Reino Unido e a Proibição de Propagandas de Apostas
Casa do Apostador Carregando...
Reino Unido proíbe aparição de jogadores de futebol em propagandas sobre apostas
qua 20 abr/22

Reino Unido proíbe aparição de jogadores de futebol em propagandas sobre apostas


O Comitê de Prática de Publicidade (CAP) do Reino Unido definiu novas restrições à publicidade sobre jogos e apostas esportivas na região europeia. As mudanças acontecem para brecar as publicidades consideradas de “forte apelo” e que são distribuídas para menores de 18 anos. Nesse sentido, se encaixa a inclusão de jogadores de futebol nos anúncios, algo que estará proibido a partir do dia 1° de outubro.

Segundo informações da imprensa britânica, as regras serão adicionadas ao Código CAP, que deve ser respeitado por todas as comunicações de marketing que atuam na região. A ideia é que essas alterações sejam colocadas em prática a partir do dia 1º de outubro. Anteriormente, as regras falavam que os anúncios não deveriam ter “apelo especial” para crianças ou jovens e, a partir disso, a Advertising Standards Authority (ASA) estava autorizada a banir os anúncios que atraíssem mais pessoas menores de 18 anos do que adultos.

Mudanças nas regras

Com as novas alterações nas regras, os órgãos reguladores de propaganda agora também podem proibir anúncios que tenham um “forte apelo” para os jovens. “As comunicações de marketing (anúncios de jogos) não devem ser de forte apelo para crianças ou jovens, especialmente refletindo ou sendo associados à cultura jovem”, diz o novo código britânico. Na prática, isso significa que qualquer anúncio de jogos e apostas considerado popular entre os jovens pode ser banido, mesmo que também seja popular entre os adultos.

As mudanças causam impacto direto na participação de jogadores de futebol de alto nível em propagandas sobre jogos e apostas esportivas. Considerados como parte da cultura jovem, esses atletas, que possuem milhões de seguidores nas redes sociais, serão figuras proibidas nos anúncios veiculados em território britânico a partir de outubro.

O CAP diz que usar “jogadores de futebol de primeira linha e jogadores de futebol com um número considerável de seguidores entre os menores de 18 anos nas mídias sociais” ou “esportistas conhecidos dos menores de 18 anos” em anúncios sobre jogos e apostas configura quebra das regras que serão alteradas em breve. Por fim, o órgão também alertou que “referências a conteúdo de videogame e jogabilidade popular entre menores de 18 anos” também serão banidas.

Posição firme

Liderando o processo de alteração das regras sobre publicidade de jogos e apostas no Reino Unido, o diretor da CAP, Shahriar Coupal, tem posições fortes sobre o assunto. Além das observações do órgão, que inclui a ideia de que os esportes – particularmente futebol e eSports – têm um forte apelo para as crianças, dadas as “altas taxas de participação e engajamento entre os menores de 18 anos”, o presidente chegou a afirmar que os dias da publicidade de jogos e apostas com estrelas estão contados.

Os dias de anúncios de jogos de azar com estrelas do esporte, imagens de videogames e outros conteúdos de forte apelo para menores de 18 anos estão contados. Ao acabar com essas práticas, nossas novas regras convidam a uma nova era para anúncios de jogos de azar, mais específicos para o público adulto que eles podem segmentar e mais condizentes com o produto com restrição de idade que estão promovendo.”, declarou Shahrir.

Enxugando gelo

Lavar a calçada quando está chovendo, enxugar gelo… as “temidas” ações que os britânicos estão tentando tomar para reprimir o crescimento das apostas esportivas entre os jovens me parecem ideias paliativas sem efeito imediato algum. Longe de mim querer saber mais do que diversos órgãos reguladores e empresas de pesquisa que defendem essas medidas restritivas, mas nenhuma delas me convence. Vejo jeito, postura e cheiro de política.

É claro que é necessário se ter um controle maior sobre a publicidade e os anúncios comerciais de apostas esportivas e jogos. E isso não é apenas uma necessidade do Reino Unido. No Brasil, mesmo sem regulamentação, isso também precisa ser feito. A questão, neste caso, é o mesmo discurso proibitivo de sempre, que eu particularmente já critiquei aqui na Casa do Apostador em outros momentos.

Se estuda pouco ou aparentemente existe pouca disposição para resolver os problemas reais do mercado. E isso acontece no Reino Unido, acontece no Brasil, no Japão, na França, na Argentina, nos Estados Unidos e em qualquer lugar do mundo. Existe um problema, mas ninguém quer gastar tempo, dinheiro ou estudar para resolvê-lo. O que todos esses países fazem é simplesmente proibir.

Pode até ser que eu esteja errado sobre a efetividade das ações que os políticos britânicos estão tomando nos últimos meses. Pode ser que essas proibições façam efeito e que não ter um Cristiano Ronaldo na propaganda de uma casa de apostas impacte negativamente no interesse do jovem pelo jogo. E se isso fizer efeito, ok, tiro meu chapéu. Agora… eu não me convenço de que esse tipo de ação seja realmente efetiva e que sirva para alguma coisa além de “mostrar serviço”. O Reino Unido parece mais interessado em mostrar que está fazendo algo do que necessariamente disposto a fazer algo de verdade, entende? No final, me parece tudo política e show midiático.

 

QUAIS MÉTODOS UM APOSTADOR PRECISA ESTUDAR?

Esse é um assunto que eu falo muito com meus seguidores, afinal é a base para o investimento esportivo. Por isso, eu separei aqui abaixo alguns conteúdos para você começar a estudar sobre métodos para as apostas esportivas.

Faça como os 3% dos apostadores lucrativos e comece a se especializar agora mesmo. Por isso, faça parte do meu grupo exclusivo para receber conteúdos de apostas esportivas profissionais.

Escritório Sérgio Ricardo Jr.

 

Deixe seu comentário

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!