Perfil dos Apostadores: Análise de Apostadores
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Especialista analisa perfil dos apostadores e destaca importância dos celulares
ter 08 nov/22

Especialista analisa perfil dos apostadores e destaca importância dos celulares


Com a expansão da indústria das apostas em todos os lugares do planeta, os especialistas da indústria têm se empenhado em estudar os hábitos e comportamentos dos apostadores a fim de entender quais são os seus desejos e as suas necessidades. Baseados em pesquisa, diversos setores da indústria já conseguem ter, atualmente, um perfil bem consistente do apostador, principalmente do tipo de player mais atual, que centraliza as suas ações de forma online.

 

Em artigo publicado no site Games Magazine Brasil (GMB), o diretor comercial da empresa Control+F5, André Vinícius de Alencar Alves, pertencente à indústria das apostas, analisou o perfil do apostador que utiliza os serviços de apostas online. Para ele, a qualidade do conteúdo produzido pelas empresas e a facilidade de adaptação desse conteúdo para consumo via celular são fatores muito relevantes na relação com um público apostador, cada vez mais exigente e difícil de reter.

 

Confira abaixo, na íntegra, o artigo escrito por André Vinícius de Alencar Alves no site Games Magazine Brasil.

 

Qual o perfil do apostador online?

 

Embora estejamos em meio a transformações diárias em relação ao entendimento de quem hoje é o apostador que acessa os sites de jogos no Brasil, sem dúvidas podemos estabelecer alguns padrões mais frequentes.

 

Aliás, antes de falar sobre nosso país, vamos ver alguns dados de pesquisa realizada pela UK Gambling Comission, que entrevistou 8.000 adultos com 18 anos ou mais na Grã-Bretanha, no ano de 2020.

 

De acordo com o levantamento, que também é relevante ao mercado brasileiro, a forma mais popular de acesso ao jogo online é através do smartphone, sobretudo para os mais jovens. A pesquisa descobriu que 75% dos jogadores de 18 a 34 anos jogam pelo celular, enquanto apenas 14% de pessoas de 65 anos ou mais o fazem. Os mais velhos, ainda preferem se divertir através da tela de computadores e laptops.

 

A maioria dos sites de jogos são acessados dentro de casa, mas um em cada cinco jogadores online acessou os jogos em outros locais. Os apostadores online entrevistados têm uma média de três contas em sites diferentes, mas uma proporção significativa de jogadores mais jovens tem mais do que 3 contas.

 

A maioria dos apostadores online gosta de apostar ao vivo, e as apostas em eSports também estão crescendo, impulsionadas principalmente por homens mais jovens.

 

Este panorama se encaixa bem no que temos visto no mercado brasileiro. Nosso apostador também prefere acessar os sites do celular, o que serve de alerta aos operadores: otimizar sua plataforma para mobile, oferecendo a melhor experiência possível é mandatório, atualmente.

 

Também é bastante importante salientar que o apostador online tem uma vasta gama de opções a um clique de distância. Isso significa que a concorrência entre empresas é cada vez mais acirrada.

 

O jogador pode visitar várias plataformas simultaneamente, tendo acesso a diferentes ofertas de odds, bônus, promoções e outras. Por isso, é tão importante trabalhar estratégias eficazes de retenção do cliente. A concorrência “mora” há segundos de distância do seu site.

 

O conteúdo dos sites também é um fator crucial para reter o apostador de hoje. E quando falo em conteúdo, estou me referindo em amplo sentido à variedade de esportes e mercados, jogos dos melhores provedores, navegabilidade do site, material educativo em relação ao universo das apostas e muito mais.

 

Embora o público dos sites de apostas seja predominantemente jovem e masculino, esse universo se expande a cada dia e têm atraído tanto as mulheres como pessoas em geral de idade mais avançada.

 

Com a chegada da Copa e o massivo investimento das casas online em ações de marketing, o perfil do apostador online certamente será a cada dia mais diverso, o que traz novos horizontes para a indústria em nosso país. Certamente há muito a discutir sobre esse tema e em pouco tempo, teremos um novo perfil de usuário de sites de jogos e apostas. 

André Vinícius de Alencar Alves

Diretor comercial da Control+F5

 

Excelência e resistência

Como destacado pelo diretor comercial da Control+F5, André Vinícius, a excelência do conteúdo produzido segue sendo um ponto central na relação entre indústria, influenciadores e os apostadores. Por mais que algumas pessoas ainda resistam ao aprofundamento e a modernização do conteúdo que é entregue para as pessoas, as pesquisas de opinião e os estudos de comportamento vão na direção contrária ao pensamento mais conservador de algumas alas importantes da comunidade das apostas.

 

É comum, principalmente para alguns profissionais mais antigos, que as novidades recentes da indústria das apostas sejam colocadas de lado no dia a dia. A inserção de áudios, vídeos, imagens e a adaptação daquilo que é entregue como conteúdo sobre apostas ainda enfrenta resistência dentro da comunidade, que parece lutar contra um fantasma inexistente.

 

Não existe outro caminho para a indústria, os sites, os blogs, as comunidades, os fóruns, os canais e tantos outros meios de comunicação que produzem conteúdo sobre apostas que não seja adaptar as produções que são feitas para a nova realidade do mundo. Resistir a isso é como tentar enxugar uma calçada em um dia de chuva, você pode até tentar, mas não vai adiantar de nada.

 

Mais do que aceitar que estamos passando por mudanças inevitáveis no jeito de produzir e consumir os conteúdos voltados para as apostas, a comunidade como um todo precisa realmente entender que, além daquilo que é feito, o jeito que esse conteúdo vai ser entregue faz muita diferença. São poucos os sites e os fóruns sobre apostas, por exemplo, que conseguem ser acessados de forma adaptável via telefones celulares.

 

Sabemos que, atualmente, a maior parte da comunidade de apostadores utiliza os celulares para fazer todas as suas atividades relacionadas com as apostas, seja consumir conteúdo, analisar jogos, apostar, interagir ou estudar, tudo que mais da metade dos apostadores atualmente faz dentro da indústria é por meio dos smartphones. E, possuindo essas informações, o que foi que nós fizemos até aqui, enquanto comunidade, para nos adaptar a essas mudanças?

 

Alguns meios de comunicação conseguiram entender as novas necessidades e, assim como as empresas de apostas, acompanharam a atualização das necessidades do público apostador. E justamente são esses meios e essas empresas que despontam como favoritas para se manter relevantes nos próximos anos. Apesar de ainda termos uma fatia importante de apostadores com comportamentos da “velha guarda”, eles já não são mais suficientes para, sozinhos, manter ativo e relevante qualquer tipo de projeto dentro da indústria.

 

Além da necessidade de melhorarmos ainda mais a adaptação dos nossos conteúdos aos novos meios de consumo, principalmente via aparelhos de celular, também é urgente a necessidade de nos preocuparmos mais com a qualidade daquilo que produzimos, pois isso certamente é um fator decisivo na fidelização e na retenção de um público apostador que tende a ser cada vez mais exigente, visto que as opções de consumo aumentam com a expansão da indústria.

 

Sabemos que temos uma geração nova de apostadores e influenciadores que domina a arte da comunicação como nunca antes foi feito dentro do nosso cenário, e estamos falando aqui de uma geração muito bem sucedida “digitalmente”. Contudo, apesar de reconhecer esse mérito, grande parte desses caras vão precisar ter mais do que lábia para sobreviver ao longo prazo. Um conteúdo ruim segue sendo ruim lido de um computador ou pela tela de um smartphone. É preciso fazer mais e melhor.

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Escrito por Sérgio Ricardo Jr

 

 

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