Suspeita de manipulação de resultados na Série D faz dirigente abrir BO contra jogadores - Casa do Apostador
Casa do Apostador Carregando...
Suspeita de manipulação de resultados na Série D faz dirigente abrir BO contra jogadores
qui 09 jun/22

Suspeita de manipulação de resultados na Série D faz dirigente abrir BO contra jogadores


Mais um caso de suspeita de manipulação de resultados tem causado muita polêmica nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. O dirigente Marcelo Pereira, do Náutico-RR, buscou a polícia para fazer um Boletim de Ocorrência (BO) pedindo investigação contra os seus próprios jogadores por suspeitar de manipulação de resultado por parte dos atletas na derrota por 10 a 2 contra o Trem, do Amapá, na última segunda-feira, dia 6 de junho.

Essa foi a maior derrota registrada na Série D desta temporada. Ao GE.com, o dirigente confirmou a abertura de BO contra os atletas. “Fiz o boletim de ocorrência para me precaver. Eu não tenho nada a ver com manipulação de resultados. Não sei se deu um apagão, não estavam com vontade de jogar, os gols saíram naturalmente. Vi ali muito corpo mole. Vou pedir à CBF para investigar esse jogo. Foi esculacho, a gente fica triste porque procuramos fazer o futebol certo, mas olha aí o que acontece”, afirmou Marcelo Pereira. 

Situação do Náutico-RR

Na lanterna do Grupo 1 da Série D, o Náutico-RR enfrentou o Trem, no Amapá, em jogo válido pela oitava rodada da Série D na última segunda-feira e acabou sendo goleado por 10 a 2. A intenção, antes da partida, era conseguir a primeira vitória na competição e diminuir um pouco a campanha vexatória da equipe no torneio nacional. O Náutico-RR possui a segunda pior campanha do campeonato, que conta com 64 equipes. Também é dono da pior defesa da Série D, com 32 gols tomados em oito confrontos.

Após ser acusado nas redes sociais de estar envolvido em uma suposta organização de manipulação de resultados, por ser o dirigente do Náutico-RR, Marcelo Pereira tomou a decisão de procurar a polícia para se defender. Ao GE.com, o dirigente se mostrou preocupado com a situação. “Fiz o boletim pra me precaver. A gente fica, jogador vem e vai. Quem não deve não teme. Muita gente pensa, julga a gente sem pensar ou falar”, declarou Marcelo.

Dirigente pede apoio da CBF

Após registrar o BO contra os atletas, Marcelo Pereira prometeu procurar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para pedir apoio. Ao GE.com, o dirigente do Náutico-RR afirmou esperar que a CBF atue de forma firme na investigação dos jogos da sua equipe. Segundo Marcelo, ele enviará ao órgão que controla o futebol brasileiro uma solicitação para que ocorra uma investigação referente ao jogo contra o Trem.

Vou encaminhar à CBF (o boletim) e pedir para investigar esse jogo e os outros jogos também que teve resultado negativo. Não que todo jogo que a gente perdeu foi venda de jogo, não, mas esse foi muito escrachado pelo resultado. Eles têm que investigar, quebra de sigilo telefônico, conta bancária, tem que investigar, porque a gente procura fazer o futebol certo, mas olha aí o que acontece”, declarou o dirigente.

 Polêmicas anteriores

Engana-se quem pensa que essa foi a primeira vez que Marcelo Pereira foi até uma delegacia registrar queixa contra os jogadores do Náutico-RR. Nas rodadas passadas, depois de uma derrota por 5 a 1 contra o São Raimundo, o dirigente procurou as autoridades para se queixar de alguns jogadores da sua equipe também sob a alegação de que eles estariam envolvidos em um esquema de manipulação de resultados. O caso aconteceu em 21 de maio.

Tive que fazer outro boletim já para me precaver, porque eu não tenho nada a ver. Já fiz uma vez lá em Manaus. Dessa vez foi pior, foi dobrado o resultado (derrota para o Trem por 10 a 2). São tantas coisas que a gente fica desconfiado. Essas apostas (esportivas) mudaram um pouco o futebol. Eu tô com minha consciência tranquila. Dessa vez o boletim é contra todos (os jogadores que atuaram), porque eu não posso apontar alguém. No outro jogo eu suspeito de alguns atletas, dessa vez não”, explicou Marcelo Pereira ao GE.com.

A primeira denúncia do dirigente causou mudanças no Náutico-RR, que precisou dispensar diversos atletas e isso colocou em risco o planejamento financeiro da temporada. “A gente trocou muitos atletas. Também tinha muito menino ali que pouco jogou, ou se jogou só na categoria de base. Ainda temos jogos, como o São Raimundo em Roraima. Vou liberar mais esses atletas, e aí a gente se sacrifica de novo, faz dívida, pega emprestado, mas a gente não fica sujeito a esse tipo de coisa não”, concluiu o dirigente em entrevista ao GE.com.

Muita coisa errada

Quem acompanha as notícias aqui da Casa do Apostador deve lembrar do caso envolvendo a equipe cearense do Crato, punida por manipulação de resultados no Campeonato Cearense. O caso envolvendo o Náutico-RR é só mais um entre tantos que vem acontecendo de forma escancarada dentro das divisões inferiores do futebol brasileiro.

Todo mundo sabe o que acontece, muita gente identifica as situações, mas falta bastante organização das autoridades nacionais para inibir, coibir, investigar e punir tanto dirigentes quanto atletas e apostadores envolvidos nesse verdadeiro escárnio ao esporte. Obviamente eu não tenho provas contra ninguém e nem me cabe aqui, neste espaço, julgar os jogadores do Náutico-RR ou até mesmo a pessoa do dirigente Marcelo Pereira.

Essas pessoas do caso envolvendo o Náutico-RR são apenas aquelas que estão sendo expostas ao público. Há muito mais gente envolvida em manipulação de resultados que nem sequer sabemos onde estão, com quem trabalham ou como se articulam. O futebol brasileiro está contaminado e infelizmente ainda caminhamos com passos de tartaruga para resolver as coisas.

Algumas boas iniciativas estão sendo feitas pela CBF e a polícia brasileira, principalmente envolvendo a participação de empresas especializadas como a Sportradar. Entretanto, essas iniciativas parecem não ter saído tanto do papel e o processo que vemos acontecer no Brasil está mais interligado a transferência de responsabilidade. Se não agirem, a contaminação vai se espalhar ainda mais e, em breve, poderemos ver (se já não estivermos vendo), as manipulações saindo das divisões inferiores e chegando na elite.

 

Escrito por Sérgio Ricardo Jr

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!