Sites de apostas registram crescimento do público feminino brasileiro em 2022
Os sites de apostas Galera.bet e Esportes da Sorte divulgaram um crescimento significativo do público feminino no Brasil em 2022. De acordo com levantamentos realizados por essas marcas, a participação feminina mais do que dobrou nos últimos anos. A publicidade da indústria por meio de influenciadores digitais, uma maior inclusão de esportes femininos e a atenção maior dada ao Campeonato Brasileiro da categoria são apontados como pontos chaves nesse aumento participativo das mulheres como apostadoras no país.
Segundo informes divulgados pelo site Galera.bet, o crescimento da participação das mulheres como público do site de apostas mais do que dobrou entre 2021 e 2022. Quando iniciou as suas atividades no país, em 2021, a média de mulheres apostando na plataforma da empresa era de 18%, algo que se aproxima aos números gerais do segmento em todo o mundo. Já em 2022, segundo o site, a média participativa das mulheres agora gira em torno de 38%.
Em declaração publicada pelo site iGaming Brazil, o CMO da Galera.bet, Ricardo Bianco Rosada, comentou alguns pontos que podem explicar esse crescimento do interesse feminino pelas apostas. “O futebol feminino entrou em outro patamar nesses últimos anos. E o investimento das marcas em equipes, como no nosso caso, que temos parceria com o Campeonato Brasileiro Feminino e o time feminino do Corinthians, despertou um interesse maior”, comenta Ricardo.
Outros fatores do crescimento
Na mesma direção, o site de apostas Esportes da Sorte também divulgou relatórios que corroboram com os dados de crescimento das mulheres como consumidoras de apostas no Brasil. Segundo a empresa, a porcentagem de mulheres apostando na plataforma da Esportes da Sorte subiu de 36%, número registrado em 2021, para 43,8% em 2022.
Daniel Trajano, diretor comercial da Esportes da Sorte, em declaração publicada pelo site iGaming Brazil, apontou outros fatores que podem ter sido fundamentais para o crescimento do público feminino. “Entendemos que uma série de fatores levaram a esse aumento. Entre eles, a chegada do PIX, que deu acesso instantâneo às operações. A quantidade significativa de influenciadoras mulheres e famosos fazendo parcerias com as plataformas de apostas, além da publicidade em televisão e redes sociais, também foram impactantes”, declarou Trajano.
Influência digital
Confesso que fiquei bastante surpreso com as informações divulgadas pelos sites de apostas em relação ao tamanho da participação feminina dentro do mercado brasileiro de apostas neste ano. Quem vivencia o dia a dia da comunidade certamente já notou que, de fato, o número de mulheres apostando perceptivelmente já é bem maior quando comparado aos anos anteriores.
Contudo, nem sempre as nossas percepções são comprovadas pelos números, mas neste caso a divulgação dos relatórios feitos pelos sites Galera.bet e Esportes da Sorte vão ao encontro daquilo que notamos, e mostra claramente que estamos diante de um movimento progressivo de ocupação de espaço por parte das mulheres dentro do segmento das apostas no Brasil, algo que certamente acontece por causa de um impacto elevado da participação dos influenciadores digitais nessa indústria.
O Brasil é, ao lado da China, o mercado que tem os consumidores mais impactados pela influência digital. De acordo com dados revelados pelo Jornal da USP, em 2021, cerca de 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto em razão do trabalho feito por um influenciador. E, como reafirmado pelos próprios representantes das marcas Esportes da Sorte e Galera.bet, o trabalho de publicidade dos sites de apostas junto a essas figuras foi feito de forma muito ampla neste ano.
É pretensioso afirmar que as mulheres estão crescendo como público alvo das apostas somente por causa do impacto dos influenciadores digitais, principalmente porque elas também têm interesse no esporte de forma desassociada das redes digitais. As mulheres não precisam de um influeciador/influenciadora para serem atraídas por esportes ou por apostas, mas inegavelmente elas estão dentro uma faixa extensa de brasileiros, incluindo aqui homens e mulheres, que são diretamente impactados pelas vendas digitais.
Independente dos motivos, o fato é que esse público tem crescido e ainda pode crescer muito mais nos próximos anos. Contudo, esse crescimento pode ser fomentado ou desincentivado pela indústria, que precisará entender com bastante cuidado as necessidades e demandas que essa fatia específica deseja como consumidora. Tem sido muito fácil para qualquer tipo de empresa captar novos clientes em uma era de tanto impacto digital, porém mais do que atrair as mulheres, os sites e as casas de apostas vão precisar de muito esforço para reter esse público e mantê-lo interessado por longos períodos de tempo.
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Escrito por Sérgio Ricardo Jr
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