5° – Tim Duncan – 3020 tocos

Seguindo na lista das lendas dos Spurs, Tim Duncan superou o velho parceiro na estatística dos tocos. Sua média na carreira foi acima dos 2 tocos por jogo, e com grande longevidade, o jogador garantiu seu lugar na história dos maiores bloqueadores. 

4° – Mark Eaton – 3064 tocos

Na opinião do escritor, esse é o grande homem desta lista. Mark Eaton só estreou na NBA após os 26 anos de idade, algo bastante incomum na liga. Mesmo chegando já com uma idade mais avançada, Eaton atingiu marcas insanas de tocos, incluindo uma temporada com 5,6 tocos por jogo, uma média que até hoje nunca foi repetida e provavelmente nunca será. Sua média de tocos na carreira terminou acima dos 3,5 tocos por jogo. 

3° – Kareem Abdul-Jabbar – 3189 tocos

Assim como Eaton só chegou na liga aos 26 anos, os tocos de Kareem só começaram a ser contabilizados a partir de sua quinta temporada como jogador, visto que essa não era uma estatística registrada anteriormente. Kareem é um dos grandes jogadores da história da NBA e não era diferente nos tocos. Kareem teve médias de 3+ tocos por jogo em muitas de suas temporadas como jogador, garantindo o terceiro lugar da lista. 

2° – Dikembe Mutombo – 3289 tocos

Assim como Eaton, Mutombo também chegou tarde na NBA. Apenas aos 25 anos o jogador estreou na liga. Ainda assim, logo nas suas primeiras temporadas o jogador já teve um papel de grande destaque, anotando mais de 3 tocos por partida. A grande diferença de Mutombo para Eaton foi a minutagem. Mutombo era um dos astros do time, enquanto Eaton não tinha tanto tempo de quadra. Ambos poderiam ter números muito maiores.

1° – Hakeem Olajuwon – 3830 tocos

O grande campeão da nossa lista é a lenda dos Rockets Hakeem Olajuwon. Hakeem teve uma temporada com 4,6 tocos de média, além de ser três vezes o líder de tocos da temporada. Com uma longa carreira, Hakeem terminou sua trajetória na NBA com uma média de 3,1 tocos por partida e estabeleceu um recorde que provavelmente nunca será batido. 

Alguns jogadores que poderiam figurar nessa lista não tiveram seus nomes listados devido ao período que jogavam, pois as estatísticas de tocos só começaram a ser registradas nos anos 70. Jogadores como Wilt Chamberlain e Bill Russell possivelmente estariam por aqui. 

CONFIRA OUTROS CONTEÚDOS NO BLOG

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.

Escrito por Miguel Tureck

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!