Copa do mundo 2022: Grandes seleções tiveram dificuldades para se classificar
Que essa Copa iria nos surpreender já era previsto, afinal é a primeira Copa do Mundo em um país do Oriente Médio e é a primeira edição a ser realizada no final do ano.
Mas o que não contávamos era que as grandes seleções iriam surpreender todos nós, torcedores e telespectadores e até elas mesmas, com um futebol incoerente para ser Copa do Mundo.
É isso mesmo, estamos falando das dificuldades que alguns países tiveram na fase de grupos, não conseguindo avançar para as oitavas de final e surpreendendo todos de forma negativa.
Alemanha
A Seleção Alemã se tornou tetracampeão em 2014, na Copa que aconteceu aqui no Brasil e assim como na Copa da Rússia, a Alemanha novamente ficou no caminho, logo no início, não conseguindo avançar para as oitavas de final.
O que surpreende é que a Alemanha fazia parte do grupo E e além dela, a tabela era composta pelas seleções da Costa Rica, Japão e Espanha.
E o que parecia ser fácil para a equipe alemã, já foi por água abaixo logo no jogo de estreia, com a vitória do Japão por 2 a 1.
No segundo jogo a Alemanha conseguiu empatar com a Espanha. Já na última partida, a Alemanha lutou e conseguiu vencer a Costa Rica, de virada, por 4 a 2, porém mesmo vencendo acabou sendo eliminada devido ao saldo de gols.
Mesmo com 4 pontos, a seleção alemã terminou em terceiro lugar da tabela empatada com a Espanha, já que os espanhóis passaram em segundo lugar com um saldo de 6 gols, contra 1 gol da Alemanha.
Chega a ser difícil compreender o que tem acontecido com o futebol alemão nas últimas Copas, já que após quatro anos, ninguém imaginava que a seleção dirigida por Thomas Müller iria cair tão precocemente novamente.
Uruguai
A Seleção Uruguaia é bicampeã do mundo e conquistou os seus títulos em 1930 e 1950, porém, 70 anos depois da última taça esperava-se que a seleção viesse com sede de título, mas não foi isso que vimos.
Entretanto, não é de hoje que a coisa vai mal, o técnico Diego Alonso, por exemplo, assumiu a equipe uruguaia quando as coisas estavam complicadas por lá, durante as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar.
Sob o comando de Diego, a equipe venceu as últimas quatro partidas naquela fase classificatória e chegou como terceiro na América do Sul ao Catar.
Já se tratando de Copa do Mundo, no jogo de estreia do Uruguai, não houve gols e o jogo terminou empatado no zero.
Na segunda partida, a seleção uruguaia perdeu para Portugal e mesmo vencendo o terceiro e último jogo sobre Gana, a combinação de resultados deixou o Uruguai fora das oitavas de final.
Após a curta apresentação do Uruguai na Copa do Catar, não foi só a Seleção que se deu mal, o técnico Diego também deu tchau para o cargo, já que foi demitido pela Associação de Futebol Uruguaia (AUF).
Bélgica
Apesar de não ser campeã de nenhuma Copa do Mundo, a eliminação da equipe belga, é vista como surpreendente e não passa despercebida para os amantes do futebol.
A estreia da Bélgica na Copa começou com uma vitória em cima do Canadá. Já no segundo jogo, perdeu para Marrocos e na última partida da fase de grupos terminou empatada com a Croácia no zero.
Desta forma, a Seleção Belga somou apenas 4 pontos e não superou as expectativas que os torcedores tinham em cima da grande geração belga, que conta com excelentes jogadores como Lukaku, Hazard e Courtois.
Como se não bastasse o baixo rendimento em campo, a Seleção Belga ainda contou com confusões em seu vestiário, declarações acusativas entre os atletas e outros desentendimentos, que não levam a nada e deixa o clima ruim dentro e fora de campo.
Essa foi a 14ª participação da Seleção Belga no Mundial e a sua melhor classificação na Copa foi em 2018, na Rússia, quando a equipe encerrou sua trajetória na competição ocupando a terceira colocação.
Atualmente, a Bélgica ocupa a segunda posição do Ranking da FIFA e isso mostra que mesmo sem títulos a Bélgica possui uma grande Seleção. Sabemos que títulos contam e tem um peso enorme, mas fazer boas campanhas regularmente também são levadas em consideração.
Argentina
Por pouco a nossa rival e vizinha Argentina não passa da primeira fase do Mundial, lembrando que os argentinos já foram eliminados três vezes na fase de grupos, sendo nas Copas de 1958, 1962 e 2002.
Apesar da mau estreia na Copa do Mundo, perdendo de 2 a 1 para a Arábia Saudita, a equipe argentina chegou no segundo jogo precisando vencer, para evitar a eliminação. E foi isso que ocorreu, o time que tem como capitão nada mais, nada menos que Messi, se recuperou e na segunda partida venceu o México por 2 a 0.
No terceiro jogo pela fase de grupos, também venceu a Polônia por 2 a 0 e encerrou em primeiro lugar no Grupo C, com 6 pontos.
Até o momento a Seleção da Argentina continua firme na Copa e inclusive, já venceu o jogo das oitavas de final, na qual disputou com a Austrália e levou a melhor por 2 a 1.
Agora, na próxima sexta-feira, às 16h, a Argentina enfrenta a Holanda, em uma partida que garante uma vaga na semifinal.
CONFIRA OUTROS ARTIGOS NO BLOG
- Movimentação de odds gera suspeita em luta do UFC
- Conheça os 7 jogadores mais baixos da história da liga de basquete americana
- Os 5 melhores estrangeiros que já jogaram na maior liga de basquete do mundo
- O que explica a queda de rendimento dos times do Diniz ao final da temporada?
- Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.
Escrito por Paulina Costa