Série básica: Rotas, Feitiços e Campeões no LOL

Hoje vamos falar sobre mais um assunto da série básica com tópicos muito importantes para apostar no live. Como já sabemos, Summoner’s Rift possui 4 rotas e a selva, mas o que vimos em artigos passados ainda é muito vago. Hoje iremos abordar sobre os campeões no LOL que costumam aparecer em cada rota.
É importante salientar que o tipo de campeão que vai estar presente naquela rota depende muito do meta e das mudanças do jogo. E isso pode variar bastante.
Então trataremos hoje de uma maneira geral, as funções historicamente mais exercidas pelas rotas.
Rotas, Feitiços e Campeões no LOL
Topo
A rota do topo como o nome já diz, é a rota que fica na parte superior do mapa. Perto do arauto do vale e do barão, e longe do dragão.
Historicamente, os campeões que mais aparecem nessa rota são campeões com características de tank. Que vão aguentar bastante dano para os carregadores ficarem atrás deles seguros, e lutadores que geralmente ficam puxando as rotas para exercer pressão no mapa. E no meio da luta irão tentar causar dano na Backline (linhas de trás, ou causadores de dano) do inimigo.
Na rota superior, o feitiço utilizado competitivamente é o Teleporte, que permite realizar uma locomoção para qualquer lugar do mapa após alguns segundos canalizando, tem um tempo de recarga bem alto que diminui com o passar dos níveis.
O teleporte é muito importante para o Top Laner pois ele é o jogador que sempre estará mais distante do seu time no mapa, e muitas vezes ele vai precisar usar seu teleporte no meio de uma luta.
Selva
Esse é delicado, hein?
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O meta para a selva está sempre mudando, mas em suma, competitivamente falando, os campeões viáveis para se jogar na selva, são os campeões que conseguem eliminar os monstros da selva sem perder muita vida para que possam impactar nas rotas com os ganks.
Gankar é ajudar uma lane a matar os inimigos que estão contra nas rotas, é uma das principais funções do caçador.
Ter um gank efetivo é muito importante para um caçador, algo como um aprisionamento, ou uma redução na velocidade de movimento do inimigo, e geralmente essa habilidades aparecem em campeões magos e tankers.
Mas como existem muitos campeões no LOL, alguns lutadores e assassinos podem possuir isso no seu kit de habilidades e ficar viáveis para se jogar na selva.
O feitiço utilizado na selva geralmente é o golpear. Esse feitiço com um tempo de recarga relativamente baixo tem várias funções, mas uma dela se destaca: causar grande quantidade de dano verdadeiro a qualquer tropa neutra ou inimiga no jogo (minions, monstros da selva, dragão, arauto, barão).
Usar o golpear em monstros neutros faz com que o caçador se cure em uma certa quantidade, além disso, é importante para realizar função do caçador no mapa, derrotar os monstros épicos no mapa.
Usar o golpear quando o objetivo estiver com menos vida que o golpear para garantir que a equipe fique com o buff desse objetivo.
Ademais, existem dois itens na loja que possibilitam a utilização do golpear em campeões inimigos. Porém não causam o mesmo dano, os itens tem suas peculiaridades, um causa mais dano, e o outro causa lentidão e um pouco menos de dano. Cabe ao perfil de cada campeão ou jogador decidir qual fazer para cada jogo.
Meio
Rota do meio, é a rota que está sempre perto de tudo que acontece do mapa. Fica do lado do dragão e barão, e a distância para chegar na rota inferior e na rota inferior para ajudar é a mesma. Geralmente na rota do meio é onde estão as grandes estrelas do mundo de League of legends.
Aqui estão jogadores mais proativos, com boas qualidades tanto individuais quanto em grupo. O Mid Laner, geralmente vai sempre tentar ajudar as outras rotas, principalmente o caçador. Seja colocando visão no mapa com sentinelas, ou saindo para realizar ganks juntamente com ele no topo ou na rota inferior.
Além disso, pode invadir a selva inimiga para obter informações no mapa, ou até mesmo matar o caçador e conseguir uma vantagem de ouro.
Falar sobre os campeões que podem aparecer no Mid é bastante delicado. Durante esses anos de competitivo, já apareceram por aqui os mais diversos campeões, mas em suma, nós veremos magos de controle, assassinos e lutadores.
E sobre os feitiços de invocador utilizados aqui, também é delicado falar, pois aqui existem os mais diversos confrontos entre campeões, e cada um deles podem pedir um feitiço de defesa como barreira, ou exaustão, ou também contra embates mais “fáceis” pode se pegar incendiar para tentar conseguir abater o inimigo no 1 contra 1, e como a rota do meio pode receber ganks tanto por cima quanto por baixo da mapa.
Algumas vezes vai ser preciso usar o purificar, que garante mais proteção ainda contra controle de grupo tanto na fase de rotas quanto nas lutas. Porém os que mais aparecem são o próprio incendiar ou teleporte.
Rota inferior A, rota inferior ou Bot Lane, é a única rota que ficam 2 pessoas de cada time, o suporte e o atirador. Vamos falar de um de cada vez, tudo bem?
Suporte
Existem 3 classes de suporte mais aparentes, que são suporte tank, suporte mago e suporte encantadores raiz, daqueles que no RPG com os amigos realiza cura ou aumenta o dano dos aliados.
Existem algumas variações de suporte no LOL. Alguns suportes específicos, como Pyke que é um campeão assassino e suporte, ou Senna que é um campeão atirador e suporte também, mas são muito raras exceções.
Suportes tanks geralmente tem kits de habilidades que lhes permite iniciar as lutas, já suportes magos possuem habilidades de controle de grupo para segurar as lutas, ou conseguir pegar alguém fora de posição no mapa (suportes também podem dar ganks). E por fim, os suportes encantadores irão potencializar os seus carregadores oferecendo curas, escudos ou bônus de dano adicional. O feitiço mais popular para suporte é o incendiar, pois o incendiar além de causar dano adicional, corta todas as curas do inimigo pela metade. Mas também podemos ver o feitiço exaustão aparecendo para proteger seus carregadores de algum assassino com poder de explosão muito forte.
Atiradores
Essa provavelmente é a mais fácil de falar. Embora existam algumas poucas variações de atirador, teremos aqui campeões que causam dano a distância com seus ataques básicos, na maioria das vezes, juntamente com o Mid laner, serão os causadores de dano da partida.
Em alguns metas se usaram magos de artilharia como atiradores, mas raramente isso acontece. Os feitiços que vão aparecer nas mãos dos atiradores será o curar na grande maioria dos casos. Porém ultimamente (temporada 10) alguns atiradores estão fazendo o uso da exaustão para se proteger.
Conclusões
Hoje falamos sobre diversos tipo de campeões no LOL, mas de uma maneira mais superficial. Em artigos futuros entraremos em mais detalhes sobre mais funções que
Os campeões podem realizar especificamente. E além disso, falando sobre feitiços, falamos apenas dos feitiços secundários dos campeões no LOL. É importante lembrar que o flash é o feitiço principal que 99% das vezes vai aparecer nas mãos dos 10 jogadores da partida.
Falaremos mais de flash em um artigo específico. Fique por dentro das novidades por aqui.