Futebol europeu em ano de copa do mundo
Todos nós sabemos que este ano tem Copa do Mundo e dessa vez, será no Qatar, que participará pela primeira vez de uma Copa e que será o primeiro país do Oriente Médio a receber um dos maiores eventos esportivos do mundo e o Mundial deste ano, já começa fugindo um pouco do que já estamos acostumados.
A Copa do Mundo de 2022 será a primeira da história, das 21 edições já disputadas, a ser competida fora do período de férias de verão do hemisfério norte do planeta, o que normalmente acontecia no intervalo entre o fim de maio e o fim de julho, sem atrapalhar a temporada europeia, que começa em agosto e termina em maio.
Neste ano, devido as altas temperaturas que fazem parte da rotina do Qatar durante o meio do ano, com média de 41º, já que no Oriente Médio é verão, a Copa de 2022 acontecerá em uma época inédita e será jogada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, ou pelo menos era o que nós esperávamos, já que a FIFA cogita antecipar o início da competição para um dia antes do previsto.
Provável mudança
A ideia de mudança de data se dá pelo fato da tradição de ter o país sede na primeira partida da competição, já que a princípio a primeira partida seria entre Senegal e Holanda, pelo Grupo A, com horário marcado para às 13 horas, horário local em Doha, equivalente às 7 horas da manhã, pelo horário de Brasília. E o duelo entre Catar e Equador está marcado para o mesmo dia, porém, seis horas depois, o que seria bem anormal, já que geralmente, a cerimônia é realizada antes do pontapé inicial da primeira partida da competição.
É importante ressaltar, que caso não haja a alteração da data será a primeira vez desde 1954 que uma abertura de Copa do Mundo não terá o anfitrião ou o último campeão no jogo de estreia.
Mas, para aumentar a duração da Copa de 28 para 29 dias, a proposta precisa ser aprovada em reunião do presidente Gianni Infantino com os mandatários das seis confederações continentais, como por exemplo, a Conmebol, a Uefa e Concacaf.
Apesar de ainda não ser oficial, a ideia já tem o apoio dos dirigentes do futebol do Qatar e da Conmebol, confederação à qual está ligada a federação de futebol do Equador, seleção que irá enfrentar o time do Qatar no primeiro dia de jogos da Copa do Mundo.
De qualquer forma, a Fifa deve tomar uma decisão nos próximos dias e anunciar de forma oficial.
Futebol Europeu x Copa do Mundo
O que tudo indica, é que esta ideia inicial da Fifa, de o primeiro dia da Copa começar em uma segunda-feira e contar com quatro partidas, foi motivado por pressão dos clubes e competições europeias, que devem ter partidas até o dia 13 de novembro, antes de sofrerem uma interrupção pela disputa da Copa do Mundo.
O plano de antecipar o jogo de abertura se tornou uma opção real, pois envolve poucos jogadores que atuam no futebol europeu.
Caso a possível mudança aconteça, a cerimônia de abertura e o jogo entre Qatar e Equador, seriam antecipados para o domingo, dia 20 de novembro e o dia seguinte, segunda-feira, 21 de novembro, contaria apenas com três partidas.
A verdade é que Copa do Qatar está mexendo com o calendário do futebol europeu, já que esta será a primeira vez que os campeonatos europeus, tanto os nacionais quanto os continentais, serão paralisados devido a competição do Mundial, sendo assim, mudanças foram necessárias.
A Premier League, por exemplo, encerrou a sua última temporada no dia 22 de maio deste ano, porém a próxima temporada, será jogada até o dia 28 de maio de 2023. Já a Liga francesa, encerrou suas atividades em 21 de maio de 2022 e agora a competição irá até 4 de junho de 2023.
A Champions League também precisou fazer algumas alterações, as fases de grupo da competição normalmente ocorre em três meses inteiros, porém dessa vez vai acontecer em menos de dois meses, sendo entre 6 de setembro e 2 de novembro.
E tudo isso porque, devido ao Mundial, todas as competições precisarão ser paralisadas durante um mês e meio.
Possíveis prejuízos
O grande problema da Copa do Qatar bater as datas com o período em que costumam ser disputadas as ligas europeias é que além das alterações das datas dos jogos, isso será um fator prejudicial para a vida dos jogadores que estão envolvidos no torneio. Como não houve nenhuma redução no número de rodadas, essas ligas precisarão reservar um número maior de datas durante a semana, ou seja, terão que jogar terça, quarta ou quinta, para conseguirem encerrar a temporada no período agendado e isso geralmente não acontece, já que as partidas no futebol europeu costumam acontecer nos finais de semana. Desta forma, os atletas terão menos tempo de descanso e um desgaste físico maior.
Mas não será somente o futebol europeu que será prejudicado com a Copa em novembro, as próprias seleções de futebol poderão ser prejudicadas, já que o futebol europeu pretende seguir com suas competições normalmente até uma semana antes da Copa e sabemos que a maior parte dos jogadores que participam da Copa jogam na Europa.
CONFIRA OUTROS ARTIGOS NO BLOG CASA DO APOSTADOR
- Como combater o crescimento de casos de racismo nos estádios da América Latina
- Principais transferências do mercado europeu desta janela
- O que esperar das quartas de final da copa libertadores 2022
Faça parte a nossa lista Vip e receba conteúdo de apostas esportivos exclusivos.
Escrito por Paulina Costa
3 Comentários
Greetings! Very useful advice in this particular article! It is the little changes that produce the greatest changes. Thanks a lot for sharing!
Dünden razı olan kızlar, evine geldikleri adama göt deliklerini açarak
yalatıp genişlettikten sonra arkadan pompalatırlar.
Her iki tarafta çok istekli olduğundan dolayı, götten pompaladığı.
Wonderful web site. Lots of helpful info here. I’m sending it to some pals ans also sharing in delicious. And naturally, thank you on your effort!